O que é a rotina noturna? Por que ela pode fazer a diferença na hora de conseguir uma noite bem dormida para você e seu filho? Leia e descubra. 

A rotina noturna define muito como será a noite do seu filho, e por consequência a sua. Cada casa tem a sua própria rotina noturna. Nenhuma delas é proibida, mas algumas atitudes podem ajudar no sono do seu filho e outras podem dificultar.

Então, vamos rever aqui quais são os erros mais comuns. Aquela que você precisa evitar para conseguir que seu filho durma mais rápido, mais fácil e a noite inteira. 

Não alongue a rotina do sono 

A rotina noturna é tudo que você faz com o seu bebê ou criança antes de colocá-lo para dormir. A essa rotina noturna não precisa ser algo longo. Pode ter em torno de 30 a 60 minutos. Alguns exemplos de atividades comuns da rotina noturna são: dar banho, escovar os dentes, fazer um xixi antes de deitar e ler uma história juntos deitados para acalmar.

Então, o primeiro erro na rotina noturna é deixar que ela se alongue. Ou seja, deixar que seu filho enrole você dizendo que está com fome, com sede, ou que quer fazer xixi. Por isso, antes de colocá-lo para dormir a minha dica é seguir a rotina a risca e não cair na conversa dele. 

Se você se sentir insegura e ficar com medo de deixar seu bebê dormir com sede por estar sendo dura demais. Inclua tudo que ele pode pedir na rotina noturna.. Como: perguntar se ele está com sede, perguntar se ele já fez o número dois e ver se ele está com fome. 

Assim, quando você colocá-lo para dormir e e ele começar a pedir água você já sabe que é só enrolação mesmo. 

Corte estímulos antes de dormir 

Com estímulos eu quero dizer físicos e mentais. Físicos, como brincar de correr, esconde-esconde ou qualquer brincadeira que agite seu filho. Mentais como jogos, TV e iPad. A luz azul desses aparelhos atrapalha no adormecer e no sono das crianças. 

O ideal é cortar esses estímulos uma hora antes da hora de dormir. Ou seja, leia um livro, coloque seu filho para pintar, montar lego ou qualquer coisa que ele goste que não seja eletrônica ou que o anime demais. Como brincar de pega-pega. 

Evite criar associações negativas para o sono

Como deixar seu filho dormir com o barulho da TV, ou com você fazendo carinho nas costas dele. Nada que você precise replicar a noite toda. O fato é que se seu filho acordar no meio da noite ele vai precisar que você faça tudo isso de novo para ele dormir. Deixar a TV ligada a noite inteira também não funciona.Isso deixará seu filho sem o descanso necessário.  

Uma história ou um pouquinho de música calma e baixinha na minha opinião são associações ótimas e positivas. 

Hábitos ruins de sono não são uma fase

Achar que seu filho está passando por uma fase ruim de sono e que em seis meses no máximo isso vai passar é pura ilusão. Se você não corrigir os hábitos do seu filho e criar uma rotina noturna na sua casa, seu filho vai dormir mal possivelmente até seus primeiros anos de escola ou mais… 

Então, lembre-se se seu filho não dormir você também não dorme. Fazer a coisa correta dá trabalho. Mas um pouco de trabalho por 5 ou 10 noites é melhor do que ficar sem dormir por anos e noites sem fim…

Beijos e até a próxima. 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

e