Mesmo que você ou seu marido resistam, uma coisa é fato: um dia seus filhos vão pedir, insistir ou até implorar para ter um bichinho em casa. E como tudo na vida, existem os desafios, os prós e os contras.
Mas eu, que tenho cachorro desde pequena, não consigo imaginar uma casa sem eles. Sou apaixonada e vivi na pele todos os benefícios que esse amor pode trazer para nossas vidas. Hoje sou mãe e acompanho por outro olhar a parceria e a importância da convivência do João com o meu mascotinho, o Bernardo! É lindo de ver e é uma amizade realmente enriquecedora.
Por essa razão, resolvi fazer esse post para encorajar vocês leitoras e mamães a darem uma chance a pensarem com carinho sobre essa decisão.
Vejam aqui 7 benefícios dos animais de estimação para as crianças:
1. Menor risco cardíaco
Segundo a Associação Americana do Coração, ter um animal reduz o risco de doenças cardíacas. Uma pessoa que sai para passear com seu cão cumpre 54% dos exercícios diários, favorecendo o sistema cardiovascular.
Fazer carinho no animal melhora a disposição e reduz o estresse. Nosso organismo libera oxitocina, um hormônio relacionado ao vínculo emocional. Isso gera calma e bem-estar em ambos. Da mesma forma, brincar, passear ou interagir com os bichos ajuda a relaxar e a aliviar a tensão mental.
3. Mais disposição
Quem convive com um animal tem mais disposição. 82% das pessoas declaram que seu cão ou gato as faz sentir melhor quando estão tristes. Quando brincamos com os animais, os níveis de serotonina e dopamina aumentam, enquanto os de cortisol diminuem, segundo um estudo publicado no British Medical Journal.
4. Fortalecimento do sistema imunológico
Pesquisadores da Finlândia comprovaram que a convivência na infância ajuda a diminuir o desenvolvimento de alergias e/ou asma.
5. Apoio a diabéticos
Às vezes os diabéticos tem uma queda do nível de glicose no sangue e podem não detectar a tempo. Cães podem farejar o odor dessa alteração química e avisar o dono. Existe treinamento de cães para essa finalidade.
6. Aumento da expectativa de vida
A ciência comprova que as pessoas que têm bichos vivem uma vida mais saudável, longa e feliz. Ir para casa e contar com a companhia e afeto deles aumenta o bem-estar, aumentando a expectativa de vida.
7. Aumento da interação social e concentração
Estudos mostraram que animais podem ensinar e orientar as crianças com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), ao criar uma rotina de atividades diárias. Essas tarefas ajudam as crianças a relaxar e a incrementar a interação social, além de aumentar a autoestima.
Quando não é uma boa idéia ?
A decisão de levar para casa um bichinho deve ser tomada pelo amor que ele inspira. O animal nunca deve ser tratado como brinquedo, para brincar por algumas horas e depois ser largado pelos cantos. Muitos momentos poderão ser usados pelos pais para a educação dos filhos, ensinando a criança a lidar com ele com respeito e dedicação.