Descubra Já! Tudo Sobre Tosse nas Crianças

Chega o outono e com ele a temporada de tosse nas crianças. Por isso veja tudo aqui sobre como lidar e como resolver a tosse nas crianças!

A tosse nas crianças é uma coisa comum que acontece com frequência, principalmente nessa época do ano. Não adianta, é só o tempo mudar ou você bobear que ela aparece. Por mais que tosse não seja doença, toda mãe fica preocupada e na maioria das vezes assusta. Ainda mais quando a tosse persiste.

Agora que o frio apareceu e muitos Pitucos estão passando por isso, o Mãe em Dia consultou o pediatra Dr. Gabriel Striker da STRIKIDS CLINICA INFANTIL. Para responder todas as suas dúvidas sobre a tosse nas crianças.

Vale dizer que a tosse é um sinal, não é uma doença. Existem várias doenças que apresentam a tosse dentro de seus sinais e sintomas – Dr. Gabriel Striker, Pediatra

Em que época do ano a tosse nas crianças costuma aparecer? Dr.Gabriel Striker: As crianças podem tossir em toda as estações do ano. Mas no outono costuma ser pior.

Por que nessa época?  Dr.Gabriel Striker: No outono é pior, por que o ar costuma  ser mais seco. Somando as variações de temperatura para o frio a tosse vem com  mais freqüência.

Quais são os motivos da tosse crônica? Como fazer para sarar em cada um deles? Dr.Gabriel Striker: As tosses prolongadas são sempre preocupantes e normais. Tem causas alérgicas ou infecciosas. Logicamente, tem que se investigar  as tosses prolongadas para se chegar a um diagnóstico. Depois do diagnóstico  institui-se o tratamento.

A  principal  causa  de  tosse crônica na infância é a  Asma. A Asma quando mal controlada pode levar a tosses arrastadas com chiado  e falta de ar. As infecções, também são importantes causas de tosse crônica na  infância, dentre elas: Tuberculose, Coqueluche, Sinusites e Pneumonias atípicas, por exemplo.

As Sinusites em geral provocam tosse noturna quando a criança deita para dormir e ao se levantar. Por fim, o Refluxo gastroesofagiano também provoca tosse, porque essas crianças apresentam micro aspirações pulmonares e aí então a tosse crônica.

tosse nas crianças

Tem como prevenir ou só podemos cuidar depois que a tosse aparecer? Dr.Gabriel Striker: Cuidados para prevenção são: agasalhar-se adequadamente e   usar umidificador quando o ar estiver seco.

A tosse pode se tornar algo sério?

Dr.Gabriel Striker: A tosse prolongada pode  sim, ser algo sério. Dentre dos quadros alérgicos temos a Asma Brônquica que é  muito importante e dentro dos quadros infecciosos por  exemplo, temos a Tuberculose que também leva a uma tosse prolongada.

A tosse é sinal de alguma doença séria? Dr.Gabriel Striker: Pode ser sinal de uma infecção importante como a: Tuberculose, Pneumonias  atípicas e etc…

A tosse significa pneumonia?  Dr.Gabriel Striker: A Pneumonia normalmente leva a um a tosse de curta duração, com febre, mal estar e outros sintomas.

Qual a diferença da tosse seca e da tosse carregada ? Qual a mais séria ? Dr.Gabriel Striker: Tosse carregada é chamada de produtiva. É uma tosse que tem secreção brônquica não apenas irritativa como a tosse seca, ambas podem ter gravidade.

Qual a ação dos xaropes? Dr.Gabriel Striker: Existem xaropes antitussígenos, que inibem a tosse e xaropes fluidificastes, que estimulam a tosse.

tosse nas crianças

Qual o momento para entrar com o antibiótico?

Dr.Gabriel Striker: O momento de entrar com um antibiótico é uma decisão fundamental do médico em função da  sua avaliação do paciente.

Qual o tempo normal para a tosse passar? Dr.Gabriel Striker: A tosse pode ser de duração muito curta como numa gripe leve. Ou duradoura numa infeção mais prolongada.

Quando que a tosse passa a ser crônica? Dr.Gabriel Striker: Quando o paciente   tosse há mais de duas semanas chamamos de tosse de crônica.

Qualquer tossidinha já é um sinal de alerta? Dr.Gabriel Striker: Qualquer  tossinha não é um sinal de alerta.

Por que a tosse é tão comum nas crianças? Dr.Gabriel Striker: Porque as  doença respiratórias, são muito comuns nas crianças. Isso acontece por elas ainda não terem uma boa maturação do sistema imune.

Quando eu começo a me preocupar com a tosse do meu filho? Dr.Gabriel Striker: Quando a tosse se arrasta e ele passa a ter febre, inapetência (inapetência: que não tem vontade de se alimentar) e queda do estado geral.

Quando é indicado afastá-lo da creche ou escola por causa da tosse? Dr.Gabriel Striker: Se além da tosse, a criança apresentar febre e coriza ou só febre, indica-se que ele seja afastada da escola.

A poluição é a maior responsável pela tosse? Dr.Gabriel Striker: A  poluição não  é a maior responsável pela tosse. As maiores responsáveis são as alergias e as gripes.tosse nas crianças

O umidificador ajuda?

Dr.Gabriel Striker: O umidificador é muito importante quando o ar está seco. Ele ajuda a previnir a tosse nas crianças.

Por que fazer inalação é importante? Por que tenho que usar soro fisiológico e não água normal? Dr.Gabriel Striker: As inalações são muito importantes em especial com a tosse produtiva (tosse carregada). A inalação ajuda a fluidificar as secreções e como consequência a expectoração fica mais fácil. A Inalação também serve para levar alguns medicamentos para a árvore traqueobrônquica, quando necessário.  As  inalações feitas com água podem aumentar a inflamação dos brônquios. 

É isso ai mamães, nunca esqueçam de consultar seu médico, quando estiverem em dúvida e antes de ministrar qualquer tratamento para seus filhos. Muita saúde para vocês e uma semana linda!

Beijos e até a próxima!

Compartilhe:
2017-05-22T11:20:13+00:00 maio 22nd, 2017|Saúde|

O que você acha? Deixe seu comentário!

Já segue o nosso canal?

X Inscreva-se na news E fique por dentro das novidades!