Olá mamães,

Feliz ano novo e que esse ano seja maravilhoso para vocês e seus pequenos. Para começar o ano, resolvi fazer um post com exemplos de atitutes e hábitos que mães maravilhosas praticam em seu dia a dia.

Afinal, ser mãe ou pai é algo maravilhoso mas pode ser frustrante. Principalmente, por que a maioria de nós quer ser a melhor mãe do mundo e coisas que parecem simples (como nunca perder a calma) se tornam quase impossíveis.

mae_e_filho_dando_ok

Por isso, aqui vai algumas dicas que funcionam na maioria dos casos:

1. Eles mostram sua raiva ou frustração, da forma certa

Você pode ficar brava ou nervosa. O problema não é o sentimento, mas como você reage neste momento. O importante aqui é saber o por quê da sua irritação ou frustração.

Pense na seguinte situação: você está atrasada e sua filha ou filho fica te interrompendo a todo momento.

A sua braveza não é com eles e sim com a carga de trabalho ou seu atraso. Por isso, ao invés de brigar com seu filho, explique que você está nervosa por que está atrasada, por que tem muitas coisas para fazer e que não pode prestar atenção neles naquele momento. Dessa forma, eles entendem que o seu nervoso é com a situação e não com eles.

2. Eles pensam antes de tomar qualquer atitude

Quando nossos filhos fazem algo errado, nossa reação é a de dar uma bronca e colocá-los de castigos ou ditar alguma punição imediatamente. Isso não é necessário, você pode dizer: “Eu estou tão brava que não consigo pensar qual o seu castigo agora. Mais tarde nós conversamos” – por exemplo.

Assim, você tem mais tempo para pensar e não corre o risco de dar um castigo que seu parceiro não concorda ou algo que não será cumprido. Seus filhos também irão levá-la mais a sério, quando você conversar,explicar o erro e a punição de forma clara e calma.

mae_cozihando_filha

3. Eles entendem a importância de ficar dedicados às seus filhos um pouco a cada dia

Você não precisa tem um equilíbrio: trabalho, mãe e mulher perfeito nos seu dia. Aliás, eu não conheço ninguém que tenha. Mas é importante que você passe um tempo, todos os dias com seu filho, se dedicando a ele. Nem que sejam 20 minutos.

E eu não digo situações como dar banho ou o almoço e sim, alguma coisa que eles gostem de fazer algo que seja só de vocês dois.

Isso cria uma laço entre vocês e melhoras situações em que seu filho só te desafia ou te testa. Vocês terem algo só de vocês, faz com que você deixe ser somente sua mamãe. Alguém que só dá bronca, e se torne uma amiga também.

mae_abracando_filhos_tristes

4. Eles abraçam seus filhos quando eles se comportam mal. 

Quando seu filho começa a fazer malcriação e agir de uma forma negativa em relação aos outros, é por que eles estão se sentindo mal em relação a eles mesmos ou estão magoados com alguma coisa. Agindo assim, as pessoas irão brigar com eles e eles acham que merecem isso ou simplesmente não se importam.

Por isso, se ao invés de brigar, você chamá-los de lado, abraçá-los e perguntar o que está acontecendo, a reação deles muda. Eles se acalmam e dizem o que está acontecendo.

É uma forma de trocar o comportamento negativo por algo afetuoso que lhes dá suporte e segurança. – Mãe em Dia

mae_conversando_filho

5. Eles não resolvem os problemas de seus filhos.

Na vida nem sempre você estará do lado do seu filho para resolver tudo. Eles precisam aprender a resolver seus próprios problemas e se tornarem independentes.

Por isso, quando seu filho lhe apresentar um problema, simpatize e devolva o problema pra ele. Mesmo essa atitude sendo difícil para uma mãe.

Diga algo como: “Isso é difícil, mas o que você vai fazer sobre o assunto ?”

Apresente ideias de como resolver o problema e depois de cada uma, pergunte: “Isso funciona para você ? O que você acha? ”

Essa forma de ajudá-los incentiva que eles criem soluções e analisem as consequências de cada uma delas, por eles mesmos.

6. Eles não analisam tudo demais

Quando algo acontece nós temos a tendência de ficar analisando o problema mais de uma vez e por vários ângulos diferentes. Essa é a hora de desencanar e seguir com o seu dia. Analisar demais uma situação não ajuda ninguém.

mae_e_filha_flores_felizes

7. Eles elogiam de forma simples

Não tem nada mais poderoso do que dizer para seu filho que você o ama da forma que ele é. Essa é uma mensagem clara, que eles entendem e é algo forte. Que os faz ver que você os aceita como são. Alto, magro, baixo ou forte. Isso dá segurança e mostra que você sempre estará do lado deles.

Não a nada melhor do que testar e ver se essa dicas funcionam. Então, faça o teste desses hábitos neste ano que entra e veja a reação de seus filhos.

Feliz ano novo para todas vocês.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *