Eu sempre tenho esse dúvida: a soneca da tarde ajuda ou atrapalha o sono? Por isso, convidei a especialista em sono Michelle do maternity coach a resposta! Veja já!

A soneca da tarde ajuda ou atrapalha o sono? Definitivamente a resposta é: ATRAPALHA. Esse é um mito sobre o sono muito comum, mas as crianças que ainda precisam de duas ou mais sonecas por dia, precisam dormir de tarde. Geralmente esta necessidade vai até os 18 meses, quando a criança passa a dormir uma vez só por dia. É certo que em alguns casos, o sono passa a ser uma vez só por dia a partir dos dois anos, mas geralmente a criança precisa da sesta 2x por dia até 1 ano e meio.

Por que atrapalha no sono?

Obviamente a criança precisa estar cansada para dormir e é aqui que as mães criam a dúvida: soneca da tarde ajuda ou atrapalha o sono? Sim a criança precisa estar preparada, com sono, mas não pode estar exausta, em um looping de irritação, choro excessivo, onde é muito difícil acalmá-la para conseguir descansar.

Essa falta do sono à tarde é muito comum. Geralmente as mães tem mais facilidade em colocar as crianças para dormir de manhã. A soneca dura um tempo adequado (60 / 90 minutos) mas a tarde o sono vira uma luta. Especialmente durante os picos de desenvolvimento, ansiedade de separação ou regressões de sono. Isso não quer dizer que é preciso desistir, pelo contrário, devemos insistir e incentivar este descanso.

Eu sempre tenho esse dúvida: a soneca da tarde ajuda ou atrapalha o sono? Esclareça agora essa dúvida e tenha noites melhores com seu filho!

Para que serve a soneca?

A soneca serve para que a criança repare suas necessidades biológicas e fiquem bem para mais um período acordadas. O que acontece quando a soneca não acontece é uma pressão de sono. Que vai se acumulando e crescendo durante o dia, até se transformar em uma explosão – o conhecido efeito vulcânico. A criança fica irritada, chorona, estressada, birrenta e pouco flexível. Com o acúmulo da privação de sono, ou seja, se por vários dias a criança pular a soneca, este efeito vulcânico se torna cada vez pior.

Além disso, segundo Elizabeth Pantley, famosa escritora do livro Soluções Para Noites Sem Choro, as sonecas de qualidade podem compensar o sono noturno perdido. Mas tempo extra de sono noturno NÃO compensa sonecas perdidas justamente por conta do efeito vulcânico. Portanto, não importa se a criança dormiu bem a noite ou não. Suas sonecas diárias são importantíssimas para acabar com as brigas na hora de dormir.

Outro ponto importante é que uma criança que não dorme produz cortisol. Esse hormônio que sinaliza a vigília, que antagoniza os efeitos da serotonina e melatonina. As substâncias responsáveis pelo sono.

Inscreva-se já no Canal

Apesar de parecer que estar mais cansado vai ajudar o sono da noite, nas crianças este efeito é inverso. Crianças muito exaustas, lutam contra o sono e têm mais despertares durante a madrugada.

Eu sempre tenho esse dúvida: a soneca da tarde ajuda ou atrapalha o sono? Esclareça agora essa dúvida e tenha noites melhores com seu filho!

Qual a recomendação ?

Portanto nossa dica de hoje é: que mesmo em períodos difíceis, as famílias não devem desistir das sonecas da criança. Este sono deve ter no mínimo 40 minutos (para que a criança complete um ciclo de sono) e no máximo 2 horas (para não atrapalhar o sono da noite).

A autora

Michele Melão é Consultora de Sono Infantil e Baby Planner certificada pela International Academy of Baby Planner Professionals (IABPP) e International Maternity and Parenting Institute (IMPI), na Califórnia. É mãe e sócia da Maternity Coach (http://www.maternitycoach.com.br), uma consultoria especializada em diverso

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comentários:
  1. Roberta disse:

    Oi Michele, tenho um bebê de 3 meses e 20 dias, tira de 2 a 3 sonecas no dia, entre 40 min e 1hora.
    O problema é que todas elas são a base de muito choro.
    Às vezes penso em não insistir, mas percebo os sinais do sono (resmungos, coçar os olhos).
    É uma tortura!
    Não sei o que estou fazendo de errado.
    Tenho que embalá-lo no colo e quando sento ele enlouquece, mas das duas formas há choro!

  2. Danielle disse:

    Até que idade essa soneca é recomendada?

e