Curtir cada momento da vida dos nossos pequenos é algo que todos sugerem mas ninguém diz como. Por isso eu fui atrás para descobrir.
Curtir cada momento da vida do meu filho é uma coisa que eu me preocupo muito. Mas, esses dias eu li um artigo no Huffington Post Brasil, em que uma mulher com dois filhos, na praia de férias escuta um casal comentar. “Lembra amor como éramos felizes nessa época…” E no Post essa mulher para e percebe, que a melhor parte da vida dela é agora, o que ela vive hoje. Onde ela e o marido estão unidos com seus filhos pequenos.
Detalhe: ela se sente exausta e nem um pouco, na fase mais feliz da vida… E agora?
Eu tenho que concordar. Sim, estamos na nossa fase mais feliz, nossos filhos precisam de nós, seus problemas, como eles, são pequenos e nós andamos por aí sem notar o quão cheias de amor estamos.
O porém disso tudo, é que no dia a dia e entre uma birra e outra, todas nós perdemos isso de vista e nós deixamos levar pelo cansaço e mal humor. São nessas horas que a gente desiste de aproveitar.
Vou explicar… Toda vez que alguém me diz:
“Curta cada minuto por que passa muito rápido” eu me pergunto: Como?
Como que eu tenho certeza de estar curtindo cada minuto? Como eu aproveito tudo? Como eu faço para gravar esses momentos de felicidade na minha mente para nunca mais esquecer?
Meu medo é que com o tempo imagens de lugares lindos e memórias extremamente felizes se percam. Então, como eu faço ?Até o momento eu posso dizer que não tenho a resposta completa.
Mas entendi como fazer para curtir cada momento.
“É importante ter sonhos, mas nunca se esqueça que sua vida está acontecendo agora, mesmo antes desses sonhos serem realizados.” – Bianca Arcangeli
Eu cheguei a conclusão, que para realizar o “curtir cada momento”, a gente não pode desistir nunca e jamais de ver a maravilha nas coisas. Um exemplo para deixar o método mais claro:
Depois de um dia longo e cansativo, você vai colocar seu filho para dormir, ele está agitado então você já sabe que será um empreitada longa e já aborda a situação com impaciência, pensando em tudo que ainda tem que fazer depois dele dormir.
É nesse momento que você está agindo errado, talvez nem tanto agindo, mas pensando. O “curtir cada momento” pra mim significa encarrar a situação olhado as vantagens e não o tempo e a dificuldade que da situação apresenta.
Então, hoje quando eu estou na situação descrita acima, ao invés de ficar impaciente, penso que vou ler um livro com o meu filho para acalmá-lo, depois vou deitar com ele na cama, até que ele adormeça fazendo um relaxamento. Paro para sentir o cheiro único e tão maravilhoso dele e simplesmente aproveito aquele momento em que ele precisa de mim deitada do lado pele para adormecer. Penso que vou esquecer tudo que está pendente e aproveitar os segundos que posso estar com ele, já que no fundo não queria estar em qualquer outro lugar memo. Então, por que não posso esquecer do mundo quando agora estou vivendo o meu objetivo? Estou onde gostaria de estar. Com o meu filho feliz sem preocupação esperando o sono chegar…
É só pensar diferente!
Não é fazer nada em especial de forma diferente e sim pensar de forma diferente, não se deixar tomar pela a ansiedade e perder a maravilha do momento. Tudo que uma mãe faz é pelo seu filho, pelo bem estar dele e para a sua felicidade. Ou seja, é para exatamente isso que você está vivendo, agora…
Então quando você estiver nesses momentos se pergunte: existe outro lugar em que eu gostaria de estar? Existe outra pessoa que seria melhor companhia que o seu bebê?
Eu nunca disse que isso seria fácil e que em alguns momentos você não vá ser tomada pela ansiedade ou pelo nervoso. Mas lembre-se, que na hora que você pensar assim você está desistindo daquele momento único e que esse momento nunca mais irá voltar…
Resumindo, a dica de hoje é a tão famosa: “Curta que passa muito rápido”, que apesar de ser extremamente difícil de seguir, pelo menos dessa vez você tem um caminho de como fazer.
Não se esqueçam de comentar aqui embaixo o que vocês acharam do post e sugerir ideias do que vocês gostariam de ver por aqui.
Beijos e muitos momentos especiais para vocês nesse resto de semana.
13 comments
É bem assim mesmo, melhor estarmos c eles , afinal pra isso eles vieram ao mundo pra cuidarmos deles. Pensamento correto, tenho feito isso ultimamente e minhas ansiedades reduziram muito . Sei que eles crescerão e não haverá mais chorinhos, nem aquelas invasões na minha cama no meio da noite, nem aquelas peripécias de crianças …aproveitar cada minuto, afinal o dia de amanhã pertence a Deus!
Adorei vc disse a mais pura verdade… gostaria que por favor me ajude preciso tirar minha filha do peito ela tem 1 ano e 2 meses e a noite ela quer ficar com meu peito na boca … não durmo mais direito me ajuda não sei o que fazer
Olá!
Muito interessante essa forma e ver e lidar com a situação. Realmente fica mais leve!
Em meio a correria e rotina diária, muitas vezes me pego tetando ser uma Super Mâe, Super Esposa, Super Filha, Super profissional, fazer tudo certo, não deixar escapar nada, e aí não consigo curtir esses momentos.
Obrigada pela reflexão!
Ameiii.. super interessante,sempre gosto de buscar ajuda para melhorar no convívio com eles…obg bjos
Muito bom ! Adorei e vou tentar seguir as dicas
OI Marcia como você é gentil! Fazer parte da nossa comunidade é algo muito especial mesmo. Beijos
Cada email que eu leio By, é uma lição na vida de ser mãe! Estou amando estar nessa escola da vida, e é a pura verdade que aproveitemos cada minuto das nossas vidas porque a vida é super urgente! Sejamos mães felizes e saibamos amar, educar, criar e proteger os nossos filhos porque eles são os bens mais precisos que Deus nos concedeu!
Bjs
Márcia
Muito bom
Perfeito!!!Nós mamães é o porto seguro de nossos bêbes. Curtem o måximo…porque passa muito rápido. Eles precisam mto de nós mães. Não percam a paciência noossos bêbes são indefesos. Ama e ama muito nossos tesouros!!
Sou exatamente desta opinião… há dias que a minha filha quando sai da creche (ela tem hoje 22 meses) e não quer entrar no carro, quer brincar, eu fico com ela uns 20 minutos à porta da escola, brincando e deixando-a brincar. O mesmo acontece à porta de casa. Ontem mesmo já era noite, estava fresco e ela quis brincar à porta de casa, inicialmente eu pensei: não, temos que entrar porque tenho uma mesa cheia de roupa para passar… mas depois relaxei e pensei para mim mesma: a roupa pode esperar, o tempo contigo não… ainda ficamos ali uns 15 minutinhos e foi o suficiente para eu vê-la sorrir, aventurar-se e foram 15 minutos que aproveitei muito bem com ela….
Adorei o tema abordado. Foi muito útil e bastante proveitoso. Vou seguir da forma correta. Valeu!! Grata
Nossa amei !!! Os dias são tão exaustivos e cada dia parece que estar passando ainda mais rápido e como estão crescendo rápido. Foi ótimo para refletir sobre estes momentos.
Adorei! Muito importante esse texto, a vida é muito corrida, não podemos deixar que o excesso de funções estraguem os melhores momentos da vida, a nossa vida é o agora, não que seja fácil!