Esse é um post para quem quer saber como é o processo de pensão alimentícia no Brasil. Como funciona? De quem é o direito? Como é calculado? Padrasto precisa pagar? Confira no video!

Finalmente, o video sobre o processo de pensão alimentícia chegou! Dizer que eu estou pesquisando isso a tempos não é exagero. Achar algum advogado que estivesse disposto a falar a verdade, dar uma resposta direta e entender o que realmente é possível, foi difícil. Mas consegui fazer um video básico sobre o processo de pensão alimentícia no Brasil.

A ideia desse post era acabar com os mitos mais comuns e deixar claro para as mães, que elas precisam defender o direito das crianças.

Muitas mãe me dizem assim: “Eu acho injusto mesmo ter que fazer tudo sozinha, mas não posso mandar o pai do meu filho preso” . Estabelecer a pensão não significa prender o pai do seu filho, mesmo se ele não pagar. 

Veja o video e entenda que estabelecer a pensão é uma segurança para a criança e que mesmo que o pai não pague ele não vai necessariamente preso. Você tem mais opções de cobrança ou não! Sim, se você quiser você nem cobra. Mas garante o direito do seu filho cobrar um dia se quiser…

Além disso, respondo as seguintes duvidas:

  • De quem é o direito da pensão?
  • Que gastos podem entrar nessa conta?
  • Como é calculado o valor?
  • Quanto mais rico for o pai mais ele paga?
  • O valor pode ser alterado?
  • O processo demora?
  • O pai do meu filho para de pagar se eu me casar de novo?
  • Se eu namorar uma mãe ela pode me cobrar pensão depois?
  • Demora para receber?

e muito mais…

Confira o vídeo, comente se tiver mais dúvidas para que eu responda depois e se você gostou do conteúdo não se esqueça de se inscrever no canal, ok ? É só clicar no vermelhinho.

Inscreva-se já no Canal

O video sobre guarda entrará no ar em breve.

Beijos e até a próxima.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 Comentários:
  1. Milene dos Santos disse:

    Quando a criança cresce ela pode pedir a pensão q o pai nunca deu

    • OI Milene,

      Sim se o valor da pensão e o processo tiver sido definido. Ou seja, se você nunca entrou com o processo de pensão e regulamentou um valor o seu filho não tem o que cobrar porque você nunca exigiu o direito dele perante a lei.
      Agora se você o fez. Ai sim. O juiz definiu 100 reais de pensão por exemplo. Depois dos 18 anos seu filho pode entrar com um processo e pedir tudo que o pai estava devendo para ele, por direito.
      beijos

  2. Milene dos Santos disse:

    Vc não respondeu quando a criança cresce q o pai nunca pagou a pensão se ele tem direito de pedir seus direitos

    • OI Milene,

      Sim se o valor da pensão e o processo tiver sido definido. Ou seja, se você nunca entrou com o processo de pensão e regulamentou um valor o seu filho não tem o que cobrar porque você nunca exigiu o direito dele perante a lei.
      Agora se você o fez. Ai sim. O juiz definiu 100 reais de pensão por exemplo. Depois dos 18 anos seu filho pode entrar com um processo e pedir tudo que o pai estava devendo para ele, por direito.
      beijos

  3. Lorrayne disse:

    Eu entrei com processo de pensão gravídica e o pessoal da defensoria pública ligou e falo que o pai da minha filha entrou com advogado e pediu o teste de DNA o que para mim não tem problema e eles falaram que vão pedir para assim que a bebê nascer a minha dúvida é se o pai dela vai paga só a pensão alimentícia ou se ele paga do período de gravidez Também???

    • Oi Lorrayne,

      se você conseguir provar um relacionamento ele tem que pagar os custos do período da gravidez também. Mas sendo realista demora tanto o processo jurídico e provavelmente seu filho vai nascer antes do juiz decidir qualquer coisa. Espero ter ajudado a esclarecer. beijos

      • Lorrayne disse:

        É essa minha dúvida se mesmo depois do bebê nascer fazer o exame e consta que ele é o pai se ele tem que pagar desde o período de gestação ?

      • Lorrayne disse:

        Boa tarde! Então a minha dúvida é exatamente essa pq o juiz concordo em fazer o exame de DNA pra comprovar depois que ela nascer já aí a minha dúvida é se ele vai ter que pagar desde a gestação ou não mesmo depois dela já ter nascido?

  4. Wanessa Silva disse:

    Meu marido tem uma filha fora do nosso casamento a tia do meu marido sempre teve a guarda da criança
    Só q agora a criança estar com 10 anos e a mãe qer jentrar na justiça por qer qer q meu marido pague pensão pois pq a mãe diz q não tem dinheiro pra pagar o colégio e a tia tbm estar em uma situação complicada de dinheiro
    Aí a mãe da criança fez a maior confusão e pegou a criança da tia do meu marido e não sabemos pra onde ela foi e isso não é a primeira vez q ela faz isso só q sempre ameaça q vai entrar na justiça não sei se dessa vez ela irá jogar realmente
    Como seria nesse caso as procedências ????

    • Oi Wanessa, tudo bem ?
      quem tem direito a pensão é a criança. A criança que vai receber o direito. Então, quem tiver a guarda ou seja a responsável pela criança que recebera o dinheiro. O valor deve ser estabelecido pelo juiz e a guarda também . Lembrando cada caso é um caso e cabe a justiça decidir. Mas independente de quem estiver com ela seu marido precisa pagar pensão. Sinto muito se não era isso que você quer ouvir.
      Lembrando eu não sou advogada. O certo seria vocês consultarem um advogado e sempre lembrar que o principal é a criança.
      abs

e