Seu filho não dorme? Então você não está sozinha! Estudos mostram que 3 em cada 10 crianças tem algum problema de sono e que 97% destes problemas são comportamentais, problemas de hábitos de sono, de associações incorretas. Os outros 3% são problemas físicos ou psicológicos e precisam de orientação médica.
Isso quer dizer que se o seu bebê não dorme, a chance deste problema ser comportamental é enorme, então no post de hoje quero falar sobre 9 erros que cometemos com frequência que podem desencadear associações erradas de sono e o resultado pode ser dificuldades para adormecer, despertares noturnos ou o bebê que só dorme se for embalado ou no peito.
Não ter rotina – pensar que seu bebê vai ficar cansado e dormir quando apresentar sinais de sono é algo falso para muitas famílias. O bebê precisa de previsibilidade para sentir-se seguro e dormir tranquilamente.
Cansar o bebê para que ele durma melhor – fazer atividades para cansar o bebê especialmente perto do horário de dormir é um grande erro. O bebê precisa estar cansado o suficiente para dormir mas não elétrico a ponto de não conseguir se acalmar. Deixe as atividades para o dia e aproveite o começo da noite para brincar com seu filho de forma calma, assim ele tem a oportunidade de diminuir o ritmo.
Deixar a luz acesa – a luz diminui a produção do hormônio do sono, a melatonina. Se seu filho não demonstrar medo de escuro, o melhor para o ambiente de sono é o escuro total. Se existir o medo, converse com seu filho para tentar ajuda-lo a superar este medo e combine de deixar uma luz bem baixa (de preferência as de tomada apenas para iluminar o caminho).
Não deixar o bebê dormir de dia – as sonecas são necessárias para preparar a criança para dormir de noite. Se seu bebê tem menos de 3 anos, a soneca do dia é primordial para um sono noturno de qualidade. Algumas crianças fazem as sonecas até os 5 anos.
TV, Ipad, Computador – deixar a criança assistir desenhos ou jogar até a hora de dormir também prejudica a produção do hormônio do sono. Assim como a luz, deixar a TV ligada à noite é um grande erro que muitas famílias cometem.
Levar para a cama dos pais – não sou contra a cama compartilhada, mas deixar a criança adormecer na cama dos pais e depois leva-la para o berço pode causar um grande susto no meio da madrugada. Imagine se você dormisse na sua cama e acordasse na cozinha? É a mesma sensação para bebês sensíveis.
Castigo – a hora de dormir não pode ser a hora do castigo. Já atendi muitas famílias que a a seguinte frase era comum: “Aprontou? Vai para o seu quarto dormir!” Se a família quer ter um cantinho na casa para a criança pensar, tudo bem, mas esqueça associar dormir com algo ruim. Isso pode criar uma associação bem difícil dos pais trabalharem na cabecinha da criança com o passar do tempo.
O quarto é feito para dormir! – a criança deve gostar do ambiente de sono. Brincar durante o dia no quarto é uma forma de criar este amor pelo ambiente. Deixe que seu filho brincar, participar da arrumação do quarto, enfeitar. Assim ele terá satisfação de voltar para aquele ambiente ao final do dia.
Deixar o bebê dormir mamando ou embalado – esta é uma das principais associações erradas de sono. Comer deve ser diferente de dormir e ficar com seu bebezinho no colo é uma delícia mas lembre que seu filho vai crescer e ficar pesado. Você pode (e deve!) alimentar e dar carinho para seu filho se acalmar mas não faça toda a lição de casa. Amamente, acalme e o coloque no berço para que ele durma sem associações. Assim, quando ele acordar (e eles certamente acordam!) no fim dos ciclos de sono, ele saberá o que fazer e não irá precisar do peito ou do embalo para voltar a dormir.
Se infelizmente seu bebê já tiver associações e você enfrentar dificuldades para promover um sono de qualidade e também descansar a noite, procure fazer uma reeducação para melhorar este padrão de sono. Com métodos gentis, consistência e paciência, em algumas semanas seu bebê estará dormindo bem melhor e o sono poderá cumprir seu papel no desenvolvimento físico, psicológico e motor da criança.
Michele Melão é Consultora de Sono Infantil e Baby Planner certificada pela International Academy of Baby Planner Professionals (IABPP) e International Maternity and Parenting Institute (IMPI), na Califórnia. É mãe e sócia da Maternity Coach (www.maternitycoach.com.br), uma consultoria especializada em diversos serviços para gestantes e bebês.
Contato: [email protected]
6 comments
Aiiiii você não vai gostar da resposta. Da um aperto no coração. Mas você o acostumou a adormecer assim. Eu acostumei o Thomas a adormecer no colo e tive que fazer isso até os 2 anos mais ou menos. No fim a resposta é deixar ele jogam no berço que uma hora ele pega no sono de novo. No dia seguinte também assim por diante. Parar de fazê-lo dormir na cama com você. Mas é difícil viu, ouvir o pequeno chorar não é mole para mãe nenhuma. Espero ter ajudado. Beijos
Se você está dando comida para ela, ela não deve estar acordando por fome e sim por costume. Tente dar água para ela e ver se ela dorme. Se dormir não é fome. A ideia aí é distraí-la e não dar o mama. Ela vai demorar a dormir nas primeiras noites vai chorar e tudo mais. Mas aos poucos ela perde o costume. Me avise depois se funcionou ok ?
Oi! Minha filha tem 1 ano e já come bem. Mas nem se eu der um jantar reforçado faz com que ela não acorde a noite. São umas 4 vezes que acorda e só volta a dormir se mamar. Ela só dorme mamando. O que faço? Estou exausta. ?
Ola, como faço pra tirar o costume do bebê dormir na minha cama, pois toda noite faço ele dormir na cama e depois coloco no berco, so que ultimamente ele acorda toda noite e nao volta dormir a nao ser q eu leve ele pra minha cama, como posso tirar esse costume?
Oi Glaucia,
O meu filho também sempre teve o costume de dormir embalado. Você só amamenta? Se sim uma papinha a mais and refeições pode ajudar bastante ele dormir à noite. Um caldo de legumes por exemplo. Que tal ?
A criança assim que consegue segurar sua cabecinha em pé já pode começar a comer papinha e isso ajuda muito uma noite de sono mais tranquila.
Beijos
O que fazer quando a criança ja tem 6meses e o costume de dormir no peito e o costume de ser embalado? Ele acorda varias vezes na madrugada . Mas tem uma rotina de ir subir umas 8, 9hs da noite para o quarto tomar banho , ouvir uma historia , deixar a luz do quarto baixa . meu contato 965205098, sou uma mae desesperada