Todo ano é igual. As mães ficam incomodadas e vão brigar na escola porque os professores mudam as crianças de sala e misturam todas as turmas. Mas por que isso acontece? Por que as c crianças não podem ficar sempre na mesma sala? Leia o post e entenda. 

Os professores mudam as crianças de sala todos os anos e eu assim como todas as outras mães fico preocupada. Amiguinhos separados, mães que eu adoro com os filhos em outras classes e dá-lhe começar tudo de novo.

Decorar o nome das mães tudo de novo, mais um grupo de Whatsapp adicionado para a coleção ( já que ninguém deleta o anterior – afinal você ficou amiga das mães e não quer perder o vínculo). Se vocês acham que eu não passo por isso, estão enganadas. 

Inclusive eu fico com medo do meu filho não se adaptar de novo e da-lhe amei um período doloroso de adaptação. Na minha cabeça, com certeza, o volta ás aulas seria mais fácil se ele estivesse na mesma sala que o melhor amigo, correto ?

Então, para sanar a minha insegurança, revolta e dúvida fui atrás da explicação do por que a escola e a diretoria insistem em fazer isso sempre com as crianças e com nós, pobre mães.

Tá aqui o que eu encontrei. 

A mudança de sala serve para: 

Criar a oportunidade das crianças conhecerem diferentes personalidades. 

As crianças tendem a se agrupar de acordo com seus interesses. Por exemplo, o Thomas ama dinossauros. Então, obviamente, ele quer e prefere se relacionar com outros amigos que gostem de dinossauros e façam brincadeiras relacionadas com o tema. 

Portanto, ao reagrupar os alunos, os diretores e professores estão querendo que as crianças sejam expostas a diferentes preferências, personalidades, vocabulário e experiencias.

Aumenta a sociabilidade.

Todos nós gostamos de ficar na nossa zona de conforto quando possível.  Pedimos o mesmo prato no restaurante, conversamos com as mesmas pessoas e vamos aos mesmo lugares. Isso é um comportamento normal do ser humano. A diretoria quando mudam as crianças de sala, as forçam a sair da sua zona de conforto. Porque, como nós, elas tendem a só falar com as mesmas crianças e manter a mesma dinâmica de grupo. Isso faz com que elas tenham um flexibilidade maior e aumentam as suas habilidades de socialização. 

Quebra estereótipos 

Em qualquer dinâmica de grupo, de qualquer idade, criam-se estereótipos: líderes e submissos. Quando os professores mudam as crianças de sala eles dão a oportunidades para que seu filho mude seu lugar na dinâmica do grupo. No ano anterior ele pode ter sido mais submisso perante os outros alunos. Neste ano, um ano novo, ele pode traçar um novo caminho. Ele tem a oportunidade se colocar mais como líder perante seu grupo novo de amigos. 

Mantém a evolução do grupo equilibrada

Como nós as crianças tem talentos diferentes e facilidades diferentes. Algumas são mais físicas e portanto tem uma coordenação motora mais desenvolvida. Outras são mais focadas e conseguem contar e se concentrar com mais facilidades do que as crianças que são as mais ativas fisicamente. Cada um é especial da sua própria maneira e o grupo da sala, como um todo, deve ser montado de uma forma que todos dentro da sala consigam progredir nas suas fraquezas e evoluir mais rápido ainda nos seus pontos fortes. 

Os professores conhecem esses pontos de cada criança e por isso mudam as crianças de sala de acordo com seus talentos e progresso em determinadas áreas. É uma forma de manter todos interessados na aula e evitar que para alguns a aula seja tão fácil ou tão difícil que a criança perca o interesse ou sofra para acompanhar. 

Institui um senso de comunidade

O mundo das crianças cresce conforme elas crescem. Primeiro é só a mãe e o pai. Depois a família, depois amiguinhos do prédio ou bairro e assim por diante. Na escola acontece o mesmo. Quando o mundo delas cresce e elas começam as aulas o seu mundo expande para seus amigos de classe. Quando os professores mudam as crianças de sala o mundo deles dentro da escola expande também. E começa a englobar aqueles outros amigos novos.

Muitas escolas também fazem com que as crianças tenham atividades com outras de outras idades. O objetivo final é que o mundo das crianças fique cada vez maior, elas são expostas a muitas outras experiências, perspectivas e tenham mais oportunidade de aprender com isso. No fim a criança passa a conhecer todos da escola e a se sentir segura em uma comunidade dela. 

Evita o Bullying

Quando os professores mudam as crianças de sala eles também evitam o bullying. Já que é bem mais difícil a criação de uma “panelinha” fechada que pode mexer com outras crianças mais inseguras. 

Espero que esse post acalme as mães com os corações mais apertados e saibam que as crianças mais tímidas e mais introvertidas também irão ser favorecidas com essa nova experiência. Elas terão que desenvolver mais a habilidade de se relacionar com as outras crianças. Algo que no futuro só irá trazer mais segurança e autoestima para elas. 

Apoie seu filho, converse, escute e não fique reclamando. A vida vai trazer muitas mudança inesperadas para o seu pequeno e ele terá que se adaptar. Pense que ele está se acostumando com isso em um ambiente seguro e controlado.

Beijos e até a próxima. 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentário:Por que os professores mudam as crianças de sala ?
  1. JORGE R A PEREIRA disse:

    Desde do começo entendi aprovei troca dos indivíduos nas turmas, como dito no texto acima até nós país tivemos que nos resocializar aumentando a nossa lista de relacionamento.
    Gostaria de solicitar que no texto de abertura de cadastro a inclusão do nome Pai ou pais.
    Obrigado!

e