Crianças na escola é um tema muito difícil para as mães, que não sabem mais o que fazer para que o filho vá estudar feliz e as deixem tranquilas em casa.
Em breve terão crianças na escola e é agora que começa a moleza das crianças. “Aaaai, eu não quero ir”, “Mãe, eu quero dormir”, “Por que eu não posso ver TV? Ai, a escola é um saco”.
Por isso que eu fiz um vídeo hoje para incentivar o seu filho a ir na escola. As crianças precisam entender o porquê das coisas. Eu sei que parece lógico para você, afinal criança tem que ir pra escola, certo?
Mas se você quer ter um filho que vai feliz pra escola, precisa se aproveitar da curiosidade do seu pequeno. Se você gostou dessa ideia, então já se inscreve no meu canal do Youtube que eu vou te explicar exatamente como fazer isso.
Crianças na escola: como deixar seu filho mais empolgado?
Hoje eu quero te ajudar a deixar o seu filho mais empolgado com a escola. Afinal, pensa que maravilha, que sonho seria ter uma criança que te ajuda a chegar no horário. Incrível, vai? Você quer muito, né?
Então, se você gostou dessa ideia, já clica aqui para fazer parte do grupo VIP do Telegram, porque aqui é esse tipo de dica que você recebe: formas de fazer a vida de mãe mais feliz e muito mais fácil.
Bom, como eu disse, criança é um bicho curioso e nós vamos usar dessa curiosidade deles, natural e louca, para fazer com que eles gostem da escola.
Sim, ter crianças na escola e felizes ao mesmo tempo é totalmente possível.
Pensa no que o seu filho mais gosta de fazer… Ele gosta de cozinhar, de carrinho, de lego, de unicórnio, de LOL? Então, você precisa conseguir usar o que a escola ensina com as coisas que o seu filho gosta.
Exemplo prático
O meu filho está na fase do Pokémon. Gente, eu estou quase virando um Pokémon. Ele nunca se deu muito bem com números, sabe? É sempre o último a contar.
Mas ele tá doido pra saber como batalha com o Pokémon. Ele quer saber que número que é maior e que número é menor, porque as cartas Pokémon vêm com os números de força, de poder, de golpes etc.
Por isso, ele quer saber que carta ganha e que carta perde. É aqui que a escola entra.
Vamos lá para outro exemplo de crianças na escola!
O seu filho gosta de carro e esse é o negócio dele; ele quer saber de carro de corrida, carro, kombi, bombeiro, policial, qualquer outra coisa relacionada ao assunto.
Então, você precisa explicar que, para ele saber os nomes dos carros, a potência, qual é melhor, qual é pior, como saber qual é o melhor carro, quais os acessórios… Ele precisa pesquisar e ler as revistas para ficar por dentro de todos os carros.
Então, você compra umas revistas relacionadas ao assunto e leva para o seu pequeno. Detalhe: ele precisa saber ler para curtir as revistas e aprender sobre carro.
Está aí a parte que você fala: corre pra escola e pede para a sua professora te ensinar a ler. Então, ele vai praticar a ler com as revistas.
Crianças na escola mais felizes: passe os ensinamentos para a prática!
Você precisa ensinar onde o seu filho pode aplicar as coisas que ele está aprendendo na escola, na vida prática.
Quando você vincula uma coisa na outra eles se empolgam, já que ele entende o porquê ele está aprendendo aquelas coisas e aí fica muito mais legal ir pra escola.
Bom, aproveita e comenta lá embaixo: o que seu filho mais gosta? Quem sabe eu te dou uma bela ideia de como conectar isso (o assunto que ele mais gosta) com a escola…
Bom, vamos lá pra mais 6 dicas de como animar o seu filho e fazer essa transição pro volta às aulas muito mais fácil – vai por mim, ter crianças na escola vai ser bem mais fácil a partir de agora.
1 - Fique por dentro do que ele vai aprender
Você já deve ter passado pelo 1º dia de aula ou ainda vai passar.
Mas, no primeiro dia de aula ou numa reunião de pais (que tem no começo do ano), tenta descobrir:
- O que o seu filho vai aprender;
- Quais são os assuntos;
- Quais são as matérias…
E tenta fazer a conexão com o assunto que ele gosta. Boa ideia, vai? Eu sei que você gostou! Então, se você gostou, já se inscreve no canal do YouTube para não perder nada.
Mas agora vamos lá para as outras 5 dicas que são mais práticas, pra fazer a transição das crianças da féria tranquila e sussa (ou “de boa na lagoa”, como diz o meu filho), para crianças na escola.
2 - Crie rotina matinal
Quando o seu filho acostuma a acordar de manhã, escovar o dente, se trocar, tomar café da manhã e sair de casa, tudo fica mais fácil.
Nas férias, ele estava acostumado a acordar, se jogar no sofá, provavelmente, ou acordar e brincar lá fora. Então, você precisa fazer com que a rotina dele altere, ou seja: o processo que ele faz no acordar.
Digamos que o acordar dele são em ‘x’ passos: ele levanta, escova o dente, lava o rosto e penteia o cabelo, se troca, toma o café da manhã, pega a mochila e sai de casa.
Então, faz esses 5 passos e fala pra ele: “Se você ajudar a mamãe a chegar no horário, você assiste 1 hora de TV a mais hoje.” 20 minutos, 5 minutos, ou qualquer outra coisa que você quiser dar. Dorme meia hora mais tarde, entendeu?
Não vai na comida, gente. Recompensa não é comida – se você quiser um filho obeso dá comida de recompensa. Vai por mim, fui obesa muitas vezes e, pra mim, “comida é recompensa” não é uma boa associação a se fazer.
3 - Crianças na escola: acordar cedo
Vamos lá para uma dica muito importante sobre crianças na escola: quem dorme cedo, acorda cedo.
Para o seu filho acordar cedo, ele precisa dormir cedo. Então, atenção: para o seu filho estar cansado à noite e dormir bem, ele não pode acordar tarde.
Então, por mais que de manhã (e eu sinto por você), você queira tomar um café… Sabe aquele café gostoso e relaxar? Sei que quer aquele tempo de paz antes do seu filho acordar, mas: deu o horário? acorda ele mesmo assim.
Mesmo que você esteja querendo paz e esteja bem no meio do seu delicioso café da manhã, acorda o bichinho.
Sério, é melhor porque à noite, se ele acordar tarde, vai querer dormir mais tarde e aí começa a acordar mais tarde, o ciclo vai se repetindo e você perde a mão.
Então, vamos colocar em ordem agora no começo do ano e acorda o menino no horário, mas sem gritos, gente, por favor.
4 - Explique a rotina
Explicar a rotina dos dias de aula para o filho é um dos passos primordiais para ter crianças na escola mais felizes e empolgadas. Mas por que isso?
Imagine o seguinte: você é uma criança, não sabe que dia da semana é direito ainda, não sabe o que vai acontecer amanhã, não sabe se tem natação, se você vai pra escola ou se não vai, se é final de semana… Você não tem essa noção ainda.
Isso é péssimo para o seu pituco. Estou falando porque eu tenho um filho muito ansioso e isso diminui muito a ansiedade e melhora o comportamento das crianças na escola e em casa.
Então, explique para o seu filho a rotina dele à noite: “Olha filho, você vai acordar amanhã, vai pra escola, vai fazer natação, depois você volta pra casa, são tantos dias assim, a sua rotina vai ser essa etc.
Só pra isso amenizar a ansiedade dele e ele já saber e já prever aquilo. Assim, a tendência dele em fazer birra, manha, tende a ser menor.
Sabe quando você tem que arrastar e aquela coisa toda? Que a criança fica assim com o braço e você arrastando a criança pra escola? Isso diminui porque ele já está preparado psicologicamente para essa rotina.
5 - Crianças na escola: acabe com os hábitos das férias
Mas o que são maus hábitos das férias? Cabe a você julgar. Aqui em casa é: TV demais, comer doce todo dia e não ter uma rotina muito certa.
Tudo isso são hábitos que a gente não costuma ter. Sabe aquela coisa que você fala: “Ah, tudo bem, vai.. Ele está de férias, então pode”?
Dormir tarde, ficar de pijama muito tempo, não fazer a cama. Todos esses são maus hábitos. Então, acaba com isso; Segunda a Sexta, não tem maus hábitos.
Não quero dizer mau gente, porque não necessariamente são maus, mas são hábitos relapsos, vamos dizer assim.
Então, acabou isso de agora em diante. Para ter crianças na escola empolgadas e sem preguiça, é hora de voltar pra rotina correta de disciplina.
6 - Combine as regras
Bom, e penúltima dica para mamães mais felizes com crianças na escola: converse com o seu filho e combine a rotina do semestre.
Mas não vai falar pro seu filho assim: “Oh, daqui 6 meses o semestre é esse”. Não é pra falar assim, tá bom? Vamos falar de um jeito que seu filho entenda e para vocês combinarem as regras básicas.
Por exemplo: “Filho, vamos combinar que você pode ver TV sempre que você chegar depois da escola, mas só depois da lição. Então, quanto mais rápido você fizer a lição, mais tempo você pode ver TV.”
Ou: “Filho, você pode brincar com iPad sim, mas só nos dias que você chegar no horário na escola.”
Entendeu? Se chegar na escola dentro do horário, quando ele voltar pode brincar com iPad e jogar joguinhos. E assim vai; tudo que ele faz de bom, ele recebe uma coisa melhor ainda em troca, que ele gosta.
Bom, comenta aqui hein gente. Vocês estão discordando? Estão tendo ideias boas? Vai comentando aqui que eu estou super aberta a ouvir vocês.
7 - Crianças na escola: estabeleça pequenas metas
Mais uma diquinha: estabeleça metas pequenas. Então, assim: “Filho, você tem que chegar na escola cedo toda semana.” – ele vai conseguir, vai por mim.
Ou: “Você tem que fazer a lição de casa assim que chegar da escola” – ele também vai conseguir.
Mas não fala assim: “Todo dia você tem que fazer lição depois da escola”, porque ‘todo dia’ não é tangível, não é um objetivo claro.
Então, estabeleça objetivos tangíveis e claros, com metas curtas que ele consiga medir e ver. Então: amanhã, uma lição de casa… Sempre coisas curtas.
Isso vai ajudar com que seu filho entenda que ele é capaz de fazer coisas maiores se ele for por pedacinhos. Entendeu? Comenta lá no grupo VIP do Telegram se vocês ficarem com alguma dúvida, hein gente, por favor.
A partir desse ano, ter crianças na escola vai ser bem mais fácil!
Bom, pessoal, se vocês gostaram deste vídeo e texto, não esquece de se inscrever na lista exclusiva do Mãe em Dia logo abaixo e compartilhar o conteúdo com outras mamães e outros papais.
Pensa o seguinte: se todo mundo tiver regras e ideias parecidas sobre crianças na escola, tipo chegar em casa e fazer a lição de casa, você não vai ter que ouvir aquela frase ‘maledetta’: “Ah, mas fulano pode ver TV antes de fazer lição de casa”.
É isso aí! Vejo vocês no próximo vídeo e artigo, beijos e até a próxima! <3