Gripe H1N1 Chega Mais Cedo e Causa Surto em São Paulo

Esse ano a epidemia de gripe H1N1 chegou mais cedo e tem deixado os médicos preocupados.  
Elas costumam aparecer nos períodos mais frios do ano, no Outono e Inverno, este ano no estado de São Paulo, já foram registrados quase 200 casos e por conta disso, o governo de SP está antecipando a vacinação em 67 cidades da região.
O público-alvo é o mesmo: idosos, gestantes, profissionais de saúde, puérperas, crianças de 6 meses a 4 anos e pessoas com doenças crônicas.   
Importante: quem tomar a vacina agora não estará desobrigado de também tomá-la durante a campanha nacional, que terá início no dia 30 de abril, uma vez que se tratam de vacinas diferentes!

Só na região de São José do Rio Preto foram notificados 82 casos de H1N1, configurando-se o surto epidêmico.

 
Ainda não se sabe o motivo, mas diversos hospitais já estão com atendimento especial por conta do alto número de casos de gripe. 

  
SOBRE A H1N1

O H1N1 é uma variação da gripe comum. O vírus da gripe vai se modificando, e ao longo dos anos o ser humano vai adquirindo essas “variações” da gripe. Estima-se que ele tenha surgido em 2009, sendo transmitida primeiro em suínos, por isso o nome de “gripe suína”.

  
TRANSMISSÃO

Por via oral, pela tosse ou espirro. A infecção também pode ocorrer através de objetos contaminados.

  
SINTOMAS

Os sintomas são os mesmos da gripe comum: febre alta e tosse, podendo apresentar dores de cabeça e corpo, garganta inflamada, cansaço, diarreia e vômito. São bem parecidos com os da dengue, a diferença são as dores intensas no corpo, cabeça e garganta, além da coriza. 

  
DIAGNÓSTICO

O diagnóstico preciso é feito por exame de sangue ou análise de secreções. Especialistas enfatizam a importância do diagnóstico e tratamento adequados, pois há o risco de evoluir para pneumonia. 

  
PREVENÇÃO

Adote o hábito de higienizar as mãos. Para as pessoas com sintomas, o recomendável é que ela adote a “etiqueta da tosse”: não tossir nas mãos e usar o antebraço, tecido ou papel quando ocorrer tosse ou espirro, evitando assim a contaminação de outros indivíduos. Além disso, tente se manter saudável, com exercícios, alimentação balanceada e beba bastante líquido.

  

Compartilhe:
FacebookWhatsAppTwitterPinterestGoogle+EvernoteGoogle BookmarksEmailShare

O que você achou do post? Dê sua opinião aqui embaixo: