24 Fatos sobre amamentação surpreendentes e curiosos!

Hoje é o dia mundial da amamentação e para comemorar, resolvi juntar fatos sobre amamentação surpreendentes e curiosos. Tenho certeza que você não sabe da maioria!

Existem alguns fatos sobre amamentação que eu tenho certeza que a maioria das mulheres nunca ouviram falar. Então, para comemorar dia mundial da amamentação, resolvi juntar os fatos sobre amamentação mais surpreendentes. Vamos lá:

1.Amamentar emagrece!

A amamentação queima de 500 a 600 calorias por dia, quando feita de forma constante. Ou seja, é 25% da energia do seu corpo diária média.

2. Não é fácil, mas é instintivo.

Um bebê recém nascido quando colocado no colo da mãe, tenta amamentar por instinto. Ele começa a beber um líquido grosso chamado Colostro. O Colostro e a substância que o corpo da mãe produz antes do leite materno.

3. Não é instantâneo.

O leite não aparece assim que o bebê nasce. Em primeiro lugar a mãe produz o Colostro e só depois o leite. O Colostro tem o cálcio, proteína, minerais, potássio e anticorpos, ou seja, tudo que seu bebê precisa. Aliás, só algumas colheres de sopa já são o suficiente para o bebê se sentir cheio e saciado até que o leite desça.

fonte: shutterstock

4. Você se prepara para amamentar bem antes.

Seu corpo começa a se preparar para amamentar bem antes do nascimento. O nascimento é o ultimo sinal que seu corpo precisa para começar a produzir o leite. Seu corpo produz mais do que seu bebê precisa, afinal seu corpo não sabe se você teve 1, 2 ou 3 bebês. Só depois que a sua produção de leite se regula para suprir exatamente as necessidades do seu filho ou filhos.

5. A probabilidade é alta de você ser destra.

Quase dois terços das mães produzem mais leite no peito direito do que no esquerdo. E não, não tem nada haver com a mão que você usa para escrever.

6. Você tem um perfume especial.

Os bebês conseguem distinguir a mãe pelo cheiro do leite. É por isso que eles procuram a mãe quando estão com fome.

7. Se você amamentar você ira dormir mais.

Mães que amamentam costumam dormir em torno de 45 minutos a mais do que as mães que dão formula para seus filhos.

8. Leite sob medida.

O leite materno muda de acordo com a necessidade nutricional do seu filho. Conforme ele cresce a seu contendo nutricional vai se adaptando. Inclusive, o leite pode mudar de um dia para o outro. Em dias mais quentes, por exemplo, ele pode ter um teor de água maior para manter seu filho hidratado.

9. Dentes perfeitos.

A amamentação evita que seu filho tenha cáries e pode até evitar que ele precise usar aparelho nos dentes no futuro.

10. Sem tragédia.

Bebês que são amamentados tem um risco menor de sofrer a síndrome de morte súbita.

11. Calminho, calminho.

Ao amamentar você libera oxitocina. Um hormônio que ajuda seu filho a dormir e a acalmar. Aliás, esse hormônio também dá um tipo de “barato” natural para a mãe.

12. Sempre sobra!

Em média, os bebês removem 67% do leite materno disponível na mãe, por mamada. Eles mamam até estarem cheios e não até acabar o leite disponível.

13. Fora câncer.

Uma mulher que amamenta tem o risco menor de ter câncer de ovário, de mama, doenças do coração e osteoporose. Quanto mais ela amamentar, menor é o risco. Inclusive, uma mulher que amamentar por 8 anos tem quase 0% de probabilidade de ter câncer de mama.

14. Amamentar cura.

A mulher que amamenta seu bebê se recupera mais rápido do parto. Seu útero diminui de tamanho mais rápido e sua perda de sangue no pós parto também é menor.

15. Amamentar fortifica!

A amamentação fortalece o sistema imunológico do bebê. O que o ajuda a lutar contra vírus, bactérias e infecções como:

  • Infecções respiratórias
  • Infecções no ouvido
  • meningite bacteriana
  • pneumonia
  • Infeções urinarias
  • Diarréia
  • Gripes e resfriados

16. É para sempre.

Amamentar seu filho evita que ele pegue doenças pelo resto da vida. Como as seguintes:

  • Diabetes I e II
  • Presão alta
  • Leucemia
  • Obesidade
  • Colesterol elevado
  • Asma
  • Eczema
  • Doença de Crohn
  • Colite Ulcerosa
  • Linfoma de Hodgkin

17. Tamanho não é documento.

A quantidade de leite que a mãe produz não tem nada haver com o tamanho do seu seio. Olha lá!

18. Atrapalha ou não?

A prótese dos seis não atrapalha em nada a amamentação, ao contrario do que a maioria das pessoas pensam.

19. Você é o que você come.

Bebês tendem a querer comer coisas diferente e a experimentar alimentos que a mãe comeu enquanto amamentava. Ou seja, crianças que foram amamentadas são menos chatas para comer.

20. Liberado por lei.

Em Washignton e nas Ilhas Virgens existe uma lei, que especificamente libera as mulheres a amamentarem em público ou em lugares privados.

21. A hora H.

A melhor hora para tirar leite e guardar é uma hora depois da primeira amamentação manhã.

22. Enquanto você estiver alta não pode.

Não beba enquanto estiver amamentando. Mas caso isso aconteça saiba que, não adianta tirar o leite para diminuir seu teor alcoólico mais rápido. Enquanto, você estiver com álcool no sangue seu leite também está com álcool.

23. Muito mais completo.

O leite materno tem 300 substâncias a mais que a formula vendida. Além disso, o leite materno é uma substância viva. Ele está cheio de anticorpos e enzimas digestivas, ao contrário das formulas.

24. Pouco demais!

No mundo, menos de 36% dos bebês são alimentados só com leite materno nos seus primeiros 6 meses de vida. Quando o recomendado pela OMS é que a amamentação seja exclusiva até essa idade. Apesar de todos os fatos sobre amamentação anteriores serem bons esse ainda é preocupante.

Feliz dia mundial da amamentação. Espero que tenham gostado desses fatos sobre amamentação! Amamentem!

Beijos até a próxima

Compartilhe:
2017-08-01T10:32:35+00:00 agosto 1st, 2017|Alimentação, Curiosidades|

Deixe seu comentário!

Já segue o nosso canal?

X Inscreva-se na news E fique por dentro das novidades!