Chantagem Emocional: Você faz e prejudica muito seu filho com isso!

Chantagem emocional é uma das coisas que as mães mais usam para controlar os filhos, mesmo sem saber. O problema é o mal que isso faz para eles. Veja aqui se esse é o seu caso!

A chantagem emocional é uma das armas mais usadas pelas mães para manipular as crianças a obedecer. Do jeito que eu estou escrevendo, parece tudo um plano mirabolante e pré-calculado de mães más ou desesperadas. Mas não é!

Todas nós mães fazemos isso e muitas sem perceber. O problema é que a chantagem emocional é um impulso natural. A ideia é simples. Ao invés de ter que dizer “não” e deixar seu filho triste, a mãe prefere deixa-lo com pena dela para que ele se sinta obrigado a obedecer. Porém, que faz muito mal para as crianças e para todas as pessoas que sofrem esse tipo de manipulação. Mas o que é chantagem emocional? Será que você faz? Como evitar? Quais são as consequências?

O que é chantagem emocional?

Def:. Chantagem emocional é o ato de usar os sentimentos, simpatia e gentileza das pessoas para conseguir que elas sintam ou façam algo especifico.

Bom, essa acima é a definição de chantagem emocional, porém, no dia a dia é uma atitude quase que imperceptível da mãe ou da criança mesmo. Vou dar alguns exemplos:

  • “Filho se você se machucar eu vou ficar muito triste”
  • “Filho se você fizer isso eu vou ficar triste…”
  • “Filha não faz isso que o moço vai ficar bravo”
  • “Mãe se você não me der refrigerante eu não vou comer e vou ficar com fome”
  • “Mãe se você sair para trabalhar eu vou ficar aqui sozinho e triste e nunca mais vou te perdoar”

Claro, que esses são só alguns exemplos. Mas como vocês podem ver, a chantagem emocional está no nosso dia a dia e pode ser usada tanto pelos pais como pelas crianças. Um jeito fácil de identificar é perceber se você está dando motivo para o seu filho fazer alguma coisa que não seja relacionado a ele, e sim a você.

Por que fazemos chantagem emocional?

Tudo está relacionado a insegurança. Muitas mãe tem medo de magoar os filhos dizendo um “não” ou são inseguras de que obedecer você só por que você ser mãe dele, não é o suficiente. No fim, você prefere fazê-lo obedecer usando a pena, por exemplo.

O raciocínio é: ao invés de deixá-lo triste por dizer “não”. Vou dizer que se ele fizer alguma coisa errada, eu vou ficar triste. Assim, meu filho se sentirá mal e portanto se sentirá na obrigação de fazer o que eu quero para noa me magoar

Outra motivo para recorrer a chantagem emocional é mais prático. Dizer não para um criança é difícil. Inevitavelmente um birra vai ocorrer ou pelo menos algum tempo de negociação. Ou seja, é difícil ver seu filho triste por sua causa e dá trabalho. A chantagem emocional é um jeito mais fácil de lidar com as situação já que você força que seu filho “escolher” a atitude que você deseja.

Parece confuso eu sei. Mas fiz um video com a Roberta e a Tais do SOS Educação que deixa muito claro o que eu estou falando. Segue o video abaixo:

Até agora a chantagem emocional não parece ser algo tão ruim assim não é mesmo? Pelos exemplos é algo muito corriqueiro e é uma forma prática de convencer seu filho a não fazer uma birra ou a não te desobedecer. O problema é que esse tipo de recurso tem as seguintes consequências para a vítima:

  • Sentimento de culpa perpetuo
  • Insegurança
  • Bullying
  • Tristeza
  • Sentimento de prisão
  • Preocupação
  • Baixa auto estima
  • Falta de discernimento sobre seus sentimentos
  • E por fim a ruína do relacionamento entre a vítima e o manipulador

Por que isso tudo acontece por causa da chantagem emocional?

Veja quando você usa a chantagem emocional em uma criança pequena, uma criança que ainda não sabe discernir seus sentimentos, ela fica perdida. Se sente frustrada e brava por que você a proibiu de algo mas sente pena por deixar você triste. Ou seja, ela se sente culpada de ficar brava e tudo vira uma bagunça de sentimentos na sua cabeça, que ela não consegue discernir.

Você tira a sua opção de escolha, o que a deixa se sentindo presa sem opção e insegura das suas decisões. Tudo isso leva a baixa da auto estima e por fim crianças com baixa auto estima - mesmo os adultos- são as melhores vitimas para o bullying.

Uau! Olha tudo que uma frase besta como: “Filha usa esse vestido para a mamãe ficar feliz” pode causar! Eu sei que conforme eu escrevo parece ser besteira e dramalhão sem fim. Mas pense que esse tipo de coisa quando feito e usado sistematicamente, fazem com que a criança arraste cada uma dessas situação pelo resto da vida.

Ou seja, daqui a trinta anos antes do seu filho vai ser inseguro nas suas decisões, vai se sentir culpado e ele tende a ser uma pessoa extremamente fácil de ser manipulada. Afinal, como ele foi educado. Manipulado a tudo: uso de drogas, fazer coisas que não quer, que não se sente bem, a ser usado e etc…

Como parar de fazer chantagem emocional?

Em primeiro lugar, entenda que você como mãe tem a obrigação não só de cuidar, alimentar e amar seu filho. Mas, de prepará-lo para a vida. Você deve fazer dele uma pessoa forte, de carácter e com uma auto estima saudável. Só assim ele terá uma vida feliz e emocionalmente estável.

Portanto, para parar com a chantagem emocional você deve em primeiro lugar se comprometer com isso. Diga “não”, por que não. Ou se você sentir a necessidade de justificar o por que algo é proibido (como eu sempre sinto) explique o motivo, deixando claro que é para o bem dele e não por você.

Então, se seu filho quiser se jogar do balanço por exemplo diga:

“Filho, não se joga daí por que você vai cair e se machucar. Você vai sentir dor e você vai chorar” E não: “Filho, não se jogue daí por que eu vou ficar triste” ou “Não se jogue daí por que o moço não deixa”

Ele precisa entender, que você esta falando para o bem dele e não para o seu. Mesmo, por que se você não estiver presente você não vai ficar triste, certo? Então, quando você não estiver presente ele pode se jogar? E quando o moço não estiver olhando?

O foco deve ser sempre seu filho e mais ninguém.

Para quem quer entender melhor sobre o assunto veja o vídeo lá no canal do Youtube (clique aqui para ver). Com certeza, vai ajudar.

Resumindo, esse é um dos assuntos mais importantes sobre como educar uma criança e pode fazer a diferença entre um relacionamento saudável ou não com seu filho daqui a trinta anos. Deixem seus comentário as aqui embaixo me dizendo se gostaram. Dessa forma, me guio por eles e vou atrás desse tipo de pauta ou não.

Beijos e até a próxima.

Compartilhe:
2017-06-28T08:57:25+00:00 junho 28th, 2017|Educação|

11 Comentários

  1. Salvador 30/06/2017 at 10:56 - Reply

    Me poupe…

  2. Adriana 29/06/2017 at 06:51 - Reply

    Feliz por não agir dessa forma com meu filho. Bom saber que estamos acertando. 😘

  3. Joelma Vieira de Almeida 29/06/2017 at 06:39 - Reply

    Nós fazemos chantagem em tudo que triste vou mudar isso muito obrigada pelo texto por abrir nossos olhos.

  4. Mi 29/06/2017 at 00:50 - Reply

    Muito bom mesmo. Sempre pensei assim. Excelente e esclarecedor. Infelizmente já conheci adultos q com certeza foram educados com as manipulações q vc cita, os efeitos são destruidores realmente…
    Escreva mais querida! Beijos

  5. Ana Paula 28/06/2017 at 23:33 - Reply

    Acho muito válido esse texto, mas e quando a chantagem emocional não vem dos pais, como esses devem agir para barrar sem magoar o ente querido(rsrs)??

    • Bianca Arcangeli 29/06/2017 at 07:13

      kkkkk Oi Ana, é bem mais pesado para a criança quando vem dos pais. Mas o melhor é sentar e explicar para essa pessoa. Ou da o texto pra ele ler. Quem sabe ele se identifica e para de fazer, que tal ?

    • Ana Paula 29/06/2017 at 08:00

      pensei em fazer isso, de presenteá -la com o texto, mas aí a chantagem vai ser comigo! kkkkkk… obrigada por responder… seus textos são maravilhosamente esclarecedores! Beijos.

  6. Lucy 28/06/2017 at 23:21 - Reply

    Eu já sofri muito com isso na minha infância, me deixava confusa no início, me lembro bem, e com o tempo foi minando minha auto estima, pois eu me achava desajustada… não conseguia agradar meus pais, que estavam constantemente “tristes” por alguma coisa que eu fazia… com o tempo, eu passei a não me valorizar muito, sofria bullying na escola, e tudo que eu queria era ficar sozinha, não me socializava, e a única amiga que tinha, também era bem complicada emocionalmente… sem base de comparação eu me sentia desajustada no mundo, chegava a me questionar por muitas vezes, o objetivo de viver… não demorou muito, durante a adolescência, passei por um período de depressão! Felizmente consegui superar tudo isso, é já na minha vida adulta e com filhos, não suporto chantagem emocional! Costumo combater com muito afinco qq um que tente fazer isso de novo comigo e com meus filhos… percebi que é uma mania das pessoas, próximas ou estranhas. Fico horrorizada com a falta de inteligência emocional das pessoas… e morro de dó das crianças que passam por isso… acho que textos como esse deveriam ser mais constantes… muito sofrimento seria poupado! Agradeço pelo esclarecimento!

    • Bianca Arcangeli 29/06/2017 at 07:11

      Oi Lucy, Obrigada por escrever isso! É exatamente isso que acontece e era essa a mensagem que eu queria passar. Espero que as outras mães também vejam o impacto que isso pode ter na vida de alguém. Muito obrigada pelo seu comentário fica muito feliz beijos

  7. Vaninha Fernandes 28/06/2017 at 20:14 - Reply

    Texto excelente. Me vi em tudo que vc falou e foi de extrema importância. Muito me ajudou vou melhorar muito na educação de minha filha.

    • Bianca Arcangeli 28/06/2017 at 20:21

      Você não sabe o quão importante foi esse seu comentário para mim! Melhor elogio que você poderia me dar muito obrigada ❤️❤️

Deixe seu comentário!

Já segue o nosso canal?

X Inscreva-se na news E fique por dentro das novidades!