Acalmar uma criança agitada, principalmente na primeira infância, é uma tarefa difícil do dia a dia. Por isso busquei formas de acalmar até as crianças mais enérgicas, e mantê-las centradas.

Afinal, foco e concentração são habilidades que nós desenvolvemos conforme vamos amadurecendo. Quanto mais nos dedicamos a elas, melhor ficamos e uma criança agitada precisa se concentrar nisso mais ainda. Então vamos as dicas:

Veja também: 8 Dicas para Ensinar um Comportamento Exemplar

1.Deixe que Ele se Mexa

Quando uma criança se torna impaciente, a primeira coisa que fazemos é tentar mantê-las quietas e acalmá-las, uma atitude espontânea. Mas deixar que a criança pule e se mexa um pouco pode fazê-la voltar a ficar centrada. É como se fosse um intervalo. Os pequenos não conseguem ficar muito tempo parados mesmo e forçar isso não trará resultados. Depois de se mexer um pouco, as crianças tendem a relaxar mais e a se aclamarem com mais facilidade.

criança agitada

2. Dê Algo para Eles se Focarem

Giz e papel, um livrinho, algum brinquedo ou qualquer atividade de sua preferência são coisas necessárias para acalmar nossos pequenos. Raras as chances de sucesso se a intenção é deixá-los quietos sem nenhum atividade que os entretenha.

3. Tenha Expectativas Realísticas

Não adianta você esperar que seu filho vá na missa, por exemplo, e fique quieto por 1 hora logo na primeira tentativa. Como disse, concentração e foco é algo que se aprende com o tempo. Então, tente fazê-lo se concentrar por 5 minutos na primeira tentativa, depois por 8, depois 10 e assim por diante… O sucesso nessa missão é progressivo e não imediato.

criança agitada

4. Ensine-o a Fazer uma Coisa por Vez

Uma criança agitada , quanto recebe muitos estímulos fica sem foco e como consequência mais agitada ainda. Entenda que a cabeça do seu filho é cheia de imaginação e existe um turbilhão de coisas acontecendo ao mesmo tempo dentro dela. Então, ofereça um brinquedo por vez e não deixa a televisão e o brinquedo com ele. Uma coisa por vez. Se for para ver televisão, vai ver televisão, se for brincar vai brincar.

[Looklink – Widget Vitrine #17363 – BEGIN …

Blusa Dafiti Ontrend Detalhe Decote Azul Marinho - Dafiti Ontrend
Blusa Dafiti Unique Knit Preta - Dafiti Unique
Camisa Dafiti Unique New Sabia Preta - Dafiti Unique
Blusa Dafiti Fash! Número Branca - Dafiti Fash!
Blusa Dafiti Joy Ampla Preta - Dafiti Joy
Vestido Longo Dafiti Ontrend Tie Dye Azul - Dafiti Ontrend
Cardigan Dafiti Fash! Azul - Dafiti Fash!
Macaquinho Dafiti Joy Étnico Multicolorido - Dafiti Joy
Regata Dafiti Ontrend Ferragem Branca - Dafiti Ontrend
Calça Jeans Dafiti Ontrend Recorte Azul - Dafiti Ontrend
Jaqueta Dafiti Ontrend Puídos Preto - Dafiti Ontrend
Blusa Dafiti Unique Retilínea Contrastante Preta - Dafiti Unique
Blusa Dafiti Unique Malha Bordô - Dafiti Unique
Casaco Dafiti Unique Tweed Tachas Preto - Dafiti Unique
Regata Dafiti Fash! Tiras Vermelho - Dafiti Fash!

… END]

5. Tenha Paciência

Caso não tenha sucesso de imediato, tenha paciência, você precisa ensiná-lo aos poucos. Então, se não conseguir de primeira não se frustre ou fique brava, tenha calma.

6. Transmita Calma

Se você estiver agitada, falando rápido ou inquieta você vai estimular o mesmo comportamento no seu filho. Por isso, quando você for tentar acalmá-lo, acalme-se antes. No dia a dia, por que temos tantas atividades a serem feitas e muitas delas ao mesmo tempo, acabamos ficando agitadas mesmo sem perceber. Preste atenção em você antes.

criança agitada

7. Dê Atividades a Ele

Uma crianças cheia de atividades no dia tende a ser mais calma, já que está cansado e já queimou boa parte de sua energia. Crianças agitadas que ficam em casa sem nenhum tipo de atividade que os desafie ou estimule ficam mais inquietas e tem dificuldade de se acalmar. Afinal, já passaram o dia paradas. Precisamos entender que toda criança precisa de estímulos mentais e físicos, todos os dias.

8. Não Excite-o

Esse é um pecado que eu tendo a cometer em casa. Todo dia perto da hora de dormir eu brinco com o Thomas e ele, sendo uma criança agitada, sempre quer brincar de corrida ou de avião. E eu sempre brinco…. Resultado: na hora de dormir ele está super excitado e animado, ou seja, é um trabalho e um tempo muito maior para acalmá-lo antes de dormir. O mesmo se aplica para situações nas quais você precisa que seu filho fique centrado. Deixe que ele se mexa um pouco mas não o estimule ao extremo, ele precisa de um tempo para passar do estado de excitação para o de concentração ou calma.

Por hoje é isso mamães, muita paz para todas vocês e não se esqueçam de comentar aqui embaixo o que vocês acharam do post e de dar sugestões 🙂

Beijos e até a próxima

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

69 Comentários:
  1. Jaqueline Alves disse:

    Meu filho tem 1 ano e um mês já caminha e fala algumas palavras ele é muito agitado na hora de dormir.

  2. Sonia Maria de Sousa disse:

    Gostei bastante o assunto, so que no meu caso nao preciso para os filhos e sim para meus alunos que sao muitos agitados eles tem 5 anos de idade e dao muito trabalho.

  3. Fernanda disse:

    Ótimo

  4. Gracieme Araujo disse:

    Meu bebê tira todo meu fôlego,eu ja 39 anos,nao tenho mais pique pra as energias dele kkkkkkkkk

  5. Michele disse:

    Otima dica adorei…eu tenho um de 2 anos e um 3 anos ..o de 3 anos é muito agitado ,eu acho ciúmes do 2 qnos…o de 3 anos é muito agitado ele nao consegui durmi de tanta agitacao …o de 2 anos é um doce de criança….

  6. Marciana lima peixoto disse:

    Eu adorei as dicas vou começa a porta em pratica

  7. Célia Regina Silva Cerqueira disse:

    Amei o pequeno texto, estou precisando de ajuda para meus filhos.

  8. Thayane Cristine disse:

    Meu filho ele é imperativo n fica quieto em lugar nem um n sei mas oq Fazer

  9. Manoela disse:

    Estou passando por essa situação mas não tenho ajudar

  10. Ana carolina disse:

    Ela e muito agitada e normal

  11. Ana carolina disse:

    Gostei por que a minha e assim tambem

  12. ivani disse:

    Me ajudou bastante.

  13. rafael&lia disse:

    tenho gemeos de 1 anos e 4 ms e eles sao muito agitados entao praajudar minha esposa estou a procura de dicas

  14. Barbara disse:

    Tenho gêmeos de 3 anos porém um deles é super agitado inquieto não foca nas brincadeiras e atividades que é transmitido a ele,e toda vez na hr de dormir é uma guerra ele grita chora e não quer dormir o que seria bom pra estar fazendo con ele

  15. Iamara disse:

    Adorei todas as dicas

  16. Fernanda disse:

    Adorei as dicas

  17. DIVINA DE FATIMA RIBEIRO. disse:

    Adorei as dicas,concordo plenamente, o que mais me assusta é a entrada que eles choram muito,demorando um pouco para querer deixar os pais irem embora.

  18. Gabriela Braga disse:

    Noooossa… estava a procura de uma instrução pra lidar com esse comportamento inquieto do meu filho. Esse post me ajudou muito. Obrigada!

  19. Aireni disse:

    Muitos sensatos as orientações

  20. Verônica de Fátima Marques Conceição disse:

    Nossa era tudo que eu prescisa de ver adorei a dica já tentei fazer algumas delas mas não tive muito sucesso por conta da paciência depois de ler eu adorei pois vi que a paciente e tudo estou estranhando muito porque minha primeira fil
    ha era muito calma agora o meu menino e muito agitado prescisa a muito de saber um pouco mais e fui procurar agora vou aplicar.

  21. Wagner Lopes disse:

    Gostei das dicas meu Nicolas é muito anjitado parece que nunca está cansado que pula toda hora

  22. Givanildo disse:

    Muito bom obrigado

  23. Alessandra araujo disse:

    Perfeito

  24. Katerin Salomé Viscarra disse:

    Tenho uma irmã de apenas 3 (três) anos ela é muito inquieta, agitada,etc… Estou colocando essas práticas q vc escreveu agora não sou mãe mas não aguento mais a minha irmã

  25. Luciana disse:

    Minha filha tem 4 anos, desde meses de idade percevemos que ela era muito inquieta, bagunceira etc.. Todos que vem o comportamento dela comentam que ela é hiperativa, muitas vezes deixo de sair com ela com medo do comportamento dela, isdo me extressa e cansa muito. Adorei suas dicas, algumas ja faço.. Na igreja parei de ir com ela, vou voltar a ir e tentar acalma la aos poucos.

    • Barbara disse:

      Sei bem o que passa viu, o que machuca são as pessoas ao redor com algumas palavras qur me deixa mega triste:atentado,danado nossa seu filho não para um segundo em como vc aguenta,ele estava com suspeita de autismo porém fez 2 sessão de terapia e foi descartado os médicos dizem que isso é normal de criança o bom e gastar a energia daa c riancas

  26. Kesia Araújo disse:

    Minha filha tem 1 ano e 6 meses e ela depois q está tendo contato com amiguinhos vizinhos está muito agitada, chora bastante e Eu fico mais agitada ainda pq n estou sabendo lidar com essa situação. 😔

  27. Nádia Svinar disse:

    Ótimas dicas vou já coloca – Las em prática obrigada …. 😉

  28. Débora da Silva Reis disse:

    muito bom gostei das orientações.

  29. Ana Carolina Baptista disse:

    Minha filha tem 06 (Seis) anos.
    Desde que era apenas uma bebezinha,as pessoas nos apontavam dizendo que ela é hiperativa, sem mesmo ter noção plena do significado dessa doença. Até um tempinho atrás acreditei que o problema dela fosse, na verdade, ansiedade. Pesquisei e vi que ansiedade está relacionada com o medo. E a minha pequena não tem medo de nada, infelizmente! Acredito que o problema seja falta de atenção, concentração nas coisas em que faz.
    O seu post mostra o que fiz durante os últimos 05 (Cinco) anos mais ou menos. Em algumas situações tive sucesso em outras não, como na missa. Entretanto, hoje em dia, sou uma das poucas pessoas que tem controle sobre ela. E quando uma atividade não a agrada, procuro outra semelhante, que tenha o mesmo objetivo, mas metodologia diferente. No exemplo da missa, encontrei um grupo evangélico que trabalha os valores religiosos familiares sem impor a religião deles em si. Como não sou evangélica, aprovei a iniciativa. Eles utilizam uma linguagem infantil, como as histórias, para contar sobre a Bíblia. Há muitos fantoches, pinturas, desenhos e muitas, muitas mesmo, músicas.
    Ou seja, o que está escrito aqui é muito certo. É o caminho mais coerente a ser seguido. Não é o mais fácil, porém, começo a colher os bons frutos. Estejam sempre ao lado dos filhos irriquietos. Eles precisam de mais cuidados, atenção e amor.

  30. maira disse:

    Boa noite meu filho tem 1 ano 11 mes ele ta muito agitado. E nervoso. Oq eu poso fazer pra ele fica calmo ele fica caindo muito no chão sozinho

  31. maira disse:

    Boa noite tenho um filho de 1 ano 11 mes ele è muito agitado e nervoso… de mais

  32. Tannisy disse:

    Muito bom seu post

  33. manuela santos disse:

    Muito clara as explicações , vou adotar….

  34. RAFAELE disse:

    Ola boa noite meu filho de 3 anos e muito agitado ,grita muito ,oque posso fazer ate na escola ele ficou assim.

  35. Fernanda Cavalcanti disse:

    Meu filho Francisco é muito agitado não sei o que fazer ele se cansa muito rápido de tudo e não para estou enlouquecendo. A noite acorda com o que os pediatras chamam de terror noturno, eu vou ficar louca.

    • Leilianne disse:

      Minha filha que hoje tem 5 anos, tinha esses terror noturno , quando tinha entre 2 3 anos, ensinei ela orar antes de dormir e graças ao senhor Jeuss ela não tem mais isso !! E isso é horrível.

  36. Fernanda Cavalcanti disse:

    Meu filho Francisco é muito agitado não sri o que fazer ele se cansa muito rápido de tudo e não para estou enlouquecendo. A noite acorda com o que os pediatras chamam de terror noturno, e eu vou ficar louca.

  37. Tais disse:

    A melhor dica é dar uma boa de umas porradas. A criança fica calma que é uma beleza.

  38. Giselle disse:

    Muito boas suas dicas, obrigada, colocarei em prática com o meu pequeno Johnny de 2 anos!

  39. Flavia disse:

    Fica uns minutos na mesa no colo..Mas depois quer correr

  40. Flavia disse:

    Boa noite..eu tenho um filho de 1 ano e 4 meses, é muito elétrico.Inclusive qdo saio co. Ele em lugar público, festa
    .nao para quieto

  41. Viviane disse:

    Muito bom esse texto, tenho um filho de 2 anos e bem agitado fico muitas vezes estressada mas tentando manter a calma. Se vamos em algum lugar ele so quer correr ou então sai andando sabe eu não tenho muito controle sobre ele nessa questão,pois, ele não quer ficar no colo ou próximo de mim.
    Muito difícil viu mas vou seguir as dicas muito obrigada!😆

  42. Debora Maria disse:

    Bom dia. Obrigada pelas dicas, amei.

  43. Gisele Ribeiro disse:

    Eu passo por muitos motivos em lugares são terríveis ficar com o meu filho ele não para por nenhum motivo só grita não para. Não aguento mais

  44. cicera disse:

    otimo ! preciso de mais dicas meu filho chora muito

  45. Denilson disse:

    Obrigado pelas dicas! Vou coloca-las em prática, pois estou estamos a ponto de surtar com nossos 3 filhos.

  46. Silvana Moreira Rodrigues de Paula disse:

    Legal , gostei . Obrigada

  47. Patrícia disse:

    Quando minha filha está demasiado agitada, ajuda fazer-lhe uma massagem de relaxamento.

  48. Daniela disse:

    Gostei! Eu também brinco muito com meu filho , ontem achei ele muito agitado noite toda, e hj na escola também 😒 difícil demais

  49. Daniela disse:

    Gostei! Eu também brinco muito com meu filho , ontem achei ele muito agitado noite toda, e hj na escola também 😒

  50. Lyvia ceciliano disse:

    Me ajudou muito obrigado.
    Eu fico agitada tmb e passo pra ele

  51. muito proveitoso, sou apenas um pouco mais flexivel quanto a precisar preencher o tempo de uma crianca com atividades q venham a suprir sua agitacao, justamente estimulando mais e mais o cerebro que precisa de uma pausa… meu filho tem sim varias atividades, nao estou falando em fazer nada, mas as vezes esquecemos q o melhor entretedimento q eles podem ter eh se preocupar como eles mesmos vao se entreter… por exemplo, ja que meu filho eh agitado, eu escolhi pagar mais caro e morar numa casa com um espaco externo onde ele pode explorar umpouco da natureza, mesmo que urbana…. dentro de sua rotina ele tem a ” hora da natureza” onde ele vai no jardim, horta, grama…onde ele quizer e peco pra ele achar uma coisa expecifica q ele tenha interesse em saber mais, ou brincar, ou simplesmente escutar os passaros e identificar seus cantos e assim por diante…. nao preciso ficar junto o tempo todo, ele as vezes ja sozinho escolhe que quer colher florzinhas da grama ou ajudar as formigas…kkk enfim… terminamos essa hora achando ago a respeito do seu interesse especifico na internet pra que ele aprenda algo (serio, pode ser qualquer coisa…. pq a grama eh verde, pq os passaros cantam, pq as flores crescem, pq elas precisam de agua… pq a terra eh marrom, qualquer coisa…. ) enfim, um exemplo…
    existem estudos q comprovam que criancas com diagnostico de TDAH podem vir a ter menos ansiedade e agitacao uma vez em contato com a natureza. todos os dias por pelo menos 20minutos…. bjo fica a dica, continue blogando!

    • Tannisy disse:

      Muito interessante sua experiência! Obrigada por compartilhar.

    • Andrea disse:

      Gostei muito dessa atividade. Eu sou a favor de explorar nossos filhos em educação e nao tem algo mais calmo e amplo que o contato com a natureza.

  52. Lilian disse:

    Excelente matéria , vou colocar em prática todas as dicas afinal sou mãe de dois gêmeo de cinco anos w são super agitados e de uma mocinha de dois anos que está fazendo o mesmo que os irmãos.

  53. Renata Costa dos santos disse:

    Me ajudou muito minha filha muito agitado vai me ajuda muito

  54. Ana Meloni disse:

    No meu caso, prefiro dar um bom banho bem quentinho com os brinquedos e varias cantingas…. eles adoram!

  55. Jamyle disse:

    Aff genfe me ajudou muito pois passo por isso aqui em casa e nao sabia o que fazer ja tava pra piraar. Eu preciso me concientizar e me acalmar pq estou sem pasciencia e acredito que isso piora muito e acabo peerdendo o controle. Nao aguento ser chamada atencao na escolla no parque ou na rua😳😳
    Mas acredito que seja uma fase e nao vejo a hora ela passar.
    Obrigado o texto me ajudou muito.

  56. leticiafariac@hotmail.com disse:

    Super concordo com todas as dicas. Principalmente com a última, não o excite. Isso realmente é a mesma coisa de colocar lenha na fogueira. Haja fôlego para acalmar, hehe. Acrescentaria mais uma coisa, que faço e sempre funciona, sempre quando vou dar banho no meu sobrinho, antes de buscarmos a chinela, toalha e etc já vou contando uma historinha (que crio), super simples que envolve algo que ele gosta (por ex. cavalos) e no final dá tudo certo. Bjo!

  57. Simone batista disse:

    Otimas dicas!!!

  58. Dayene disse:

    Bom texto! O que funciona para diminuir a agitação do Antônio aqui em casa para dormir é apagar as luzes, mostrar a ele que escureceu e é hora de dormir.

  59. Nancy disse:

    Excelente! Apenas acrescentaria “PAPAIS” !!!!! Não são apenas mães que precisam se conscientizar e agir cada vez melhor.

  60. Rafaele disse:

    Muito estou passando por esta situação ,meu filho e muito agitado e essa materia me escrareceu bastante.

e