Existem várias formas de manter a conexão e o vínculo com o seu filho. A conversa é uma delas! Faça seu filho conversar com você e contar do seu dia sempre que conseguir. Assim você fica por dentro e cada vez mais próxima dele.
Fazer seu filho conversar pode ser difícil. Quando as crianças são bebês é mais fácil criar e manter uma conexão com a mãe. Porém, conforme elas vão crescendo e desenvolvendo sua independência, essa conexão fica mais difícil. Afinal, elas vão desenvolvendo sua própria vida, indo para a escola, criando amigos e etc… Nada que seja ruim, aliás faz parte do seu desenvolvimento. Mas ao meu ver manter essa conexão familiar é um das coisas mais importantes da vida. Já que é nossa família que está do nosso lado todos os dias e vai ser nossa família que irá nos ajudar nos momentos difíceis.
Além disso, essa conexão é o que vai permitir que você guie seu filho é o mantenha longe das escolhas erradas e das companhias erradas.
Na vida temos muitas opções que nos são oferecidas e nem todas elas corretas. É essa ligação entre mãe e filho que permitirá que fará seu filho conversar com você, quando em dúvida de que caminho tomar.
Ter um canal de comunicação aberto entre vocês é uma das melhores formas de proteger seu filho de tanto mal que existe no mundo.
Uma forma de manter o vinculo entre mãe e filho e de garantir que você sempre faça parte da sua vida é a conversa.
Por mais banal que pareça, na correria do dia a dia, muitas vezes deixamos de conversar com as crianças e simplesmente vamos cumprindo as obrigações diárias e nos afastando. Apesar de ensinar seu filho conversar ser essencial.
Outra dificuldade para manter esse diálogo é a falta de interesse deles em contar do seu dia e dos acontecimentos da sua vida. Claro, que isso varia de criança para criança, mas se não criarmos esse hábito quando eles são pequenos, cada vez aumenta a dificuldade dessa ligação e dessa abertura se estabelecer.
… END]
Por isso eis algumas perguntas que você pode fazer aos seus filhos, já na primeira infância, no fim do dia e estimular seu filho a conversar mais:
- Qual foi a melhor parte do seu dia?
- O que você aprendeu hoje?
- Qual a pior parte do seu dia?
- Você brincou com qual amigo?
- Você aprendeu o que ?
- Você caiu?
- Qual o seu brinquedo favorito?
- Qual a sua cor favorita?
- Você pintou hoje ?
- Qual a sua melhor amigo?
- Algum amiguinho seu não foi na escola hoje? Por que ?
- O que a professora ensinou?
- Você sentiu saudades da mamãe?
As perguntas são bem simples, eu sei, mas às vezes quando pegamos as crianças da escola da um branco e seguimos a falar o que vai ocorrer depois.
Como o Thomas as perguntas que mais funcionam, são as específicas. Quando mais detalhe você perguntar, mais a conversa se desenrola. - Bianca Arcangeli
A segunda parte da dica de hoje é a mais importante.
Depois de conseguir fazer seu filho conversa e contar do seu dia, escute, tenha paciência e preste atenção nele. Não atenda o celular, não pare para fazer outra coisa, esse é o momento de vocês. É o momento que se desenvolve uma comunicação entre mãe e filho. Algo que se for bem desenvolvido, durará para a vida toda.
Por fim, não se esqueça de nunca diminuir ou ridicularizar as pequenas coisas que aconteceram ou que são importantes na vida deles. Afinal, é agora que você esta estabelecendo uma confiança, Pense que se no futuro seu filho realmente tiver um problema, ele precisa saber que você está lá para escutar e não ridiculariza-lo. Se ele pensar diferente ele tende a não contar nada, já que para ele não adianta nada mesmo…
Então, dê valor, melhor que os problemas deles sejam pequenos mesmo, infelizmente nem sempre esse será o caso…
Em resumo mamães, nunca esqueça da colocar a sua vida de lado e ouvir um pouco sobre a vida de seus pequenos, não deixe isso para depois, pode ser tarde e você se encontrarão afastados.
Boa quarta feira e muito carinho e conversa para vocês
Beijos e até a próxima
O que você acha? Deixe seu comentário!