Crianças difíceis para comer, são as maiores preocupações de uma mãe. Afinal é da alimentação que vem as vitaminas e toda a energia que seu filho precisa. Então juntamos alguma dicas para ajudar as mães nesse momento.
Uma coisa que causa desespero para qualquer mãe, são crianças difíceis para comer. Além da frustração de fazer uma refeição linda e seu filho não comer nada, tem a preocupação com a sua saúde. Então, seguem 17 dicas que irão ajudar as mães com esse probleminha:
1. Foque nos princípios básicos
Balancei as refeições, ofereça variedade e aplique moderação.
2. Não encha o Prato
Para crianças que são difíceis para comer um prato enorme pode ser um desafio. Se você coloca uma quantidade suficiente para as crianças, porém não exagerada. Quando eles conseguirem comer tudo, a sensação de conquista é ótima. Eles se sentem mais felizes e isso os motiva.
Veja também :Com que Idade as Crianças Podem Começar a Comer Peixe Cru?
3. Encoraje uma dieta balanceada
Eu sei que é mais fácil falar do que fazer, porém tente oferecer uma grande variedade de alimentos. Não caia na tentação de oferecer só o que ele quer ou gosta, por mais difícil que seja. Melhor uma crise de birra do que uma criança mal nutrida.
4. Não Desista
Não importa que eles não queiram ou não gostem, sempre ofereça uma fruta e uma verdura em todos os lanches ou refeições.
Pense! Agora é a hora que você vai definir o padrão alimentar do seu filho. O tipo de alimentação que ele aprender hoje, será o dele para o resto da vida. - Bianca Arcangeli
5. Ofereça variedade
Cada alimento, por mais saudável que seja, oferece um grupo de vitaminas e minerais. Portanto, se você só oferece para seu filho a mesma coisa, sem parar, podem faltar outras vitaminas e minerais, necessárias para o seu desenvolvimento.
6. Faça com que ele veja ou participe do preparo
Assim, ele entende como as frutas e as verduras são preparadas. Deixe que ele mexa na comida, cheire o perfume dos temperos e mostre como cada alimentos se transforma na refeição dele. Isso vai fazer com que ele se sinta mais envolvido e se anime em comer.
7. Todos os tipos de comida podem fazer parte de uma dieta saudável
Aqui entra a parte da moderação…
… END]
8. Imponha limites para as calorias vazias
Calorias vazias consistem em: doces, fast food, salgadinhos e etc… Monte porções na hora que for oferecer esse tipo de comida e não se esqueça, que as crianças são pequenas, então, uma porção de adulto é muito mais do que o limite saudável para eles.
9. Divida os alimentos em três categorias
- Alimentos que você pode comer o tempo todo
- Alimentos que pode comer de vez em quando
- Alimentos que quase nunca se pode comer
10. Não use comida com recompensa
Quando usamos comida como recompensa as crianças focam nesses alimentos. Eles entendem que aquele alimento usado como recompensa é melhor do que os alimentos que eles devem comer, os saudáveis. Por isso, tente não criar esse foco, afinal a maioria das mães não dá brócoli como recompensa.
11. Pense na nutrição do seu filho como um todo
Não se preocupe em suprir seu filho de todas as vitaminas e minerais em TODAS as refeições. Você tem a semana inteira para oferecer tudo. Pensar assim, reduz o stress de cada refeição. Afinal, mesmo que ele não coma a quantidade de proteína necessária dessa vez você sabe que pode compensar depois, por exemplo.
12. Sempre ofereça algo familiar
Em toda refeição ou lanche, tente oferecer algo familiar para o seu filho, algo que você sabe que ele goste ou prefira. Ofereça só um alimentos diferente por refeição. Assim, você garante que ele vá comer alguma coisa do prato.
13. Seja Criativa
O Thomas pede espinafre todo dia para mim! Juro! Eu faço panquecas de espinafre… Ele ama e é lotado de vitaminas. Ele pede bolinho… Meu bolinho é de brócolis… Não tem como dizer o quão é importante ser criativa na cozinha. Existem muitas comidas fáceis de fazer, boas e extremamente saudáveis. É só querer!
14. Dê o exemplo
Não adianta você comer macarrão todo dia e querer que seu filho coma salada e verduras. Eles aprendem vendo! Então, se você quer que seu bebê aprenda a comer de forma saudável, coma você também. Um exemplo: eu nunca tinha dado alface para o Thomas, achei que ele não iria comer. Eu como todas as noites. Um belo dia ele me pediu e hoje come todos os dias. Ou seja: se vocês (os pais) forem difíceis para comer, seu filho também será!
Seu filho tende a repedir tudo que ele vê em casa. Nunca se esqueça de ser sempre o melhor que você pode ser para ele! - Bianca Arcangeli
15. Não force seu filho a comer
Não force seu filho a comer nada. Isso não funciona. Ele podem até comer em um primeiro momento, por causa do medo. Mas depois, quando o medo vai embora, eles só terão uma má lembrança associada aquele alimento, um experiência ruim com você e ainda não vão querer comer. Por isso, ajude e seja um suporte, não um inimigo.
16. Não dê bebidas durante as refeições
Só de sucos ou água no final da refeição, assim eles não ficam de estômago cheio e tendem a comer melhor.
17. De opções
Quando possível, de opções para que seus filhos escolham o que comer. Porém, só dê opções que serão aceitáveis para você. Não ofereça algo que você não quer que ele coma.
É isso mamães espero que essas dicas ajudem vocês com as crianças difíceis para comer no dia a dia.
Beijos e boa semana a todos.
O que você acha? Deixe seu comentário!