Dicas Para Contar Histórias Incríveis na Hora de Dormir

Eu me considero uma pessoa bem criativa. Aliás, trabalhei a vida toda em cima da minha criatividade. Outra característica minha, é o amor pela leitura, então sempre achei que quando fosse hora de contar histórias para meu filho, eu iria ser incrível. Então: “Só que não”! #sqn

Eu travo, não consigo pensar em nada brilhante ou em nenhuma história linda que o encante… Pior ainda, minhas mil vozes, que eu achava que conseguiria fazer, não são tão fáceis assim… Ou seja, frustração!

“Ouvir histórias, onde os personagens tem sentimentos e emoções ajuda as crianças a entenderem e simpatizarem com os sentimentos dos outros. Além disso, histórias aumentam o vocabulário, a interpretação de texto, sociabilidade e até a capacidade matemática das crianças” - Blog Mãe em Dia

Como no meu entender criança nenhuma pode ficar sem uma história na hora de dormir. Juntei algumas dicas, para ajudar a mim e a outras mães com esse tipo de ” bloqueio”.

Toda história tem uma formula básica, formada de cinco elementos:

  1. O herói
  2. O lugar onde se passa - na floresta, na fazenda, na praia, na lua, em uma galáxia muito distante, em um fero velho e etc…
  3. O tempo - era uma vez…, a mil anos atrás, no futuro, quando a mamãe era pequena e etc…
  4. O gancho da narrativa - um vilão, uma situação difícil ou algum obstáculo
  5. Um final feliz com moral (de preferência…)

Seguem algumas ideias para ajudar você a se inspirar e pelo menos a começar:

Alinhe a história com um interesse. Toda criança tem um brinquedo favorito ou um assunto que lhe chame mais atenção. Por isso, uma história com o principal interesse do seu filho ou filha é sucesso garantido. E não se preocupe em não variar o assunto. Mesmo sendo a milionésima história de princesa, sua filha vai continuar amando certeza!

Mantenha a história simple e curta. A história para crianças pequenas não precisa ser longa e complexa do tipo “LOST”. Mesmo por que, as crianças pequenas não conseguem ficar prestando atenção em alguma coisa por muito tempo. Por isso, facilite, é mantenha a estrutura básica: Problema, problema fica pior e tudo se resolve com um final feliz…

Conte os clássicos infantis. Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, Bela Adormecida, Pedro e o Lobo e etc… Se você gostava dessas histórias, certeza que seu filho também vai gostar. Além do que, elas só são velhas para você, para o seu bebê é tudo novidade!

Dê moral para a história. Aproveite a hora da história, para lidar com algum problema de comportamento, que você esteja enfrentando com o seu filho. Por exemplo: se ele não quer dividir os brinquedos, conte uma história em que o personagem principal não quer dividir nada, mas no fim divide e todos acabam felizes por causa disso. Claro, sempre termine com um final feliz e com a lição aprendida.

Crie as histórias em conjunto. Você não precisa ser a única a contar a história. Você e seu filho podem muito bem dividir essa missão. E juntos seguir com a história. Comece você e pergunte para ele o que acontece depois e assim por diante, até o: ‘”e eles viveram felizes para sempre”

Use a sua história. As crianças adoram escutar de como eram seus pais quando pequenos. Então, peque algum acontecimento da sua infância e aproveite!

Use a mitologia. Seu filho pode conhecer os “3 porquinhos” mas com certeza não conhece a história de Narciso: o Deus que era tão vaidoso, que se apaixonou pela própria imagem. Só não se esqueça de dar uma filtrada, já que algumas histórias da mitologia podem ser um pouco pesada e sangrentas. Aproveitem também, o nosso folclore que é muito rico em lendas e fábulas.


Use desenhos como inspiração.
Veja o que seu filho desenhou e peça para que ele explique o que está acontecendo naquele desenho. Comece a história a partir dai. Seu filho ficará encantado ao dar vida aos seus desenhos.

Use um truque de improviso. Peça para seu filho três elementos para a sua história. Um nome, um lugar e um vilão, por exemplo, e monte a sua história com o que ele lhe deu..

Use seu bebê como herói. As crianças são bastante focadas… Bom, nelas mesmas… Então, usá-las como heróis ou heroínas na história, é sucesso certo! Então que tal, mandar seu filho para lua em um foguete ou sua filha para um castelo flutuante cheio de mágia.

No fim, se tudo falhar, sempre existem os livros infantis. Eu tento fazer sempre algumas vozes para deixar a história mais engraçada. O duro é sempre lembrar da voz usada e conseguir fazer igual. Por isso, me atenho a quatro, no máximo.

  • Uma aguda, de menina
  • Uma grossa, de um lobo ou vilão do livro
  • Uma com algum sotaque, se houver mais um personagem, geralmente uso essa para personagens mais velhos ou algum sapo de óculos, coruja, ou coelho sábio
  • A minha, para realizar a narrativa

Mais do que isso eu já começo a me enrolar rsrsrs…

Bom, agora você tem todo o meu repertório de contadora de histórias. Abaixo alguns livros que eu adoro para crianças de 2 a 4 anos.

Beijos, boa história e um fim de semana maravilhoso para vocês 🙂

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fonte: Real Simple e Parenting.com

Compartilhe:
FacebookGoogle+WhatsAppEvernoteTwitterEmail

O que você achou do post? Dê sua opinião aqui embaixo: