Começou um novo surto de Febre Amarela em Minas Gerais. Mas é aí? Você deve tomar a vacina? Você deve vacinar seu filho? Veja o post abaixo com todas as explicações feitas pelo Dr. Gabriel Striker da Stikids.
A Febre Amarela reapareceu no Brasil. Assim que vi uma matéria no jornal sobre o surto e as filas para tomar a vacina, fiquei preocupada… Será que eu devo dar a vacina no Thomas? E eu devo tomar? Como queria saber as respostas e imaginei que várias outras mamães tbm estariam em dúvida fui atrás do Dr. Gabriel Striker da Strikids, pediatra do Thomas, para saber o que fazer. Olha o que ele me disse:
Existem dois tipos de Febre Amarela:
Febre Amarela Silvestre
Esta é transmitida pelo mosquito Haemagogus, um mosquito que vive no topo de árvores em florestas e transmite a doença principalmente a macacos e raramente a habitantes de áreas rurais.
Febre Amarela Urbana
Esta é transmitida pelos mosquitos Aedes Aegypti e pelo Aedes Albopictus. A Febre Amarela urbana foi extinta no Brasil desde que a vacina ficou disponível e a técnica de contenção implementada. Não há casos descritos de Febre Amarela urbana desde 1942.
O que é a Febre Amarela? Dr. Gabriel Striker: é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus da família Arbovírus - mesma família do vírus da dengue.
Como ela é transmissível? Dr. Gabriel Striker: Existem dois tipos como relatado acima: A Febre Amarela silvestre é transmitida com a picada do mosquito Haemagogus e a Febre Amarela urbana pelo mosquito Aedes Aegypti.
Quais são os sintomas da Febre Amarela: Dr. Gabriel Striker: Os sintomas podem ser desde muito leves até a forma grave que apresenta quadros de febre alta, mal estar, dor de cabeça, dores musculares e sangramentos em várias partes do corpo.
Existe um grupo de risco? Dr. Gabriel Striker: O grupo de risco são pessoas que vivem nas regiões Oeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil, mais próximas de regiões com muita mata.
Veja também: Tudo sobre a dor de ouvido!
Qual o tratamento? Existe um tratamento especifico para as crianças? Dr. Gabriel Striker: Não existe um tratamento especifico. Apenas tratamento sintomáticos (dos sintomas).
A Febre Amarela pode matar? Dr. Gabriel Striker: Em sua forma grave a Febre Amarela pode evoluir ao óbito.
Quem deve tomar a vacina? Dr. Gabriel Striker: Existe uma vacina para Febre Amarela que deve ser tomada pelo grupo de risco ou por pessoas que viajam a essas regiões.
Quem já pegou Febre Amarela pode pegar de novo? Dr. Gabriel Striker: Não.
Quem já pegou a doença uma vez precisa tomar a vacina? Dr. Gabriel Striker: Não precisa.
Quais os efeitos colaterais da vacina de Febre Amarela? Dr. Gabriel Striker: Após 5 a 10 dias o paciente pode apresentar mal estar, febre e cefaléia (dor de cabeça).
Clique abaixo e escolha uma ROUPAS COM REPELENTE DE INSETOS para ter uma gravidez tranquila:
[Looklink - Widget Vitrine #41894 - BEGIN …
… END]
Quais são os riscos para as crianças e bebês? Dr. Gabriel Striker: Os mesmo que os riscos para os adultos.
Devo dar a vacina para meu filho? Dr. Gabriel Striker: Só se você fizer parte do grupo de risco.
Existe uma idade mínima para tomar a vacina ou qualquer um pode tomar? Dr. Gabriel Striker: A vacina pode ser tomada a partir dos 9 meses de idade.
Como é a vacina? Dr. Gabriel Striker: Injetável subcutânea.
A vacina precisa ser repetida ou só precisa ser tomada uma vez na vida? Dr. Gabriel Striker: A vacina deve ser repetida a cada 10 anos.
Qual o risco da doença na gravidez? Dr. Gabriel Striker: Quando a doença se apresenta de forma grave o risco é grande.
Eu posso tomar a vacina durante a gravidez ou enquanto eu estiver amamentando? Dr. Gabriel Striker: Não se deve tomar a vacina durante a gravidez ou enquanto estiver amamentando.
Se eu pegar a doença e estiver amamentando devo parar? Dr. Gabriel Striker: A amamentação deve ser interrompida durante o período de febre alta.
A Febre Amarela passa? Dr. Gabriel Striker: Não existe transmissão pessoa a pessoa.
Veja também: Tudo sobre a Tosse
Esse post é meramente informativo sempre sempre sempre consulte seu pediatra ou médico em caso de dúvidas e antes de tomar ou ministrar qualquer remédio para você e seus filhos.
Portanto, repelente pessoal. Melhor prevenir do que remediar não é mesmo?
Bom, é isso mamães espero ter tirado alguma dúvidas sobre esse novo surto.
Uma quinta feira ótima para vocês e até a próxima
Gostou? Compartilhe!