O que a mãe fala é muito importante para qualquer criança. Portanto, você nunca deve falar para seu filho, coisas que podem passar lições negativas. Afinal, falando a coisa errada você pode magoá-lo, deixá-lo confuso ou sem estímulo para aprender.
Existem algumas coisas que nenhuma mãe deve falar para seu filho. Algumas podem até parecer boas, mas acabam o prejudicando. Outras que simplesmente fazem mal a ele. Por isso, para não deixar você cometer esse erro, aqui vão as coisas que você nunca deve falar para seu filho:
1. “Você é um péssimo filho”
Essa encabeça a lista de coisas que você nunca deve falar para o seu filho. Nada justifica uma frase dessas. Ele pode estar sendo a criança mais desobediente do mundo, fazendo a maior birra, mas em nenhuma circustância, nenhuma, uma mãe ou pai devem proferir essas palavras.
O motivo: Machuca qualquer um e muito…
Mães e pais, são os heróis de uma criança, e ouvir de um deles algo assim, dói demais. Nenhuma criança precisa passar por isso, jamais. Jamais, mesmo!!!!
[fusion_widget_area name=”avada-custom-sidebar-hometppostslarge” background_color=”” padding=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=””][/fusion_widget_area]
2. “Parabéns, você foi ótimo”
Ao falar isso, toda vez que seu filho consegue realizar algum feito, você acaba fazendo-o dependente da sua aprovação. Então, quando for elogiá-lo seja mais especifica, como por exemplo: “Parabéns filho, eu vi que você ajudou muito seu time, jogando com eles e dividindo a bola”
3. “Não aconteceu nada”
Quando seu filho cai e se machuca, por mais que o resultado seja só um raladinho, não diga que não aconteceu nada. Mesmo não sendo nada. Se seu filho está chorado, para ele algo aconteceu e ele está sentindo dor. Então, não menospreze seus sentimentos. Diga algo como: “Você caiu e machucou, você quer um beijo? Ou um band aid para passar?”
Aproveite para dar um abraço bem gostoso no seu pequeno.
4.”Vai logo”
Tá aí algo que você nunca deve falar para seu filho. Vou explicar…
Seu filho está aprendendo a fazer as coisas dele sozinho, como colocar o tênis ou comer com a colher. Porém, você está novamente atrasada. Apressá-lo, só coloca mais pressão na situação, o que não leva a nada.
Primeiro, por que ele pode se frustar. Já que não está conseguindo fazer a atividade com rapidez. Segundo, por que ele não vai conseguir correr mais. Se você fizer por ele, grandes serão as chances dele ficar bravo e uma briga surgir. Algo que só fará você perder mais tempo. Então, invés disso diga: “Estamos atrasados.” O que coloca vocês dois no mesmo time e transforme as atividades em uma brincadeira, como por exemplo: “Vamos ver quem se veste mais rápido?”
5.”Eu estou de dieta”
Isso também é algo que você nunca deve falar para seu filho, principalmente, para as meninas que sofrem com a pressão do corpo perfeito. Falar que você está de dieta, não é algo positivo. Isso pode enraizar uma preocupação com “ser gorda” muito cedo. Ao invés disso, diga: “Eu estou comendo coisas saudáveis por que me fazem bem”.
A ginástica também deve ser um assunto tratado de forma positiva. Você nunca deve falar para seu filho: “Eu preciso fazer ginástica”. Isso passa a sensação de obrigação, de que que se exercitar é algo negativo. Ao invés disso, fale algo positivo como: “O dia está lindo, vou dar uma corrida” ou “Vou treinar para me sentir bem”.
6. “Eu não tenho dinheiro para comprar isso”
Dizer isso é uma ótima solução quando seu filho quer um brinquedo novo. O único problema com essa frase, é que no momento que você for comprar qualquer outra coisa, seu filho vai pensar: “Porque ela tem dinheiro para comprar isso e não para comprar o meu brinquedo?”
Ou seja, você nunca deve falar para seu filho algo assim. A melhor solução é explicar que você não pode comprar aquele brinquedo, porque você está guardando o dinheiro para comprar coisas que vocês realmente precisam. Se ele continuar discutindo ou perguntando, aproveite o momento para ensiná-lo sobre dinheiro e orçamento, que tal?
Clique na Vitrine Abaixo e Compre Roupas de Mãe Moderna!
7. “Não fale com estranhos”
Tá aí uma frase inútil. Você nunca deve falar para seu filho uma coisa assim. Porque é um conceito difícil de qualquer criança entender. Eu sei que o intuito é proteger. Porém, as crianças não entendem o conceito:”ser estranho”. Se a pessoa se apresentar deixa de ser estranho? E se for um policial ou alguém tentando ajudar?
Outro motivo pela qual esse conselho não funciona, é o fato de que a maioria dos sequestros de crianças, são realizados por alguém que a criança conhece, ou seja, um não estranho…
Ou invés disso, dê exemplos de situações como: “O que você faz se uma pessoa lhe oferecer um doce ou uma carona ?”
Ao dar exemplos de situações suspeitas e explicar exatamente como seu filho deve reagir, caso qualquer coisa aconteça (que se Deus quiser nunca irão acontecer), seu filho vai saber exatamente como reagir!
Outra boa coisa a se dizer é: “Se qualquer pessoa fizer com que você se sinta triste, com medo ou confuso, você me conta imediatamente, ok ?”
8. “Cuidado”
Eis uma palavra que eu uso 32 vezes por dia aqui em casa…
A palavra em si não é um problema. O maior problema é o momento em que você a usa. Por exemplo, seu filho está pendurado em cima do brinquedo no parquinho. Se você berrar cuidado, ele pode perder o foco e aí sim, cair.
Portanto, peça cuidado antes dele entrar em uma situação de potencial risco. Se ele já estiver em uma, se aproxime dele e fique de olho para segurá-lo caso ele caia. Só não vale tirar a atenção do pequeno.
9. “Não tem sobremesa, enquanto você não acabar o jantar”
Essa frase sozinha, acaba com as perspectivas do seu filho comer bem para o resto da vida.
Isso porque, passa o conceito de que a sobremesa é a parte boa da refeição e o jantar ou almoço em si, ruim.
Parece que a comida é a obrigação e a sobremesa a recompensa. Portanto diga no lugar: “Primeiro a gente come a comida, depois a sobremesa”. As palavras mudam só um pouco, mas você para de associar: a sobremesa a recompensa e a comida a obrigação.
10. “Deixa que eu te ajudo”
Ajudar nossos filhos, é tão natural para um mãe, como respirar. O problema com isso é que ele não aprende a resolver seus problemas sozinhos. Ele já vai logo pedindo para que você faça e pronto! Muito mais prático e simples do que tentar resolver sozinho, não é?
O problema com isso, é que ele precisa saber se virar sozinho, a comer sozinho, a resolver seus problemas e superar as dificuldades sozinho. Por isso, resista ao impulso de fazer tudo para ele. No lugar, faça perguntas que o guiem como: ”Como você pretende resolver isso? Porque você acha isso? Vamos tentar assim e ver se dá, certo?”
Bom mamães, uma sexta maravilhosa para vocês e um fim de semana cheio de aprendizados e risadas. Não se esqueçam, de entrar no grupo do facebook Mães Felizes! Sua vida pode mudar para melhor 😉
Beijos e até a próxima.
Haha eu dou risada pra não chorar Eu quando cai e se machucava minha mãe já vinha com um litro de álcool pra jogar emcima e faltava mim bater eu falo hoje depois que eu cresci nunca tivi um amor de mãe hoje eu vejo que minha mãe até tento por várias vezes ser uma boa mãe mais se lá acho que foi pela criação dela minha mãe era o cão em pessoa e Concerteza ela odia a minha mãe e não sei se por isso ela é assim é muito ruim pra mim já me prejudiquei muito do lado dela eu não vejo a hora de sair de casa logo ai quando ela percebe vai esta sozinha sem ninguém porque nunca deu valor e nem amor pelos seus filhos meu coração dói mais ela Concerteza ainda vai pagar caro pelas maldades com seu próprio filho
bom dia, adorei o texto!!!
Muito bom
Adorei…..e tudo q vou seguir daqui pra frente!
Melhor ficar muda então. Algumas até concordo. Mas é muito mimimi…daqui a pouco tem que pedir por favor para educar. É cada porcaria que se lê hoje em dia!
Muito bom! Alguns itens não pensava dessa forma. Obrigada
Maravilhoso! Gratidão 👏👏👏😍😍😍
Maravilhoso!!! Frases simples, exemplos simples, mas que no dia a dia fazem toda diferença 👏👏👏👏👏
Amei as dicas!