Quando você está amamentando você passa o que come para seu filho. Por isso, a sua dieta requer cuidados para evitar a cólica no bebê e outras consequências. Veja aqui que alimentos você deve evitar durante a amamentação.
A cólica no bebê é uma das grandes dificuldades em cuidar de recém nascidos. É difícil de identificar e pode causar noites de dor para seu bebê e cansaço para você. Existem alimentos que podem piorar essa fase e causar mais cólica no bebê se você os ingerir enquanto amamenta.
Veja todas as sintomas de que alguma coisa que você come não está caindo bem para o seu filho:
- Agitação
- Cólica no bebê
- Refluxo
- Intestino preso ou diarreia
- Gases
- Assadura
- Nariz escorrendo
- Eczema
#Fica a Dica: Se alguma coisa que você comeu causou algum dos sintomas acima no seu bebê, provavelmente foi algo que você ingeriu de 2 a 6 horas antes de amamentar.
Caso seu bebê apresente um desses sintomas os culpados provavelmente estão na lista abaixo:
1.Pimenta do Reino
Eu resolvi começar com a pimenta do reino, porque esse eu aprendi com a experiência. Sempre coloquei um pouco de pimenta do reino na comida, então enquanto estava amamentando, não foi diferente. Foi aí que aprendi que a pimenta do reino e outras pimentas podem causar assaduras nas crianças. Mas fiquem longe dele tipo de alimento enquanto você estiver amamentando, já que além de assaduras - que foi a minha experiência aqui- as pimentas, podem causar: Diarreia, gases e cólica no bebê.
2.Peixe
Peixes são ótimas fontes de proteína e ômega 3. Porém, alguns deles tem muito mercúrio então, não exagere. Siga as mesmas orientações de consumo desse alimento que você seguia durante a gravidez. Aqui um link com todos os peixes e as quantidades saudáveis de consumo durante a gravidez e durante a amamentação.
3.Sálvia, salsinha e hortelã
Essas ervas são conhecidas por diminuir a quantidade de leite da mãe. Portanto, evite-as enquanto você estiver querendo amamentar.
[relacionados]4.Café
Sei bem o quanto é difícil ficar sem consumir café, ainda mais nessa fase. Então, sou a favor de consumir de uma a duas xícaras por dia, logo depois de amamentar. Assim seu corpo tem tempo de metabolizar um pouco a cafeína. Pode demorar até oito horas para que seu corpo elimine a cafeína completamente. O café passa para o leite e pode deixar seu bebê mais inquieto e com dificuldade de adormecer. Portanto, evite ao máximo qualquer alimento ou bebida com cafeína, como refrigerante e café, para ter noites mais tranquilas.
5.Chocolate
Da mesma forma que o café, o chocolate, contém cafeína, principalmente os mais amargos. Por isso evite consumi-lo em grande quantidade. A dica é ficar de olho no comportamento do seu filho, se você perceber que ele está mais inquieto talvez seja hora de diminuir o seu consumo. O chocolate também pode ter um efeito laxativo nas crianças. Mesmo porque, quanto menos chocolate você consumir, mais fácil você voltará para o seu peso antes da gravidez, não é mesmo?
6.Leite e seus derivados
Na maior parte das vezes a cólica no bebê, eczema, falta de sono ou irritações na pele o culpado são causadas pelo consumo de leite e seus derivados. Seu filho pode ter algum tipo de sensibilidade como alergia a lactose e você ainda não saber. Por isso, a ideia é ficar de olho e cortar o consumo caso você observe algum tipo de reação nele. Uma boa dica nesse caso é ir pelo processo de eliminação. Para você ter certeza que não é o leite e seus derivados que estão causando problemas para o seu bebê, você precisa ficar pelo menos algumas semanas sem consumir esse tipo de alimento.
7.Amendoim, ovos e nozes
Amendoim é um dos alimentos que mais causa alergias. Por isso, é indicado evitá-lo durante a amamentação já que você não sabe se seu filho pode ter algum tipo de sensibilidade a ele ou não. Isso é indicado principalmente, para famílias com histórico de alergia a esse alimento. O mesmo vale para ovos e nozes. Atenção! Se seu bebê tiver alergia ela pode se manifestar em forma de cólica no bebê ou como qualquer sintoma descrito no começo do post, então fique atenta!
8.Feijão, couve e brócolis
Esses três alimentos são conhecidos por gerarem muitos gases no nosso organismo. O que pode causar gases e cólica no bebê. Portanto, para evitar noites longas e sofridas por causa da cólica evite comer alimentos que produzam gases como esses.
9.Chá
Chás como earl grey, chá mate, chai e chá preto tem muita cafeína então pelo menos motivo do café procure evitá-los.
10. Bebidas alcoólicas
Enquanto você amamenta o ideal é não ingerir nenhum tipo de bebida alcoólica. Porém, se houver uma ocasião especial saiba que 150 mls de vinho demoram em torno de 3 horas para sair do sangue. Se sair do seu sangue saiu do seu leite.
#Fica a Dica: Tirar o leite NÃO acelera a eliminação do álcool. Enquanto houver álcool no seu sangue ele estará presente no leite.
11. Frutas cítricas
O sistema gastro intestinal do seu bebê, não está completamente maduro, por isso a acidez das frutas cítricas podem irritar-lo. Essa irritação, pode causar refluxo, inquietação, assadura e cólica no bebê.
12. Alho
O alho não causa cólica no bebê mas pode causar recusa do leite. Da mesma forma que você fica com bafo, o alho pode alterar o gosto do leite. Por isso, evite esse tempero em abundância.
Existem também o trigo que se houver histórico na sua família de intolerância ao glúten é bom você começar sem ingerir nada com farinha e ir introduzindo aos poucos. Assim fica fácil de você perceber o que pode estar afetando seu filho.
Nunca se esqueça de sempre sempre consultar seu pediatra quando em dúvida.
Espero que vocês tenham gostado do post e que ele evite que vocês passem pelo perrengue que eu passei com o Thomas com a pimenta do reino.
Beijos e até a próxima.
12 comments
Pão de queijo da cólica em bebê?
Ola que eu saiba não. Mas melhor não exagerar no tempero, ok? beijos
Comer cebola da cólica no bebê?
Pode sim. beijos
Tirei muitas duvidas. MasPosso comer cebola?na dieta pos parto
Muito bom…?
Muito bom… tirei varias dulvidas.. parabéns
eu diria o mesmo antes de comecar a amamentar… mas se eu como qualquer coisa c leite o bebe grita a noite inteira… se quer fazer o seu sofrer fingindo q sua alimentação não influencia ok. Mas realmente, não existe comprovação científica, só a experiência de milhões de mães…
Ou seja a mãe não pode comer quase nada aquela que perderamuito sangue durante o parto de privar de feijão e alimentos que vão ajudar a mãe em
Relação a anemia , besteira pois não existe comprovação científica que o alimentos que causam cólicas nos bebês e sim a imaturidade do intestino e sistema nervoso mito isso.
O refrigerante também é bom evitar por causa do gás e da cafeína. Fora que é um bebeida açucarada que não traz nutrientes nenhum para você beijos
E o refrigerante?
Super interessante. Aprendi muito, percebi o quanto estava errando.