Como criar uma criança de sucesso? Resiliência é uma habilidade necessária. Confira no post como ajudar seu filho a desenvolvê-la.

As criança de sucesso são diferentes das outras. Afinal, elas tem garra e resiliência e sem isso  ninguém consegue sucesso ou qualquer objetivo. Aliás, a característica que todos os CEOs de sucesso dizem que precisaram ter para chegar lá é a resiliência. Se você desistir fácil, muito dificilmente você terá sucesso em alguma coisa. É como se a vida sempre fizesse você passar por um teste para ver se você merece o sucesso.

Mas como ensinar seu filho a ser uma criança de sucesso resiliente e cheia de garra. Hoje em dia sabemos o quanto é importante o papel dos pais e das mães. Sabemos que vai muito além de não deixar seu filho ficar doente ou com fome. Você pode, quando existe vontade, oferecer as melhores habilidades e ferramentas para ele navegar a vida com facilidade ou protegê-lo de forma que não conseguirá se virar sozinho no futuro.

1.Ajude-o a encontrar seus objetivos

Não importa a idade do seu pequeno e o tamanho dos seus sonhos e vontades. Pode ser um carrinho ou o campeonato de futebol do clube. Ao ensinar e estimular seu pequeno a conquistar e ter persistência para conseguir realizar seus objetivos de infância ele terá mais força e garra para alcanças seus objetivos quando adulto.

2. Mostre exemplos

Encoraje seus familiares ou conhecidos a contar seus exemplo de luta para conseguir alcançar objetivos de longo prazo. Principalmente, se você conhecer empreendedores, pessoas que começaram com um sonho e deram certo. Histórias de sucesso inspiram os adultos mas também inspiram as crianças.

3.Divida histórias de ídolos

Conte histórias de pessoas famosas que precisaram lutar por muito tempo para alcançar seus objetivos. Pode ser de um cantor, de um artista ou até de um empresário que faz algum produto que ele goste. O importante é ele entender que essas pessoas conseguiram seu filho também  pode ser uma criança de sucesso.

4. Conte histórias e mostre livros que inspirem a luta

Existem livros ótimos que podem inspirar as crianças. Um exemplo é o livro do Dr. Seuss: ”Oh. All the places you’ll go”  ou em português: “Ah, os lugares onde você irá”. Outro exemplo é o clássico: “O patinho feio”. Claro, que existem outros livros maravilhosos, por isso pesquise e vá a livraria. Não existem fonte melhor para ensinar lições para o seu filho, principalmente de inteligente emocional.

 

5. Pergunte: “Qual é a parte mais difícil?”

Quando seu filho se sentir desestimulado ou quando ele quiser desistir, pergunte: “Qual é a parte mais difícil?” ou “O que te assusta?”. Ajude-o a identificar qual é o maior desafio para que ele consiga chegar no seu objetivo e juntos encontrem uma solução para essa parte mais difícil.

6. Mostre as suas paixões

Mostre para seu filho que você também tem paixões. E que você também usa seu tempo para ir atrás dessas paixões. Fale das suas frustrações e como você resolveu seus problemas. Conte sua experiência e dê exemplos de paixões que seu filho pode ter. Ajude-o a encontrar a paixão dele, o que faz com que o brilho nos seus olhos apareça. Aquilo que o faz brilhar. Sim, isso pode mudar conforme ele cresce, mas não importa uma hora ele vai se encontrar.

“Não. Você não sabe mais do que seu filho o que ele ama, o que o faz feliz.”- Bianca Arcangeli

7. Explique o medo

Dependendo da idade do seu filho ele pode entender ou não isso. Muitos de nós, ainda adultos, não acreditamos 100% nisso. Mas, o medo e nós mesmos fomos o maior obstaculo para atingir o sucesso. Por isso, explique que ter medo é normal. Mas, que se ele não tentar ele nunca vai saber o se teria conseguido ou não. Não existe vergonha em tentar e falhar. Se der errado deu, o importante é tentar de novo. Todo mundo de sucesso já deu errado.

8. Acredite!

Esse é a atitude mais importante. Você precisa acreditar que seu filho é capaz. Capaz de ser uma criança de sucesso. Capaz de conseguir e conquistar o que quiser. Você é a pessoa mais importante na vida dele e se você estiver atrás dele dando força e empurrando-o a ser o que ele quiser ser com sucesso. Com fé e certeza de que ele conseguirá. Nada irá impedi-lo! Nada!

Provavelmente, poucas mães irão dar valor para esse post. Afinal, ter uma criança de sucesso e perseverança passa longe da cabeça da maioria das mães. Elas estão mais preocupadas em como fazer o pequeno dormir a noite toda ou como fazer seu filho escutar e parar de fazer birras.

Inscreva-se já no Canal

Eu as entendo. Afinal já passei muito “perrengue” com isso também. Aliás, passo até hoje. Mas para as mães que lerem esse post. Saibam que seu filho é muito sortudo. Afinal, você está atras de um diferencial e por causa disso ele já irá sair na frente e com vantagens na sua vida. A essa mãe parabéns!

Beijos e até a próxima. 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *