As mamadas noturnas, acabam com o sono das mães. Por isso, muitas mal podem esperar para quem amamentação noturna pare. Fique atenta, pois existem alguns sinais, que demonstram que seu filho está pronto para esse passo.
A amamentação noturna, era uma das melhores partes para mim. Porém ela pode ser bem cansativa para mãe. E apesar de não existir um momento certo generalizado de quando parar a amamentação noturna existem sinais que demonstram que seu filho está pronto.
Guia geral de amamentação noturna:
0 a 3 Meses: Mamadas de 2 a 3 horas, conforme demanda
3 a 4 meses: 2 a 3 mamadas noturnas ou mamadas de 3 a 6 horas, conforme demanda
5 a 6 meses: 1 a 2 mamadas
7 a 9 meses: 1 ou 2 mamadas noturnas
10 a 12 meses: 1 mamada noturna de vez enquando
12+ meses: normalmente nenhuma mamada noturna
Esse guia é bem generalizado e não deve ser considerado ao pé da letra. Picos de desenvolvimento, nascimento dos dentes, doenças e situações especificas podem alterar a amamentação noturna necessária.
Normalmente, crianças que consomem fórmulas tendem a mamar menos vezes durante a noite e parar a amamentação noturna mais cedo. Isso porque, a fórmula é mais concentrada que o leite materno. Portanto, o bebê tende a precisar de um volume maior de leite materno do que de fórmulas.
Esse guia é para dar uma noção geral de cada momento da amamentação noturna. Porém, para você saber quando parar ou diminuir a amamentação noturna fique atenta a esses sinais:
Seu bebê está mamando menos durante o dia
Se você perceber que seu filho quer mamar cada vez menos durante o dia (para saber como parar de amamentar de uma forma tranquila clique aqui). Mas mantém a sua amamentação noturna igual. Isso quer dizer que ele pode já estar preparado para parar, ou pelo menos reduzir a sua amamentação noturna.
Procure encorajar as mamadas diurnas. Se seu bebê consumir o volume de leite necessário durante o dia ele tende a pedir menos mamadas noturnas. É uma questão de regular a demanda dele para o dia.
Seu bebê não está mamando a noite como antes e muitas vezes prefere brincar a mamar
Se você perceber que seu bebê continua acordando durante a noite para “mamar”, mas acaba comendo pouco e já começa a querer brincar. Isso quer dizer que ele pode não estar mais com fome e sim acordando por costume. Ou seja, a sua amamentação noturna pode não ser mais tão necessária e já pode ser reduzida ou parada.
Seu bebê começou a comer sólidos (no momento certo)
Quando seu filho começa a comer sólidos uma diminuição na amamentação noturna começa a acontecer naturalmente. Ele talvez ainda precise mamar de 1 a 2 vezes por noite, mas isso tende a diminuir com o passar do tempo. Só preste atenção para que a sua quantidade de leite não diminua nesse período, já que a quantidade de estimulo que você recebera é menor.
Existe uma grande variação na hora em que seu filho mama a noite
Esse pode ser o sinal mais difícil de perceber. Porém, se você perceber que seu filho acorda em horários cada vez mais variados, sem regra alguma. Esse pode ser um sinal de que ele está pronto para diminuir a amamentação noturna, ou até parar.
Ele não está acordando para mamar (depois e 1 mês de vida)
Isso só é valido depois de que seu filho deixa de ser recém-nascido. Ou seja, com 1 mês de vida. Até esse momento você precisa sim acordá-lo para mamar de 3 em 3 horas. Sempre consulte seu pediatra.
Essa foi uma dúvida que eu tive. Algumas noites meu filho dormia tranquilamente por longos períodos de tempo sem pedir para mamar. Eu sempre fiquei na dúvida se eu o acordava ou se eu o deixava dormir. Claro, que cada mãe escolhe uma filosofia. Porém, meu pediatra, na época, me aconselhou a deixá-lo dormir e que quando ele estivesse com fome acordaria.
Portanto, a dica aqui é: se ele naturalmente seguir dormindo deixe-o dormir. Eu acredito em deixá-lo escolher quando mamar. De qualquer forma você deve sempre conversar com seu pediatra antes de tomar qualquer atitude.
Clique na Vitrine Abaixo e Compre Roupas de Mãe Moderna!
… END]
Nenhum desses sinais significa nada sozinhos, porém se seu filho estiver demonstrando de 2 a 3 sinais converse com seu pediatra e veja se você consegue parar ou pelo menos diminuir a amamentação noturna.
Cada mãe sabe exatamente do que seu filho precisa e sua intuição deve ser seu maior guia na hora de cuidar do seu bebê. No fundo você sabe melhor do que ninguém o que fazer.
Não se esqueça de comentar aqui embaixo o que você achou do post. Eu leio todos os comentários sem exceção e adoro sugestões e dicas.
Beijos mamães e uma ótima semana.
Ficou com dúvidas ou quer falar mais sobre o assunto? Clique aqui e entre no fórum do Mãe em Dia.
O que você acha? Deixe seu comentário!