Como lidar com o sono do seu filho é um dos assuntos mais difíceis da maternidade, veja como lidar com o assunto na de verdade.

Como lidar com o sono das crianças é um dos assuntos mais difíceis da maternidade. Com exceção talvez das mães que ganham na loto e têm um bebê que dorme a noite toda a partir dos três meses. Toda mãe sofre com isso. Uma mais outras menos, umas por mais tempo outras menos mas todas nós enfrentamos estas dificuldades.

Existem muitas dicas, táticas e até simpatias que ajudam neste processo, aliás muitas que eu uso e divido por aqui. Aliás pretendo pesquisar bastante esse assunto este ano.
De qualquer forma, esse post é para aprender a lidar com o sono deles. Por isso, vamos a pauta do momento.

Como Lidar com o Sono do seu Filho

Negação

No primeiro momento, durante a gravidez as mães tendem a dispensar o assunto como se nada fosse. “Isso não é tão importante”, “Meu filho não vai ser assim”, “Eu vou conseguir lidar com o assunto”, “Sono não é tão importante assim”. Ou a felicidade é tanta que as mães nem ligam.

Raiva

Em um segundo momento, vem a raiva. Já que as mães culpam todas as demais por não terem sido avisadas de que isso poderia aconteceria. Até mesmo pode ocorrer a raiva do marido, que não ajuda ou que não fica acordado a noite toda. Ou a raiva de si mesma por ter ficado nervosa com seu filho, por achar que está falhando ou por não haver dormido enquanto houve chance.

Como Lidar com o Sono do seu Filho

Barganha

Esta é a hora que a mãe começa a prometer qualquer coisa para que seu filho durma pelo menos uma noite, uma hora, um minuto que seja. Ela começa a tentar de tudo e qualquer coisa para que seu bebe durma. Afinal ela já está em tal ponto de cansaço que uma noite de sono bem dormida vale qualquer coisa.

Depressão

Depois disto a mãe já está em um tamanho desespero que tudo é ruim e sua vida nunca mais será a mesma e ela nunca mais terá forças para nada, muito menos para se arrumar e sair para jantar fora com o marido. Sua autoestima esta lá embaixo e seu senso de humor desaparece e ela se distancia de seu marido.

Como Lidar com o Sono do seu Filho

Aceitação

Por fim ela aceita a sua nova situação de vida e é como se um manto de peso levantasse do seus ombros. Ela volta a ser feliz e se adapta. Dorme menos ou precisa menos de sono, relaxa mais e aprende a lidar melhor com a situação. Pronto: agora ela está no caminho certo para voltar a sua vida normal e ser mais feliz

Eu não sei se vocês perceberam mas os cinco estágios acima são os estágios do luto. Ou seja, sim ter filhos é a morte do seu sono. Não adianta negar ou dizer que não, mas esse pedaço de sabedoria popular é verdade. Nunca mais você dormirá 100% tranquila. Isso por que ele vai acordar ou por que ele saiu ou por que você esta com saudades.
Ter filhos é se preocupar e o quanto antes você aceitar isso melhor será. Relaxe, cada fase tem seu tempo, sua magia e suas dificuldades.
Sinto muito se eu decepcionei vocês neste post. Costumo sempre entregar alguma solução ou algo que agregue as minhas leitoras e este post não é diferente. Pode não ser bom mas é a verdade.

Vocês concordam ?

Beijos e até a próxima

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

e