Calor, muito calor! Pelo menos é isso que eu estou sentindo nesses dias. E por causa disso, existem alguns cuidados específicos que você precisa tomar para evitar a insolação nessas férias de verão.

A insolação, ou seja, um mal estar decorrente da exposição prolongada a um sol excessivo, é um risco normal das férias de verão. O calor pode chegar a ser opressor. E apesar de ser delicioso brincar na piscina sem se preocupar em tomar frio. Um calor como esse requer alguns cuidados com a insolação. Então, vamos lá:  

  1. Conheça seu filhos

Toda mãe conheçe seu bebê. Ela sabe quando ele está com calor ou não. Bochechas vermelhas, boca seca, frases curtas, respiração curta, batimento rápido, vômito, dor de cabeça, desmaio, olhos caídos ou simplesmente cansaço de sentir tanto calor, podem ser sinais de insolação ou acarretar a uma birra ou manhã que vai estragar seu dia. 

Durante as férias de verão as crianças apesar de curtirem mais, também tem chances maiores sofrer de insolação. Isso por quê o calor pode se tornar simplesmente desconfortável ou até insuportável. 

A dica é, fique atento, hidrate, passe protetor e entenda quanto tempo seu filho consegue ficar de baixo do sol sem cansar ou mostrar sinais de insolação. Depois disso, estabeleça intervalos como lanches ou atividades. Uma boa ideia é fazer limonada, por exemplo. Isso vai tira-los sol por um período. Atividades com essa prevenirem a insolação e também os mantém de bom humor.

  1. Pense na hora das atividades 

O momento de ir a piscina também deve ser programado para evitar a insolação. Fuja dos horários mais quentes do dia. Como do meio dia as duas horas da tarde. Estimule seu filho a dormir depois do almoço, programe uma atividade dentro de casa ou deixe-o vendo TV nesse horário. 

Sim, eu dei a dica de deixar seu filho ver TV ao meio dia ou depois do almoço. Sou realista e a mãe que não precisa de uma hora para ir no banheiro, lavar a louça do almoço ou simplesmente sentar, tem babá ou não existe.  

Se você for essa mãe inexistente (que eu não conheci até hoje) faça uma atividade como pintar com seu filho depois do almoço e evite esse sol forte que pode dar insolação, agredir a pele dele e causar desidratação.

  1. Aceite a ideia de ficar dentro de casa 

Eu sou uma daquelas mãe e mulheres que tem na cabeça que ficar em casa ou no quarto de hotel durante as férias de verão é algo inadmissível. Quero sempre curtir ao máximo. E vamos ser sinceras pagar um hotel na Disney ou em um complexo aquático não é algo barato. Por isso, ficar dentro de casa sem aproveitar cada minuto não é algo que eu aceito com facilidade. 

Porém, para a saúde das crianças e a sua, se retirar para o ar-condicionado pode ser necessário e deve ser considerado. Pense assim, se você ou seu filho ficarem com insolação a diversão vai acabar mais rápido com certeza.

  1. Passe protetor solar 

Não da para dizer o quão importante é isso. Mesmo se seu filho não for muito branquinho, o protetor solar é uma proteção para a pele necessária. Os níveis de raios UVA e UVB durante o verão no Brasil são altíssimos e uma queimadura de sol na infância aumenta as chances de câncer de pele em até 70%. Portanto, não bobeie nem por um segundo!

  1. Aproveite a água 

As férias de verão é melhor época para ir para a piscina, para a praia ou só fazer uma guerra de água com bexigas ou mangueiras no quintal. 

Abuse da água, beba, brinque, use para dar banho no cachorro e deixe seu filho se esbaldar. Além de cansar qualquer criança, dentro na água a temperatura do seu filho vai se manter mais baixa. Só não esqueça de passar protetor solar a prova d’água. 

Mais um ponto de atenção. Quando as crianças forem ao mar, na piscina ou brincar com água é necessário a constante supervisão de um adulto que saiba nadar. Uma crianças leva apenas 20 segundos para se afogar e é algo que acontece em silêncio, bem diferente dos eu aparece nos filmes. Por isso atenção! Clique aqui para saber mais sobre os cuidados que você precisa ter com as crianças na água. 

  1. Coma de forma leve e saudável 

Não tem nada melhor do que comer e dormir depois do almoço. Porém, uma feijoada além de ser muito pesada não combina com o clima.

Aproveite essa época do ano e abuse das frutas, saladas, folhas, verduras, sucos batidos com gelo e até sorvetes. Eu adoro comer quinoa com salada e filé de Saint Peter grelhado, por exemplo. Essa é sugestão de refeição leve e bem apropriada para o verão. 

Só um lembrete: sushi, embutidos  e comidas cruas não podem ser consumidos depois de muito tempo no sol. Por isso, aquelas mesas mesas de frios, não são uma boa ideia. 

  1. Use o carro nos momentos mais quentes do dia 

Mesmo durante as férias de verão você precisa ir no supermercado, ou na farmácia não é? Programe essas atividades para o horário mais quente o dia. Assim, no carro com o ar condicionado você foge desses momentos pesados e consegue aproveitar o dia até o fim. 

#fica a dica: Nunca entre como uma criança no carro muito quente, isso é perigoso para seu saúde. Ligue o ar, abra as janelas e deixe a temperatura baixa antes de entrar no carro.

Cuidado com o calor e por favor, de verdade, passem protetor solar é um cuidado enorme para a saúde dos seus filhos no futuro. 

Beijos e até a próxima. 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

e