Você está exausta de ficar discutindo com seu filho todo santo dia…. Mas não adianta, a birra parece não ter fim. O que você pode fazer para resolver o problema do comportamento desafiador do seu filho?
Birra, o que é a birra?
Você mãe deve reconhecer ela de longe não é ? Ele esperneia, grita, chora, sai correndo, faz você passar vergonha e deixa os vizinhos achando que você está matando seu filho de tanto que ele grita…
O fato é que a vida não precisa ser assim… Mas, agora eu te pergunto, você sabe como acabar com essa birra que deixa seus dias tão cansativos e destroem sua paciência ?
Tem um jeito! E eu vou te ajudar…
É birra ou surto de emoção?
Existe uma diferença entre um e outro.
As crianças começando aos 18 meses entram em uma fase de desenvolvimento neurológico enorme ( mais conhecido como os terríveis dois anos). Foi entendido porque essa fase acontece recentemente por neurologistas. Ou seja, o cérebro do seu filho da um salto no seu desenvolvimento, com ele vem várias consequências e sintomas. Entre, eles está o surto de emoção…
O que vc precisa entender é a diferença entre a birra e o surto de emoção. Assim, você vai conseguir identificar uma ou outra e lidar com ela de acordo.
No surto de emoção, a crianças parece sair de si. Ele chuta, bate, se torna agressiva e essencialmente perde o controle sobre seu corpo. Ele não vai te escutar, nem te obedecer e muito menos parar por que você gritar, bate ou explica.
Já a birra é feita com intuito. A criança sabe o que está fazendo e esta testando seus limites, empurrando as barreiras que os pais impuseram. Isso não quer dizer que seu filho tenha qualquer mal intuito ou que ele esteja sendo uma má criança.
O que seu filho está fazendo neste momento é testando seus limites e essencialmente aprendendo o que ele pode ou não fazer. Cabe a mãe agora ensinar e assim lidar com a birra e impor limites.
Como lidar com a birra ?
Existem milhares de técnicas para lidar com a birra. Educação positiva, ativa, punições, chantagem, ignorar e assim por diante…
Mas qual fazer? Qual a mais eficiente? Por que todo dia é uma guerra na sua casa?
Porque bater, gritar não funciona? Por que você parece ter perdido o respeito do seu filho?
A resposta é muito simples: inconsistência, cansaço e amor.
A maioria das mães erra por causa dessas 3 coisas.
Inconsistência gera birra
Como eu já expliquei mais para cima, birra é um teste dos limites. Birra é seu filho empurrando as barreiras e pedindo para que você imponha limites e ensine-o o que é certo e o que é errado.
Quando você deixa um dia, proíbe no outro, briga hoje e cede amanhã, você está sendo inconsistente.
Ou seja, seu filho na dúvida vai testá-la todo santo dia fazendo birra, afinal vai que hoje você deixa né ?
A culpa não é sua. Hoje no nosso corre corre é difícil mesmo manter a consistência. A cara de choro deles, o cansaço e sentimento que você passa tão pouco tempo com seu filho, que a última coisa que você quer é brigar com ele quando vocês estão juntos.
Veja também : Birra na cadeirinha do carro! Como acabar com ela?
Então, como eu faço?
É simples você precisa ser consistente e para conseguir isso você precisa de uma gama enorme de formas de educar. Existem, várias e na minha opinião, cada uma é adequada para um momento certo.
Por exemplo, você está no shopping, ai seu filho vê uma carrinho na vitrine e começa o show!
O método mais eficiente é simples vire as costas e saia andando. Mas é claro que você não pode fazer isso, é perigoso! Já se você estiver em casa e seu filho não quiser tomar banho essa é uma opção. Sem audiência, não existe show.
Por fim é isso que peço a você. Abra a cabeça, entenda que você não precisa seguir uma linha só de educação. O que você precisa fazer é manter a consistência.
Por fim eu te proponho um desafio de 7 dias ! Que tal aprender todo os melhores truques e formas de educar, acabar com a birra e ainda ajudar seu filho no seu desenvolvimento emocional, (e ainda sem ter mais uma coisa para fazer?)
Eu aposto que você, como outras milhares de mães consegue. Quer testar?
Se sua resposta é sim, é só. Clicar aqui e conhecer o milagre de 7 dias da disciplina prática.
Beijos e até a próxima!