A vida da mulher de hoje é cada dia mais difícil. Já era o tempo, onde as mulheres ficavam em casa e os homens cuidavam de pagar as contas e provinham segurança. Hoje, e cada dia mais, acredito que nós assumimos os dois papeis.
Claro, que nosso papel original de cuidar das crianças ainda é nosso. Somos nós, que cuidamos, amamos e protegemos. Custe o que custar… Nosso amor não tem limites.
Então, tudo que facilitar a vida de uma mãe, no meu ponto de vista, é muito bem vindo. Hoje com um lindo bebezinho, trabalho, namoro, cozinha, ginástica e etc… Chego a conclusão, que existe uma coisa, que ajuda qualquer mãe e bebê : A ROTINA
Não tem nada que criança goste mais, do que rotina e horário. Todo pediatra indica, toda cuidadora aconselha e toda pedagoga insiste. Criança precisa ter consistência, tranquilidade e rotina. Sei que é contra intuitivo e toda criança reclama de regras, mas não estou dizendo que deve ser imposta uma disciplina inflexível, com penas pesadas. Mas, sim uma freqüência de programas e horários pré-definidos, que transmita tranquilidade e segurança para as crianças.
Com isso, seu filho ou filha terá o relógio interno em ordem. Ele já sabe o que esperar e até educá-lo ficará mais fácil. Seu pituco ou pituca já estará acostumado com aquela rotina e com aquele processo, o que não deixa espaço para muita discussão. Além, de evitar momentos e situações imprevisíveis que gerem escândalos de sono, mal humor de fome, ou noite turbulentas.
Por isso, instale uma rotina na sua casa, se é que você já não tem, e mantenha-a. Seu filho irá agradecer e sua vida com certeza ficará mais fácil.
“Criança que dorme cedo acorda cedo, criança que dorme tarde, também acorda cedo” - Dica Mãe em Dia.
É claro, que se por acaso, algum dia a rotina for quebrada, não precisa se preocupar. Afinal imprevistos acontecem… Nesses casos, eu gosto sempre de explicar para o Thomas o que irá sair da rotina dele e o porquê. Assim, ele entende que aquilo não é algo que tende a se repetir e sim, alguma ocasião especial. Depois, eu só retomo a vida normal no dia seguinte.
Reparem que as fotos desse post sugerem uma rotina básica… Claro, que cada família é diferente mas a ideia é ter uma ordem nas coisas, que se mantenha sempre igual e com o horário sempre parecido.
Espero que essa dica ajude, parece óbvia, mas garanto que não é. Teste por duas semana e veja você mesmo. Um pouco de ordem, irá realizar milagres na vida de vocês.