Como Evitar a Doença nas Escolas!

Quando matriculei o Thomas a primeira coisa que minha mãe me disse foi: “Xiiiiiii, agora que ele começa a ficar doente sem parar”…As crianças em média, ficam gripadas de 6 a 10 vezes por ano e isso é a maior causa de faltas na escola e visitas ao médico. Já é de senso comum que quando os bebês entram na escola as doenças começam. É gripe, virose e um Deus nos acuda…Mas por que a causa principal da gripe é a escola? Os motivos principais são os seguintes:

menina_escola_maos_slider

  • O sistema imunológico das crianças são menos maduros que os dos adultos, por isso são mais suscetíveis aos germes.
  • Na escolas as crianças estão em contato direto umas com as outras.
  • Crianças tem uma tendência a hábitos que ajudam os germes. Como colocar tudo na boca ou colocar a própria mão suja na boca.

Quando unimos esses 3 motivos a situação fica preta para nossos bebês e perfeita para os germes. Mas claro, que como mamães, nós temos que dar um jeito de proteger nossos pequenos pacotinhos. E aqui vão umas dicas:

Imunize – A prevenção é o melhor remédio, é claro ! Portanto a vacina da gripe é uma ótima ideia.

Hora de Lavar a Mão – A forma mais comum das crianças pegarem gripe é esfregando os olhos e nariz depois do vírus já estar em suas mãos.

Somente metade das crianças lavam as mãos depois de ir no banheiro e só 33% das meninas e 8% dos meninos usam sabonete. Nós mamães,  temos que dar um jeito de mudar isso!

 

wash_hands1_16qadbd-16qaddeO certo, é lavar a mão toda inclusive as costas da mão e entre os dedos. Uma dica boa é fazer com que a criança cante a música “Parabéns para Você” e lave a mão durante o tempo da música. Isso dá mais ou menos 20 segundos.

O ideal, seria que as crianças lavassem a mão várias vezes por dia, mas como nada é perfeito só antes das refeições e depois de ir ao banheiro já vai ser uma grande vitória contra os germes bandidos.

Use Gel Anti-Bactérias – Uma boa forma de manter as mãos das crianças limpas e protegidas são os géis anti-bactérias . As crianças devem passar na mão o gel até que ele seque, isso significa esfregar as mãos por pelo menos 30 segundos. Atenção! Crianças com menos de 6 anos não devem usar esse gel sem supervisão.

A Educação dos Germes – Uma das formas que o seu filho pode ajudar os outros a não pegar e evitar que ele próprio mesmo pegue gripe. É a educação dos germes, entendido como espirar na mão  ( ou melhor ainda, na dobra do braço) e lavá-la em seguida e evitar de se misturar com as pessoas quando está doente.washing-hands-640x512
Da mesma forma que quando ele estiver saudável tentar evitar o contato com pessoas doentes.
Dessa forma seu filho evita que ele fique doente e ajuda os outros evitando passar sua gripe quando ele está doente.

Material Só Meu – Eu sei que as crianças tem que aprender a dividir as coisas, porém, lápis, borracha, canetas e etc… Geralmente, acabam na boca das crianças. Por isso, para evitar algumas doenças o ideal é que cada uma tenha o seu e evite empresta-los principalmente para crianças doentias.

Descanso é Muito Bom – As crianças precisam descansar bastante. O ideal é de 10 a 11 horas de sono por dia ( indicação para crianças de 5 a 10 anos). O sono ajuda o sistema imunológico a funcionar melhor e se for o caso a criança a se recuperar mais rápido.

Adiar o Dia no Parque – Seu filho precisa entender que quando ele está doente é bom e indicado adiar o passeio, ou perder a festa de aniversário, ou deixar para ir para o parvoinho outro dia. O ideal seria explicar para ele que isso é para ajudar seus amiguinhos. Já que saindo doente ele pode espalhar os germes para seus amigos

Resolvi fazer esse post agora, bem na volta as aulas, para dar tempo de ensinar nossos bebês a se prevenir e assim quem sabe diminuir a quantidade de germes e gripes passados pela cidade. Portanto, vamos lá pessoal, trabalhar para crianças mais saudáveis para todas nós mammys!

Compartilhe:
2016-07-10T12:45:04+00:00 janeiro 26th, 2016|Saúde|

Deixe seu comentário!

Já segue o nosso canal?

X Inscreva-se na news E fique por dentro das novidades!