Cuidados Especiais com as Crianças no Inverno

Nessa época do ano a tosse, a gripe e a pele ressecada são sintomas comuns. Todos consequências desse tempo seco e frio. Então, para ajudar nossos pequenos a passar por essa estação, juntei algumas dicas para vocês:

mae_filha_amigas_inverno

Nutra-o. No inverno, queimamos mais calorias para manter o corpo quente. Por isso, o café da manhã, que sempre foi a refeição mais importante, no inverno ele é mais ainda. É hora de caprichar! Frutas, granola, pão integral, iogurte (para quem não tem intolerância a lactose), panquecas integrais, tapioca e ovo mexido são algumas ideias saudáveis que todas crianças podem comer e amar. Aqui em casa a preferência é panqueca!

Hidrate-o. Água forma 70% do nosso corpo e não é por que não esta calor, que não precisamos tomar água. Aliás, nessa época do ano, precisamos ficar mais atentos já que como não está quente e a quantidade de água que tomamos diminui consideravelmente. Afinal, no frio é muito mais fácil esquecer de se hidratar, mas tempo está seco e precisamos manter o corpo e a pele hidratados a tempo todo.

Veja aqui como a agua é importante para você e seu filho!

Passe Hidratante. Além de beber água, manter a pele do seu filho hidratada também é algo importante. Com o frio a pele resseca e eczemas (irritações) podem aparecer. Por isso, hidratantes ou óleos para bebês são essenciais para depois do banho. Alias, dá até para fazer uma massagem se você mantiver o quarto quente. Eu gosto muito dos com aroma de camomila ou calêndula, que além de hidratar também ajuda a acalmar as crianças para uma noite tranquila. De qualquer forma, algumas receitas caseiras, também funcionam muito bem: óleo de oliva, só num pouquinho ein…. para hidratar a pele e manteiga para passar em áreas especialmente ressecadas como ao redor da boca.

Vista seu filho em camadas. O tempo esta cada vez mais doido, amanhece frio depois esquenta e depois esfria de novo. Fica muito difícil acompanhar e manter as crianças confortáveis no decorrer do dia. A melhor opção nessas horas e vestir seu filho com camadas finas. Com camadas suficientes, ele fica bem quente e com assim você pode ir tirando conforme o dia for esquentando.

Veja também: 8 Dicas Para um Bebê Saudável no Inverno

Use umidificador. Com esse tempo seco e o frio a tosse nas crianças tende a parecer e o nariz pode sangrar. Para evitar isso, deixe um umidificador ligado por 2 a 3 horas no quarto do seu filho todas as noites. Assim, o ambiente se mantém úmido e você evita os problemas com o frio.

Faça Inalação. Outra coisa que a eu acordei com o meu pediatra, foi fazer inalação todos as noite com 5 mls de soro fisiológico. Essa também é uma providência pra previnir a tosse. Com isso você mantém o canal umidificado e ajuda a liquidificar qualquer secreção que por acaso esteja se acumulando.

Homeopatia. Eu realmente acredito na homeopatia. Esse nem sempre foi o caso. Mas, quando o Thomas entrou na escola e começou a ficar doente sem parar eu resolvi testar como forma de prevenção e como algo que poderia fortalecer o o sistema imunológico do meu filho. Bom, depois que eu entrei com a homeopatia, o Thomas não teve mas nada. Raras as vezes que a tosse apareceu e gripe só uma vez em um ano, que aliás ele pegou de mim. Então, depois disso acredito muito em homeopatia. Hoje uso dois “remédios”: Previgrip da Weleda e Oscillococcinum da Boiron. Este segundo, até eu tomo e realmente da uma boa estimulado no nosso sistema imunológico. Vale a pena consultar seu médico.

Lave as mãos. São atitudes simples como essas que podem fazer toda a diferença. A forma mais comum das crianças pegarem gripe é esfregando os olhos e nariz depois do vírus já estar em suas mãos.

“Somente metade das crianças lavam as mãos depois de ir no banheiro e só 33% das meninas e 8% dos meninos usam sabonete. “

O certo é lavar a mão toda, inclusive as costas da mão e entre os dedos. Uma dica boa é fazer com que a criança cante a música “Parabéns para Você” e lave a mão durante o tempo da música. Isso dá mais ou menos vinte segundos.

O ideal, seria que as crianças lavassem a mão várias vezes por dia, mas como nada é perfeito, só antes das refeições e depois de ir ao banheiro já vai ser uma grande vitória.

Ensine ele a Tossir. Se seu filho souber colocar a mão ou a dobra do braço (que é o mais correto) na frente da boca ao espirrar, você evita que ele transmita o vírus a outras crianças. Se todos nós fizermos esse bem, com certeza teremos menos gripes no inverno.

Álcool Gel. Uma boa forma de manter as mãos das crianças limpas e protegidas são os géis anti-bactérias. As crianças devem passar na mão o gel até que ele seque, isso significa esfregar as mãos por pelo menos trinta segundos. Atenção! Crianças com menos de 6 anos não devem usar esse gel sem supervisão.

Acho que é isso mamães cuidado para não deixar eles tomarem frio ao andar na rua ou ao entrar e sair dos lugares.

Uma ótima segunda para todas vocês!

Compartilhe:
FacebookPinterestWhatsAppTwitterEmail

O que você achou do post? Dê sua opinião aqui embaixo: