Estimular a criatividade do seu filho é um investimento maravilhoso para o futuro da dele. Mas como fazer isso e ter uma criança criativa em casa? Existem formas fáceis e divertidas para fazer isso no seu dia a dia!
Ter uma criança criativa em casa é uma benção. Aliás, estimular a criatividade das crianças é uma forma maravilhosa de contribuir como o seu futuro. Já que a criatividade o ajudará durante a sua vida toda. É a criatividade que provêm ideais para empreender, soluções para problemas difíceis e o famoso “pensar fora da caixa” - tão valorizado hoje por todas as empresas.
Para uma criança criativa o céu é o limite por que não oferecer esse tipo de habilidade para quem você ama tanto de uma forma fácil e divertida? Veja abaixo algumas ideias de como fazer isso:
1.Faça perguntas estranhas
Uma coisa que eu adoro fazer com o Thomas são perguntas sobre as pessoas que vemos na rua ou as coisas. Como por exemplo: “Olha aquele moço, onde será que ele vai?”,” O que será que mora no mar?” A criança vive em um mundo todo dela e fazer essas perguntas estimula que ele crie histórias, pense sobre assuntos inusitados ou em coisas que ele nunca pensou antes.
2. Faça experiências
Quem além de mim tinha aquele jogo de química quando pequeno? Eu amava aquilo. Adorava fazer experiências e misturar tudo para ver no que ia dar. Hoje a internet provêm uma ferramenta ótima para as mães acharem experimentos ou brincadeira divertidas que estimulem a criatividade das crianças. Inclusive foi assim que a minha prima Aninha, uma criança criativa, descobriu como fazer um Slime sem Borax (uma substância tóxica) fácil de fazer e que funciona super bem. Segue o video:
Lembre-se você pode colorir o Slime com corante de alimentos e até adicionar glitter ou bolinhas de isopor para ficar mais legal. Seu filho, por ser uma criança criativa também, será capaz de se entreter por horas.
#Fica a Dica: Caso um acidente aconteça o Slime saí do cabelo e da roupa com água quente, ok? Experiência própria!
3. Leia livros e deixe que ele continue a história
Uma ideia ótima é ler com seu filho. Só de fazer isso você já está promovendo a criatividade deles afinal ao ler um livro você abre um mundo de infinitas possibilidades. Agora se seu filho já tem um jeitinho de criança criativa, você pode parar de ler a história no meio e deixar que seu filho invente o fim ou se ele ainda não souber ler, deixe que ele veja as figuras e crie uma versão da história só dele. Que tal?
4. Faça arte
Pintar é algo a maioria de nós não faz mais depois que cresce, mas quem não lembra das aulas de artes na escola? Papel marche, tinta, algodão, grãos… qualquer coisa é ferramenta para liberar o criança criativa que é seu filho. Compre uma cartolina e dê materiais para seu filho liberar o artista que vive dentro dele. Segue aqui algumas ideias de materiais que você pode oferecer a ele:
- Tinta
- Agua
- Gelo
- Grãos (arroz, lentilha, feijão e etc…)
- Algodão
- Carvão
- Papéis coloridos e de texturas diferentes
- Giz
- Lápis
- Pregador de roupa
- Pedaços de tecido
- Lantejoulas
- Glitter
- Cola
- Tesoura sem ponta
- Cola colorida
- Revistas infantis
- Adesivos
- Palito de sorvete
- EVA
- Cartolinas
- Caixa de papelão
- Garrafas de águas vazias
- Rolo de papel higiênico vazio
- Rolo de papel alumínio e o alumínio
- Copos de plástico
- Isopor
- Argila
- Corantes de alimento
- Camisetas velhas
- Jornal
- Macarrão cru
Imagina o que seu filho não vai criar com qualquer quantidade desses materiais?
#Fica a Dica: Se você pensou na bagunça, não esqueça de forrar de jornal o lugar antes de começar a brincadeira e relaxe. Não adianta querer fazer uma brincadeira dessas para ficar estressada com a bagunça, não é?
5. Dê liberdade
Seu filho precisa ser livre para explorar o mundo a sua volta. Então tente não ficar muito em cima dele. Deixe-o em um lugar seguro e deixe que ele explore. Ele já nasceu uma criança criativa, então deixe que ele crie.
6. Brinque com ele
Brincar é uma das melhores coisas que você pode fazer com seu filho. É, aliás, uma das melhores ferramentas de aprendizado para as crianças e como um belo bônus, você ainda aumenta o vínculo entre mãe e filho.
7. Mostre coisas novas para ele
Lembre-se para eles tudo é novo. Hoje mesmo, meu carro voltou da revisão. O Thomas e eu ficamos vendo o guincho descer o carro. Veja parece bobo, mas para ele foi incrível. Ele viu como um carro é transportado de um lugar para o outro, viu com desce a rampa do guincho e ainda “guiou” o carro na garagem. Para ele essa experiência foi magica. Por isso, leve seu filho a lugares diferentes e mostre coisas novas (para ele) sempre que puder. Um passeio no parque ou a praia já pode ser uma descoberta para ele.
8. Leve-o a atividades culturais
Cinema, teatro, museus interativos ou não e etc… Qualquer atividade onde ele conheça coisas novas, seja exposto a arte, cores, movimentos ou música é bem vindo. Esses programas são ótimos para desenvolver sua criatividade e cultura.
9. Entre na brincadeira
“Vira e mexe” o Thomas solta uma história doida qualquer: “Mãe cuidado! Olha o tubarão!”. Detalhe: nós estamos na sala de casa e a TV está desligada. Eis que eu subo no sofá e entro na brincadeira.
Estimular a criatividade requer que você imagine e brinque com ele. Ainda mais, quando você só tem uma criança dentro de casa. Sim, você vai parecer doida (já sai correndo com ele no meio do shopping) mas é o preço que se paga para ter uma criança criativa.
10.Dê fantasias para ele
Brincar de se fantasiar de herói ou princesa e interpretar uma história é certo que vai estimular a imaginação do seu filho. Não tem nada que eles gostem mais e que faça a imaginação aflorar com velocidade.
11. Cozinhe
Eu amava cozinhar biscoitos com a minha mãe. Na hora de decorar a “zona estava armada”, mas a criatividade também. Fora que fazer doces é sucesso garantido!
12.Tire fotos e faça videos
Essa é uma ótima maneira de criar memórias. Tirar foto ou fazer videos dos seus filhos também é uma maneira de estimular a criatividade deles. Afinal, eles precisam fazer alguma coisa na frente da câmera, certo?
13. Invente músicas
Mesmo durante atividades diárias cantar faz bem a todos nós e vocês podem sempre inventar músicas em relação as atividades que vocês estão fazendo. é engraçado, fortalece o vínculo entre vocês e adiciona uma dose de leveza na dia.
14. Monte um teatro
Com fantoches de meias velhas ou com as próprias crianças fazendo interpretações de suas histórias favoritas, o teatro é certeiro na hora de estimular a criatividade das crianças. Essa opção também é uma ótima oportunidade de criar memórias, de manter seus pequenos ocupados por bastante tempo e de ter um dia divertido com a família inteira.
Espero que vocês tenham gostado do post e das ideias. Se vocês tiverem mais algumas para sugerir, não esqueçam de comentar aqui embaixo.
Beijos e até a próxima.
O que você acha? Deixe seu comentário!