Como Parar de Amamentar?

A opção de amamentar é linda, e para quem tem leite acho muito importante a amamentação. Mas, para quem decide parar de amamentar depois de 6 meses, 1 ano ou 2, por qualquer motivo. Essa transição pode ser difícil, tanto para a mãe quanto para o bebê. Então vamos ajudar!

Para a mãe, parar de amamentar, tem consequências físicas e mentais. Físicas, pois você pode começar a sofrer com o excesso de leite e mentais por que na nossa cabeça esse pode ser o fim de uma ligação forte que temos com o nosso bebê. Porém, não se preocupe, a relação entre você e seu filho só está começando e existem milhões de outras formas de criar e manter um vínculo de afeto.

Por isso, tente não pensar assim. Mesmo por que, se você se sentir assim, seu filho também sentirá essa fase como um corte na relação de vocês, o que não é verdade e com esse pensamento a transição pode ser mais difícil para ambos.

Então, seguem algumas dicas para passar dessa fase, de uma forma mais simples:

1.Tome a Decisão

Em primeiro lugar, você deve ter certeza que esse é um passo que você quer tomar. Por qualquer motivo: trabalho, idade do seu filho, conselho do pediatra ou qualquer outra coisa. Só não faça sem ter certeza ou por pressão externa, como da família, por exemplo. Essa decisão deve ser sua e deve ser algo que você realmente quer ou precisa.

2. Escolha um Substituto

Dependendo da idade do seu filho você já pode substituir o leite materno por comida ou se ele ainda não estiver preparado para isso o ideal é substituir pelas formulas que existem no mercado. Seu pediatra pode indicar a ideal para o seu filho.

Não fiquem angustiadas por essa troca, as fórmulas tem todos os nutrientes de seus filhos precisam e são ótimos substitutos.

[Looklink - Widget Vitrine #10108 - BEGIN …

… END]


3. Comece as Poucos

Tanto para você quando para o seu filho, a ideia é que isso seja feito de forma gradativa. Cortar a amamentação completamente, pode trazer consequências negativas para o seu corpo e ser mais difícil para seu bebê.

O processo como um todo deve ser feito aos poucos, por isso vá por fases:

  • Primeiro Passo: Se seu filho já está comendo sólidos, comece a oferecer uma porção pequena de alimentos depois de cada mamada, encoraje-o a experimentar coisas e texturas diferentes ou ofereça uma mamadeira com fórmula.
  • Segundo Passo: Depois que seu filho estiver comendo bem, comece a oferecer alimentos na hora das refeições no lugar das mamadas e comece a oferecer alimentos ou mamadeiras antes de cada mamada fora do horário das refeições.
  • Terceiro Passo: Quando ele estiver comendo bem nas refeições e não precisar mas de mamadas complementares, comece oferecer água em um copinho no lugar das mamadas.

4. Alinhe suas Expectativas com o Tempo Dele

Parar de amamentar pode ser um processo de duas semanas ou seis meses, depende mais do seu bebê do que de você. Ele deve escolher qual será o ritmo dessa nova adaptação da sua vida. Vá com calma e respeite o tempo de vocês.

5. Procure Dar Mais Atenção a Ele

A amamentação, não é só a alimentação do seu bebê, é também o que ele busca quando tem medo, quer se sentir seguro, quando quer carinho ou está doente. Por isso que parar de amamentar é tão difícil.

Brinque mais, fique mais tempo abraçada e converse mais.

Você precisa passar mais segurança para o seu bebê, ele precisa entender que não é só por que saiu do peito que o vínculo de vocês enfraqueceu. Muito pelo contrário, a vida de vocês juntos só está começando e esse é só mais um passo. Aliás, você também precisa acreditar nisso se você pretende fazer um transição mais fácil.

6. Vá Eliminando as Mamadas Desnecessárias

Com o início dos alimentos sólidos algumas mamadas se tornam desnecessárias e não precisam mais acontecer. Alias, se elas existirem é bem capaz que prejudiquem a alimentação do seu filho, já que ele vai chegar na mesa sem fome com o leite na barriga. Então, corte uma mamada desnecessária a cada dois ou três dias.

7. Faça Atividades sem Amamentar

Quanto mais distraído estiver seu bebê menores as chances dele lembrar de mamar ou de querer parar a brincadeira para mamar. Por isso, tente realizar atividades que ele goste e que o distraiam no horário das mamadas que você quer eliminar.

8. Mantenha-se Firme

A decisão de parar de amamentar é difícil, então, você precisa se manter firme. O processo por mais lento e amoroso que seja, será algo difícil para ambos e haverão sim, choradeiras e seu coração ficará apertado. Mas mantenha em mente que o vai e vem da em torno da decisão só tornará o processo mais difícil e ambos irão sofrer mais com ele.

9. Cuide de Você

Conforme você diminui a amamentação a quantidade de leite que seu corpo produz também diminui. Porém, você pode sofrer com o excesso de leite. Seus seios podem ficar inchados e até inflamar. Por isso para parar de amamentar, siga esses passos:

  • Tire um pouco de leite a cada mamada que você pular, manualmente ou com uma bomba. Não muito, pois isso pode sinalizar seu corpo para que produza mais leite.
  • Faça compressas frias de 3 a 4 vezes por dia por 15 a 20 minutos.
  • Consulte o pediatra se você deve tomar o remédio para secar o leite. Mas, tenha certeza de que seu filho já desmamou antes de tomar essa atitude.

É isso mamães, espero que esses passos ajudem vocês a terem uma transição mais tranquila. Se vocês tiverem mais alguma dica, não esqueçam de comentar aqui embaixo. Sugestões também são muito bem vindas.

Feliz terça feira e uma semana maravilhosa a todas.

Compartilhe:
2017-04-25T12:05:29+00:00 setembro 20th, 2016|Alimentação, Destaques|

O que você acha? Deixe seu comentário!