Olá, meninas!
Antes de tudo, queria dizer que estou MUITO feliz em dividir com vocês um pouco do que tenho aprendido com a maternidade.
Sou uma mãe nova, confesso. Tenho 29 anos e meu filhote tem 10 meses. E, diferente da família em que fui criada, minha gravidez e a minha nova família não foram nos moldes tradicionais. Vivi muitos processos de amadurecimento e aprendizado em pouquíssimo tempo, alguns dolorosos, outros deliciosos. Não mudaria nadica de nada, já que tudo isso me fez chegar onde estou e acho que nunca me senti tão feliz em toda a minha vida! Não apenas como mãe, mas como mulher, como ser humano.
Sempre falo que o filho vira o grande motor da nossa vida, porque é impressionante como muda o nosso olhar sobre o mundo, as pessoas, as relações e a nossa própria conduta. Tudo pode influenciar, pode ser referência ou gerar impacto pra vida inteira. Nada mais pode “ficar pra amanhã”, a gente faz acontecer, vai atrás do que precisa mudar e ser resolvido, porque agora temos alguém que depende da gente, de cada atitude nossa. E não é um simples alguém. É aquele ser que te faz sorrir varias vezes ao dia, por quem você sente um amor que dói e só cresce, e que, independente da vida que você leve e dos sacrifícios que exija, faz absolutamente tudo valer a pena!
Acho que amor de mãe pelo filho nem deveria chamar “amor”, tinha que ter outro nome! Porque é injusto se igualar a qualquer outro. Só quem vive, sabe!
A maternidade fez com que, do dia pra noite, eu não me permitisse mais errar, pensar demais ou “deixar rolar”. A vida ganhou uma intensidade inexplicável, cada minuto se tornou super importante. Todo dia tem surpresa, mudança, aprendizado e nada poderia me fazer sentir mais viva e pronta para viver cada um desses detalhes!
Sou daquelas que lê tudo quanto é livro, pergunta tuuuuudo pros médicos, pra psicóloga, pra outras mães, pra vendedora da loja, pesquisa que nem louca na internet, nas revistas, salva as referências e depois sai munindo as amigas com várias idéias e dicas que estão sempre guardadinhas! Mesmo assim, nada nunca é suficiente pra tanta curiosidade! rs
A gente sempre acha que sabe pouco até conversar com outras mães. E é por isso que estou aqui. Quero poder compartilhar, ajudar ou inspirar outras mães, que, como eu, tem lá seus momentos difíceis, inseguranças, dúvidas mas, no fim do dia, sabe que o que importa é a jornada. Pois não adianta se sufocar tentando ser perfeita sempre, mas sim buscar ser melhor a cada dia. Esse sim é um pensamento positivo e que nos leva a algum lugar!
Entre as coisas que eu mais amo na vida, estão as pessoas. São elas a motivação de tudo o que eu faço, inclusive no trabalho. No marketing se fala muito no “consumidor”, mas pra mim são “pessoas”. Prefiro assim! Suas vidas, suas histórias, modos diferentes de perceber o mundo. Me fascina essa diversidade, esse desafio de aprender a pensar diferente e me colocar no lugar dos outros. Por isso, queria enfatizar o quanto será um prazer ouvir vocês, suas opiniões, experiências e dúvidas, pois isso também vai ser um grande motor de aprendizado pra mim.
Entro aqui de braços abertos a compartilhar o meu melhor e espero poder contribuir um pouquinho para a vida de cada uma que passar por aqui, fazendo com que a jornada de vocês seja bem gostosa e feliz, como tem sido a minha!
Beijo grande!
Paty Cayres