Você está tendo dificuldades em colocar seu filho para dormir a tarde? Ele dorme cada vez mais tarde? Veja aqui se não está na hora de parar com as sonecas de vez …
Parar com as sonecas pode ser uma decisão difícil. Afinal, a cada vez que entendemos a fase que nossos filhos estão parece que tudo muda. A sensação, é de que a cada dia você tem uma surpresa nova. Quando você finalmente entende como ele gosta de dormir, tudo muda na hora do banho, quando você consegue ensinar ele a comer, ele para de ter sono na hora certa… Ter um filho é um constante desafio para se manter em dia com seus aprendizados e picos de desenvolvimento.
Veja também: Como Lidar com o Sono do Seu Filho
Hoje, eu estou em mais um destes saltos. Desde o ano passado que estou me debatendo se devo parar com as sonecas do Thomas ou não. No começo foi uma intuição minha, algo me dizia que estava na hora, mas como para mim isso nunca é o suficiente. Resolvi pesquisar e descobrir os sinais básicos de quando devemos parar com as sonecas:
1.Guia de Básico de Referência
Como informação nunca é demais, segue um guia fácil de referência do sono e das sonecas do nascimento até os 12 anos. Este é um guia de referência não deve ser usado como regra. Porém, a maioria das crianças costumam parar com as sonecas dos 3 aos 5 anos.
O melhor é ter um acompanhamento particular para o seu filho. Cada um é cada um, único e especial.
2.Colocá-lo Para Dormir a Tarde é uma Luta
Minha primeira pista de que eu deveria parar com as sonecas do Thomas foi a avidez com a qual ele fugia da soneca. Toda dia era uma luta. Antes a soneca da tarde era fácil, mas nos últimos meses tem sido cada vez mais difícil. Ele me enrola, ele foge, inventa desculpas, diz que está de dia e não é hora de dormir… Bom, no fim a soneca que demoraria uma hora e meia demora três. Já que demora o mesmo período para fazê-lo adormecer. No fim, ele acabava dormindo 2:30 da tarde, ou seja, na hora que ele deveria estar acordando. Resultado, noite difícil pela frente certeza. Esse é um dos primeiros sinais de que seu filho não precisa mais da soneca. Só cuidado para não confundir um charme momentâneo com a falta de cansaço.
3.Ele Passa a Dormir Cada Vez Mais Tarde
Como disse, a soneca da tarde estava cada vez mais difícil e cada vez ele dormia mais tarde. Resultado, a noite nada de sono. Percebi que o intervalo que o Thomas fica acordado dita o horário que ele vai dormir. Menos de 6 horas acordado fazem com que a noite dele seja agitada e dificultam o adormecer. Ou seja, meu filho que dormia 8 ou 8:30 da noite, agora estava indo dormir quase dez da noite em alguns dias. Mais um sinal de que a soneca não estava ajudando.
4.Seu Humor Permanece Consistente
As crianças, como toda mãe sabe, sofrem uma variação de humor brusca quando o cansaço bate. É choro por qualquer motivo, hiperatividade, mal humor, falta de atenção e até mudança na personalidade deles. Caso seu filho não demonstre nenhuma alteração como essas sem as sonecas, pode ser que a soneca seja desnecessária para ele.
5.Ele Tem Energia Durante o Dia Todo
Seu pequeno não cai no sono durante o dia no carro e consegue fazer todas as suas atividades sem perder o ritmo ou a atenção. Então, mais um sinal de que parar com as sonecas seja o próximo passo.
6.Ele Dorme Bem a Noite Mesmo Sem a Soneca
Se você estiver suspeitando que seu filho já não precisa mais das sonecas. Você pode fazer um teste. Não tem nada melhor do que testar para ver, mesmo porque você vai ver a influência da soneca na sua noite. Crianças que não estão preparadas para parar com as sonecas, tem um noite mais difícil quando não dormem a tarde. É aquele famoso ditado: “Sono chama sono”
Caso ele durma bem mesmo nós dias sem as sonecas, sem interrupções e de 11 a 13 horas. Este é outro sinal de que ele está pronto para parar com as sonecas.
7.A Necessidade da Soneca por Variar
Mamães, essa é a dica mais importante… Não precisa ser com soneca todo dia ou sem. A criança pode variar a sua necessidade, algumas podem precisar de soneca três vezes por semana, outras uma, outras nenhuma e isso pode ir se alterando. Por isso, fique de olho no comportamento do seu filho. Vale perguntar para ele e ver como ele está reagindo a cada dia. Existirão dias que ele estará mais cansado e outros que nem tanto. É uma fase de transição…
Não adianta mamães, a cada dia é uma alteração diferente desses pequenos e toda vez que você aprende eles parecem que mudam só para deixar você esperta kkk
Mas é isso que conquista a gente não é? Como diria o Papai Pop: “Nós nos apaixonamos pela dificuldade”
Não esqueça de comentar aqui embaixo, sugerir pautas, fazer perguntas e dar a sua opinião.
Beijos e até a próxima
Gostou? Compartilhe!