Você acorda no meio da noite com seus filhos aos berros ou do seu lado chorando. Não tem nada que assuste mais do que isso. Logo vem a mente o pior do pior e nosso coração aperta desesperadamente. Então veja aqui porque seu filho acorda chorando durante a noite!
Ver o filho acorda chorando é uma das coisas que mais assusta uma mãe. Apesar de ser uma forma de comunicação e sabermos que isso acontece com 100% dos bebês, o choro incomoda muito os pais. Ninguém gosta de ver seu filho chorar. Quando isso acontece durante a noite e o choro é forte, a preocupação é maior ainda. Fome? Dor? Fralda suja? O que você precisa investigar quando o seu filho acorda chorando?
Pesadelos
Geralmente a partir de 1 ano, as crianças têm pesadelos. Começam a assustar com algo que viram durante o dia, ficam muito agitadas, geralmente estão querendo andar e verbalizar algumas coisas, aumentam a resistência para entrar no sono e o cansaço pode ajudar o episódio a acontecer mais frequentemente. Quando as seu filho acorda chorando isso acontecem quase sempre na segunda metade da noite, onde os sonhos são mais comuns. O que fazer: ter uma rotina, um ritual de sono consistente, não deixar seu filho dormir muito tarde e não pular as sonecas do dia. Também pode ajudar um objeto de transição ou mesmo deixar uma luz (bem fraca) no quarto da criança.
Terror noturno
Diferente do pesadelo, quando a criança passa por um episódio de terror noturno, ela não lembra do que aconteceu e não fica assustada com isso. Outra diferença do pesadelo é que o terror quase sempre acontece na primeira metade da noite, durante a fase de sono não REM, ou seja, a criança não está sonhando. O que fazer: apenas cuidar da segurança da criança e esperar o episódio passar. Especialistas indicam que os pais não tentem acordar a criança. Ele dura em média 10 minutos e dificilmente precisa de uma intervenção medicamentosa. A criança chora muito, pode abrir os olhos e se agitar demais. Não existe uma causa exata para a ocorrência do terror, mas o extremo cansaço, privação de sono e estres podem fazer com que aconteça com mais frequência.
Incômodos como o nascimento dos dentes / refluxo / dores de barriga / otites / alergias
Se seu filho dorme bem mas em alguns dias ele não sustenta o sono de forma alguma, você deve investigar se tem algo que possa estar incomodando aquela criança. Gengivas inchadas, excesso de baba ou quando a criança não tira a mão da boca, pode ser indício da chegada dos dentinhos. Se a criança se contorce, faz movimentos com as perninhas e para de chorar quando fica em alguma posição diferente no seu colo, pode ser que esteja sofrendo com gases.
Sempre que isso acontecer, repare no dia dela. Comeu algo de diferente? Se a criança é alimentada por leite materno, a mãe comeu algo diferente? A criança foi alimentada deitada (o que pode aumentar a chance de otite)? Já foi investigada possíveis alergias alimentares? A criança tenta tocar alguma parte do corpo? Nestes casos, o melhor é procurar um pediatra para entender melhor a necessidade dessa criança.
Distúrbios de sono
Bruxismo, síndrome das pernas inquietas, ronco, apneia, sonambulismo ou despertares confusos. Estes são alguns distúrbios de sono que podem atrapalhar bastante o sono do seu filho. Para diagnosticar qualquer um deles, é necessária uma profunda observação. Bebê se mexe muito então é comum os pais se confundirem com a síndrome das pernas inquietas. O ronco é mais comum se a criança está com dificuldade para respirar (nariz congestionado), mas se é frequente, deve ser investigado.
Estes distúrbios devem ser tratados com a ajuda do pediatra, neuropediatra e médicos especialistas em sono.
Associações de sono
Estas são as mais comuns, ou seja, existe uma enorme chance do seu filho acordar chorando de madrugada por um fator comportamental. Para alívio dos pais, geralmente não é nada fisiológico que faz seu filho despertar tanto e chorar, mas se trata de uma falta de habilidade em dormir e manter o sono – a criança não consegue ligar alguns ciclos de sono.
O que fazer: a primeira coisa é entender como seu filho adormece. Ele dorme no colo sendo ninado? Mamando? Dorme na cama dos pais e é transportado para o berço? Se isso acontece e seu filho chora muito durante a madrugada e precisa voltar para o colo ou ser alimentado (mesmo que em intervalos curtos) ou ir para a cama dos pais, essa é a forma que ele aprendeu a dormir! É errado? Não podemos dizer isso, porque muitas crianças dormem desta forma e conseguem seguir no sono a noite toda, porém 4 em cada 10 crianças até 2 anos não conseguem e é necessário ensinar estas crianças a dormirem.
Não é uma tarefa fácil, mas se seu filho acorda chorando muito e você sabe que não se trata de fome ou outro incômodo ou distúrbio, considere a hipótese dele ter desenvolvido uma associação onde ele precisa de ajuda para manter o sono e mude essa associação.
Da mesma forma que ele aprendeu a dormir com ajuda, ele é capaz de dormir com mais independência. Não é necessário deixar chorar até dormir ou “abandonar” seu bebê no berço, mas aos poucos, você pode quebrar as associações, com muito carinho e respeito ao seu bebê.
A autora
Michele Melão é Consultora de Sono Infantil e Baby Planner certificada pela International Academy of Baby Planner Professionals (IABPP) e International Maternity and Parenting Institute (IMPI), na Califórnia. É mãe e sócia da Maternity Coach (http://www.maternitycoach.com.br), uma consultoria especializada em diverso
Minha filha tem 2 anos , ela acorda mais de uma vez a noite chorando alto e dando birra pra não voltar a dormir , isso dura em torno de 10 minutos . São todas as noites e não sei o que fazer .
Aí o meu filho tá do mesmo jeito! Ele dormia super bem… Foi quando turei a mamada do peito! Daí agr ele acorda umas duas vezes por noite, chora muito msm dura em média 15 minutos um dia ele chorou 1 hora contada de relógio.😖😔
Tenho um filho de 1 ano e 1 mês não é nada fácil ter uma noite inteira de sono, muito agitado ,chora muito tenho que mamar bastante pra ele dormir e muitas vezes tenho q deixar entrar em sono mais profundo no colo pra larga lo na cama,não sei o que fazer as noites são difíceis.