Bolacha, balas, sorvete, chocolate… É só dar uma bobiada que lá está seu filho com algum doce na boca. O resto do mundo também não ajuda. É no supermercado do lado do caixa, bem na altura deles, no posto, na farmácia em qualquer lugar os doces estão lá! Mas como fazer seu filho não comer doce?

Eu preciso fazer meu filho não comer doce. E isso tem um por quê. Eu era obesa. Pense 100 kilos, tamanho XG e número 48. Hoje, peso 63 kilos, uso P (adoro falar isso nas lojas!) e o número 38. Então, eu sei muito bem o que é ir comprar roupas e ouvir a vendedora falar que esse é o maior da loja. Sei o que é ser a “melhor amiga” de todos os meninos e sofrer bullying até das “amigas” pelas costas…

Eu não quero isso para o Thomas. Claro, que também faz mal para a saúde dele e esse é um motivo muito forte para fazer com que seu filho não comer doce. Mas tenho que ser sincera, o que mais me apavora são os motivos sociais.

É por isso que eu faço seu jantar todos os dias seguindo a regra das cores (entenda o que é aqui!). Em casa, não tem nada industrializado ou pré-pronto e tem uma pilha de frutas enorme. Além disso, o esporte é o que eu mais estimulo no Thomas. Faço isso dando o exemplo e ofertando todos os tipos de brincadeiras esportivas possíveis.

De qualquer forma, para previnir a obesidade é sempre bom fazer seu filho não comer doce. Evitar o açúcar e acostumares filho sem, é uma das melhores coisas que você pode fazer para ele. Veja aqui nove dicas de como fazer isso:

1.Tire o açúcar escondido da casa

Não adianta sumir com todos os doces da casa e deixar alimentos que se dizem saudáveis mas são lotados de açúcar por aí. Muitas barrinhas, sucos e cereais tem açúcar. Por isso, leia os rótulos dos alimentos que sua família consome e pare de comprar tudo que tem açúcar. Procure usar o mínimo ou se possível nada que seja industrializado nas refeições da sua família. Consumir menos açúcar vai ajudar seu filho não comer doce fora de casa.

2. Repense as bebidas

Água é a melhor opção para o seu filho, suco tem muita frutose e pouca fibra (eu explico mais nesse post!). Refrigerante, pra mim, é um crime dar para as crianças. Eles não precisam disso… Quanto mais tarde eles conhecerem o refrigerante melhor. Dê água!

3. Deixe as frutas a mão

Quando estamos com fome a primeira cosia que pensamos em comer é algo que adoramos. Eu, penso em cheeseburger e batata frita. Ou seja, não deixe seu filho ficar com fome, senão ele tende a coisa suculenta e mais errada possível como doces. Para evitar isso, deixe as frutas a mão, limpas e em algum lugar fácil de pegar. Só de você fazer isso, a probabilidade de seu filho pegar a fruta se sentir fome é maior. Afinal, tá fácil. A vantagens das porcarias que comemos, é que elas são práticas e rápidas de comer. Por isso, dê essa mesma vantagem para as frutas e não deixe seu filho não comer doce na hora da fome.

4. Fruta é sobremesa

Fruta é e sempre foi a sobremesa ideal. Se seu filho for bebê ensine isso para ele já. Se seu filho for maior ensine isso para ele agora. Pare de dar doce de sobremesa. Doce é algo que se deve comer raramente. Fruta é a sobremesa certa e ideal. Sem açúcar e sem complementos.

Aliás, quando você for introduzir frutas para seu bebê, jamais adicione açúcar. Não precisa e é o caminho certo para que ele coloque açúcar em tudo quando crescer. Fuja do açúcar. Qualquer um que seja mesmo o demerara, orgânico ou qualquer outro.

5. Acabe com a cultura da recompensa

“Se você comer tudo eu dou chocolate para você de sobremesa.” ou “Se você se comportar você terá sorvete de sobremesa.” Nossa, como é fácil usar isso! Aliás, a cultura de que doce é recompensa e a solução para a tristeza é algo enraizado em nós.

“Tá triste ? Vamos tomar sorvete.” O certo deveria ser: “Tá triste? Vamos jogar bola!”

Dê recompensas que façam bem para o seu filho ou que não criem grande problemas para ele como: ir ao cinema, passear no parque, andar uma hora a mais de bicicleta, dormir 30 minutos mais tarde hoje ou qualquer coisa que faça seu filho não comer doce!

6. Tire os doces do seu alcance e da sua visão

Tem um ditado americano que diz: “Out of sight, out of mind”, traduzindo, “Fora da vista, fora da mente”. Ou seja, seu pequeno não vai sentir vontade de comer doce se ele não ficar vendo toda hora. Por isso, tire de vista e coloque em um armário alto. Sabe aqueles lugares onde só de pensar em pegar da preguiça? Então, é lá. Assim, nem você vai querer se dar ao trabalho de pegar.

7. Dê o exemplo

Não adianta você falar para seu filho não comer doce e mandar ver na Nutella. Eu sei bem que é uma delicia, mas ele vai seguir o que você fizer. Por isso, faça o correto. Só vai fazer bem para você também. Se precisar comer, coma escondido.

8. Vá devagar

Faça as mudança de forma consistente e devagar. Afinal, você também precisa se adaptar a elas. Uma mudança por semana é o ideal. Em 30 dias, você já terá mudado tudo e aí é só se concentrar em manter.

9. Não seja 100% restritiva

Vocês estão em uma festinha deixe seu filho comer o que quiser. Não adianta querer que ele não coma quando tem doce para todos os lados. Aliás, eu iria além, nunca passe a ideia de que doce é proibido e que ele nunca poderá comer doces. Dessa forma, você só estimula seu filho a comer o máximo de doces possíveis quando você deixar ou quando você não estiver olhando. Lembre-se: tudo que é proibido é melhor…

Então, não vincule doce a sensação de proibido ou de prêmio em dias especiais. A ideia é que ele seja tão acostumado a comer alimentos saudáveis que ele não vai dar tanta bola assim para os doces. Quando mais estardalhaço você fizer para seu filho não comer doce mais ele irá querer.

10. Dê doces leves

Quando você for dar um doce ou vocês resolverem tomar sorvete, por exemplo. Não peça algo cheio de coberturas, marshmallow e farofa. Prefira doces mais leves como sorvetes de frutas ou brigadeiros simples. É Mais uma forma dele se acostumar com doces menos açucarados e com muitas calorias.

Aos poucos seu filho vai preferir as escolhas saudáveis. Simplesmente, porque ele vai achar doce muito doce e enjoativo. Mas aproveite e explique porque ele deve evitar os doces. Sem o açúcar, ele vai se sentir com mais energia e com o humor mais estável. A ausência dos doces vai fazer dele uma pessoa mais feliz.

Espero que vocês tenham gostado do post e que com essas dicas vocês e seus filhos sejam cada dia mais saudáveis e felizes.

Uma ótima semana a todas. Beijos e até a próxima.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *