As crianças mentem, sim! Mas, não é culpa delas. Veja o porquê e como lidar com isso.

As crianças mentem sim apesar do ditado popular… E isso não quer dizer que elas seja mentirosas ou má meninas e meninos. Todas crianças mentem. Principalmente, dos 2 aos 4 anos. Então, fique tranquila se seu filho mente e conta histórias fantásticas isso é mais do que normal.

O Por quê

Dos 2 aos 4 anos as crianças ainda não conseguem entender o conceito “mentira”. Isso por que a sua imaginação é tão fértil que eles acabam confundindo a verdade com a fantasia. Então, se eu filho come uma bolacha escondida e você o pega, ele pode dizer algo como: “Foi o homem aranha que comeu”. Para ele isso realmente é possível.

Outro motivo pelo qual as crianças mentem, é porque ele realmente gostaria muito que algo tivesse acontecido de forma diferente. Vou explicar: Digamos que seu filho empurre um amiguinho, que por sua vez, chora. Seu filho pode se sentir tão mal, que deseja muito nua o ter empurrado… Por isso, quando você pergunta o que aconteceu, ele diz que seu amigo caiu sozinho… O intuito dele nua é mentir. Mas ele se arrende tanto, que passa a acreditar que algo aconteceu de forma diferente.

Quer saber porque as crianças jogam as coisas? Clique aqui!

Clique e Compre Roupinhas Que Eu Amo:

[Looklink - Widget Vitrine #69682 - BEGIN …

… END]

O Que Isso Quer Dizer

Seu filho mentir nessa idade não quer dizer que ele será mentiroso no futuro. Aliás, se ele conseguir contar histórias complexas e bem convincentes cedo, isso mostra o quão inteligente ele é. De qualquer forma, fique tranquila isso é só uma fase que irá passar. É como se fosse mais um marco do seu desenvolvimento.

Quer saber como seu filho demonstra amor? Clique aqui!

Que NÃO Fazer

Não adianta, ficar o questionado e tentar pegá-lo na mentira. Isso só levará a uma briga. Veja as atitudes que você deve evitar:

  • Não fique nervosa
  • Não grite
  • Não o coloque de castigo
  • Não o questione
  • Não o acuse

Lembre-se, ele ainda está aprendendo a diferença de verdade e imaginação. As crianças mentem, mas não é por mal. Tenha paciência e divirta-se com as histórias mirabolantes deles.

O Que Fazer

Dê o exemplo de confiança. Mostre para o seu filho que ele pode confiar em você e que você confia nele também. Sempre procure manter a sua palavra e quando você não conseguir, não finja que nada aconteceu, peça desculpas sim!

Perdoe as fantasias e as histórias. Tá na cara que ele inventou uma história, certo? Eu pessoalmente, gosto muito de estimular a imaginação dele. Então procuro arrumar o que ele fez de errado, mostrando a solução para ele. Mas, não acabo com a fantasia. Por exemplo, o caso do Homem-Aranha comedor de biscoitos: “Nossa esse Homem-Aranha desobediente. A mamãe falou que só depois do almoço, muito feio ele não obedecer, né?”. Recado dado 😉

Fale da importância da verdade. Espere o momento em que seu filho mentir e tente explicar a importância de dizer a verdade. Eu adoro usar a história do: “Pedro e o Lobo”.

Ensine- o a se desculpar. Ás vezes, ele tenta inventar uma história por que não sabe reparar a situação. Por isso, mostre a solução e não fique o questionando. Desse jeito, você evita uma briga desnecessária.

Viu porque as crianças mentem? Não é por mal e também não significa que elas serão mentirosas. Fique tranquila! Divirta-se com as histórias, dê o exemplo e mostre a importância da verdade quando você tiver a chance.

Espero que vocês tenham gostado do post e não se esqueçam de deixar um comentário aqui embaixo.

Beijos e uma semana maravilhosa

Compartilhe:

O que você achou do post? Dê sua opinião aqui embaixo: