Todas nós conseguimos identificar uma criança mimada no parquinho. Mas poucas mães conseguem enxergar que estão tornando seus filhos em uma dessas crianças. Veja se você é uma delas.

Assumir que você está criando uma criança mimada é a segunda coisa mais difícil da maternidade. A primeira é criar uma criança sem mima-lá. Criar uma criança sem mimá-la é uma empreitada que requer muita disciplina, força de vontade e amor. Você precisa conseguir controlar seu impulso de proteger seu filho de frustrações e de querer dar tudo para deixá-lo feliz sempre. Porém, apesar de trazer tristeza ou frustração nesse naquele momento para o seu filho é um dos maiores presentes que você pode dar a ele.

Uma criança mimada, além de se tornar um monstrinho que as pessoas em sua grande maioria quer evitar, também é privada de ensinamentos importantes. Como as seguintes:

Inscreva-se já no Canal

1. Saber Esperar

Uma das grandes fórmulas do sucesso na vida é saber esperar. (Aqui um post detalhado sobre o assunto) Isso é algo comprovado por estudos. Quando você satisfaz todas as vontades do seu filho imediatamente, você o priva de aprender essa lição tão importante para ele.

2. Entender seus limites

Uma criança mimada não se limita a nada. Ela faz o que quer na hora que quer e cada vez obedece menos. Uma criança assim, acha que tudo pode portanto corre riscos desnecessários, já que em sua grande maioria as crianças não tem medo de nada. Isso pode levar a consequências catastróficas. Portanto, para a segurança do seu próprio filho ele precisa ter limites e uma criança mimada não os têm.

Veja também: Como impor limites com amor!

3. Vida Social Saudável

Uma criança mimada quer a atenção de todos e quer todas as suas vontades atendidas. Isso faz da criança miada uma companhia desagradável, já que ninguém gosta de receber ordens o dia todo. Como consequência, uma criança mimada tem dificuldades de fazer e principalmente manter amizades.

4. Empatia

Uma criança mimada tende a ser egoísta. Portanto, ela não pensa ou tem dificuldades em pensar nos outros e quase nunca conseguirá se colocar no lugar do próximo. Em resumo, uma criança mimada terá mais dificuldades em ter empatia.

5. Lidar com seus sentimentos

Quando uma criança é mimada ela não lida com o sentimento de tristeza ou frustração. Afinal, seus pais fazem de tudo para que ele não passe por isso. Mesmo por que quando uma criança tem todas as suas vontades atendidas na hora não por que ela ficar triste ou se frustrar. Uma criança que não tem a oportunidade de lidar com esses sentimentos difíceis terá dificuldades quando impreterivelmente a vida o colocar nessa situação. Quando uma criança aprende a lidar com seus sentimentos ela saberá lidar com os altos e baixos da vida e saberá que ela é forte o suficiente para enfrentar essas fases e seguir em frente.

6. Ter motivação

Uma criança mimada tem tudo que quer na hora que quer com facilidade. Ela é acostumada com isso. Mas a vida não é assim, como todos nós sabemos. Uma criança assim vai sofrer para aprender a lutar para conseguir suas coisas. Ela será uma criança desmotivada, que não entenderá que tem que lutar na vida para conseguir atingir seus objetivos e nem terá a força de vontade para tal. Pra que ? Ela sempre teve tudo “entrega de bandeja” a vida toda. Por que isso deve mudar? Essa criança terá uma lição dura pela frente e a vida a ensinará, sem tanto amor e carinho com a qual você ensinaria.

Tenho certeza que existem outros motivos para você querer evitar que seu filho seja uma criança mimada. Mas só os descritos acima, já devem ser suficientes.
Meu filho hoje só tem três anos, mas eu enquanto fazia essa pesquisa para essa pauta percebi que tenho a mimada demais. Isso agora irá mudar. Portanto, também resolvi tirar minhas dúvidas de como diferenciar a birra de uma criança pequena que está testando seus limites a a birras de crianças mimadas com a Socorro eu filho não estuda. Segue o vídeo abaixo bem esclarecedor:

“Mimar é a solução rápida que resolve seu problema na hora. Mas que causa um problema muito mais para o futuro do seu filho.”- Bianca Arcangeli

Se seu filho tem mais que 3 anos veja os sinais abaixo para ver se seu filho está se tornando uma criança mimada. Dica: seja sincera e honesta ao analisar se os sinais existem. Não adianta nada saber os sinais se você não quiser ver.

1.Você faz tudo que ele quer

Brinquedos, comida especial e qualquer coisa que ele quiser. Basta uma birra e você cede.

2.Ele faz birras com frequência em casa e na rua.

Birra por que alguma coisa importante para ele ou por que eles está muito triste é normal, mas quando ele começa a fazer escândalo para tudo e qualquer coisa você tem um problema.

3.Ele nunca está satisfeito

Ele sempre quer um brinquedo a mais ou o brinquedo que o amigo está brincando e não os deles. Ele deixa tudo jogado e cada vez quer alguma coisa diferente? Esse é um sinal claro de que seu filho pode estar se tornando uma criança mimada.

4.Ele nunca quer ajudar

Uma criança em torno dos 4 anos já deve mostrar algum interesse em começar a ajudar na casa, como arrumando seus brinquedos ou seu quarto e mostrar uma satisfação por conseguir fazer isso sozinho e em ajudar.

5.Ele quer controlar tanto as crianças quando os adultos.

Um criança mimada gosta de mandar em tudo a sua volta. Nós seus amigos, na sua familia e inclusive nos adultos.

6.Ele faz você passar vergonha de propósito.

Acidentes acontecem e crianças serão crianças, porém quando a criança começa a fazer você passar vergonha de propósito para chamar a atenção está errado.

7.Ele não gosta de dividir

Eu sou contra as crianças terem que emprestar tudo a todo momento. (Aqui um link explicando melhor por que eu acho que meu filho não tem que emprestar tudo a todo momento) Mas se em nenhuma situação seu pequeno está disposto a brincar em grupo isso pode ser um sinal ruim.

8.Ele a ignora

Independente de qualquer coisa seu filho precisa a respeitar sempre. Ignorar a próprio mãe não é algo que deve ser aceitável.

9.Você tem que implorar para ela fazer as coisas

Toda vez que você precisa que seu filho faça alguma coisa você precisa chantagear, oferecer recompensar ou implorar ? Tem algo errado.

10.Você só faz ameaças de castigo vazias

Se seu filho faz algo errado e você diz que irá deixá-lo de castigo, faça isso. Se você não cumpre com a parte do castigo, mais cedo ou mais tarde, seu filho vai perceber isso e suas ameaças não irão mais funcionar.

11.Você não mantém as regras

Hoje pode, amanhã não. Hoje ele dorme as 8 amanhã ele pode dormir as 10 por que você está cansada. Eu sei que pode ser cansativo mas manter as regras ensina seu filho quais são elas.

12.Você dá muitos presentes para seus filhos

Eu entendo como ninguém, a vontade de dar tudo ao seu filho. Mas quando você enche seus filho de presentes ele não tem como dar valor ao que ele já tem. Além disso, ele passa a dar mais valor a coisas matérias do que a relacionamentos e a experiências.

13.Ele interrompe suas conversas

Toda criança interrompa a conversa da mão quando pequena. A questão é o que você faz. Você precisa ensiná-lo que cada um deve esperar sua vez a falar. Mas não se esqueça a regra vale para ele também. Então, na vez dele os adultos também precisar para para escutar.

14.Seu filho comanda a família toda

Ele decide onde vocês vão comer, ele decide o que vai passar na TV. A sua casa é uma ditadura imposta pele seu filho e não uma democracia onde todos tem a sua vez.

Veja também: Quiz: Seu filho está se tornando uma criança mimada?

Nenhuma das dicas que eu estou dando são qualquer forma de julgamento. Mesmo por que nenhuma de nós é perfeita. Muitos desses sinais estão abrindo meus olhos também, como já disse. Por isso, analise com cuidado e reflita se você está ou não levando seu filho para esse caminho. Se estiver não tem problema tudo tem uma solução e sempre da tempo.

Não se esqueça de deixar seus comentários, duvidas e experiências sobre o post eu leio todas.
Beijos e até a próxima

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 Comentários:
  1. Claudovania de Lima Silva matos disse:

    Olá tudo bem!
    Me chamo Claudovânia, tenho uma filha de 4 anos que é uma graça,porém bem teimosa!
    Eu tenho o pulso firme com ela, e na maioria das vezes me obedece.Mais o pai á mima bastante 😕
    aí fica bem difícil educala.
    Li o texto e tudo aí tem haver com meu marido, pq ele faz todos os gosto dela.Peco em alguns pontos também; mais mantenho minha autoridade sobre ela.
    O que posso fazer para o Pai parar com esses mimos? Vivo repreendendo os dois!

  2. Ana Cláudia Moura disse:

    Quando imponho uma alguma coisa com minha filha meu marido me desautoriza na frente dela,ele dá tudo que ela quer sempre quando chora,eu saio como vilã pq não aceito certo tipo de coisas,minha filha tem 6 anos e já entende muita coisa!

  3. Luiliani disse:

    Meu filho esta se tornando mimado, ele vai completar dois anos, daqui a 3 meses, ele quando ele não quer entrar em algum lugar, ele faz escandâlo terrível eu fico com vergonha saio correndo do lugar, ele não para quieto, no shopping ele quer correr o tempo todo, quando eu chamo atenção dele, ele começa a chorar e paro por que eu ele faz um show e as pessoas ficam olhando, me dá vergonha.

    • Gisela Soares de Souza disse:

      Veja q ela fala de crianças a partir de 3 anos… seu filho q ainda tem 2 es ta passando por uma fase em q os desequilíbrios emocionais são normais e fisiológicos… Leia sobre terrible two! Paciência e firmeza são chave nesse momento! Boa sorte!

  4. Cláudia Braga Capossi disse:

    Boa tarde, tenho uma filha de 2 anos e 08 meses, ela é bastante chorona e pede muito o colo, as vezes deixo ela chorando para não pega-la mas a frequência com que pede colo é muito constante. e é muito apegada a mim, isso tem como melhorar.

  5. Marina disse:

    Minha filha tem 7 anos e se encaixa em alguns critérios dessa matéria! Está numa fase muito dificil, não guarda os brinquedos, quer brinquedo novo a toda hora e acha q é dona da casa sim!! Mas é duro pra mãe aceitar q sua filha é mimada!! Ela é muito carinhosa, mas acho q por preguiça eu e o pai deixamos ela fazer so jeito q ela quer!! Mas agora estamos tentando mudar isso!! Mas não é fácil!!
    As matérias da revista me ajudam muito!! Parabéns pelo ótimo trabalho de vcs!!

  6. Tenho uma filha de 8 anos, que me deixa louca! Não faz nada q peço, parece que estou falando com uma pedra! Ela sempre foi assim, piorou depois que seu irmão nasceu á 1ano e 8 meses! Já bati, na deixei de castigo…..mas para ela não importa isso! Ela continua a ser desobediente e respondona…..socoooorrrroooo oq eu faço! ??????

    • Priscila, bater não é a solução.
      No seu caso acho que você poderia fazer algumas coisas diferentes. Como por exemplo: passar mais tempo vocês duas, consistências nas regras e castigos, e dar opções para ela como uma forma de fazer-la sentir-se melhor. Eu sei que sua primeira reação ao ler minhas sugestões vai ser cética. E não a culpo. Parece conversa de psicólogas que não sabem o que você está passando. Mas não é esse o caso.
      Fui viajar com meu filho de férias e ele quase me matou. Até cheguei a chorar! Juro não sabia mais o que fazer. Então, cheguei a conclusão que o ciclo de birra, briga e ele respondendo e mais briga e assim vai, estava errado. Cabia a mim cortar o ciclo. Então, conversei com ele explicando exatamente isso e disse que agora os combinados iriam ser cumpridos. Ele combinou a obedecer.
      Claro que durou pouco. Mas eu coloquei ele de castigo com combinado e assim fomos. Conversando e mantendo as regras (sem margem) hoje está muito melhor.
      Entenda que sua filha também ainda não consegue controlar seus emoções e ela está tendo que dividir espaço com sua irmã. Peça para ela contar sua historia e o que ela sente. Ao contar a história dela ela vai processar esses sentimos melhor e vai lidar com o ciúmes de uma forma melhor. Faça a contar varias vezes até que ela se sinta melhor.Uma vez por dia.Todas essas atitudes de forma conjuntas devem resolver seu problema. Me conte depois se deu certo! E eu sinto pela sua fase viu é duro mesmo! beijos

  7. Pamela Almeida Lacerda disse:

    A partir de qual idade posso seguir essas dicas? Tenho uma filha de dois anos, ela faz birra acho que normal para idade às vezes deixo ela chorando pra ela ir entendendo que não é só do jeito que ela quer será que estou certa?

  8. Jaire disse:

    Quem escreveu esse texto minha gente?

  9. Onice disse:

    Boa noite.Olha tenho um filho de 12 anos é uma ótima criança,mas td q mando ele fazer ele faz mas não na mesma hora faz no tempo dele e isso me deixa irritada ele não era assim fazia td que eu falava na hora.Se vc tiver um conselho agradeço…Obrigada!

    • Oi Onice,
      Tudo bem?
      Eu vou te falar uma coisa que você não vai gostar de escutar. Pelo menos até agora toda a experiência que eu tenho me oferece só uma resposta. Seu filho está ficando adulto e está virando homem e na minha experiência homem é assim mesmo. Sempre no tempo deles… eu pelo menos não conheci um até hoje que faz o que a mãe ou a mulher pede na hora. Sinto muito beijos 😘

    • Aryanne Enns disse:

      Onice, depois de Deus os pais são as maiores autoridades sobre a vida de um filho. Deixe isso bem claro para seu filho. Você não deve ser uma tirana para ele, mas, precisa entender que lhe obedecer é um dever do seu filho e não favor! Obedecer aos pais traz bênçãos, seu filho em breve será um homem e precisa estar ciente de sua autoridade, use a disciplina, se propor um castigo vá até um fim, as crianças precisam entender que você cumpre o que fala. Tente não mentir pois pais que mentem perdem a credibilidade. Ensine seu filho que ele pode sim varrer uma casa, servir à mesa, lavar loucas, homens e mulheres decentes se importam em ajudar, Ele não perdera sua masculinidade ajudando uma pessoa que ama, que no caso é você. Torcendo por você, eu uso muito as direções da Bíblia para me ajudar a criar minha filha. Indico um livro : Não me faça contar até Três- Ginger Plowman . Tenho amigas tendo muito sucesso! Um beijo