Você nunca achou que fosse ser tão difícil voltar a trabalhar, né? Só de pensar em deixar aquele seu bebezinho lindo em casa….Ui a ansiedade vem a toda!
Um pouco desse nervosismo acontece por causa dos hormônios da gravidez, mas o principal motivo é o instinto materno mesmo. Porém, é possível voltar a trabalhar sem entrar em pânico. Siga as dicas abaixo e faça essa transição ser mais fácil para você e seu pequeno:
- Encontre uma babá ou creche confiável. Esse é o passo mais importante. Você pode começar a procurar antes mesmo do seu filho ou filha nascer. Afinal, encontrar um lugar ou alguém com quem deixar seu filho, que seja de confiança é bem difícil. Por isso, pegue referências, pergunte, visite e se você for deixar com uma babá, faça com que ela comece a trabalhar antes da sua licença maternidade terminar.
- Planeje a amamentação. Se você quiser continuar a amamentar mesmo depois do fim da licença maternidade, você precisa: contar para seus colegas de trabalho e para a empresa, ver a possibilidade de ter um lugar adequado para amamentar e começar um pouco antes da licença maternidade terminar. Assim você tem tempo de praticar e de planejar os horários das mamadas.
- Faça um estoque do básico. Pelo básico entende-se: Bomba de leite - você precisa de uma boa com a qual você se sinta confortável; Absorvente de seios - isso nunca é demais, afinal agora que você voltou a trabalhar a última coisa que você precisa é um vestido ou blusa molhada de leite; Fotos do seu bebê - você pode ter uma certeza, que ao voltar para o trabalho você vai sentir muita falta do seu filho, por isso uma foto é essencial; Lanches saudáveis - quando você está em casa é fácil arrumar lanches saudáveis, afinal sua geladeira está bem ali. Já no trabalho você precisa se planejar para levar seus lanches e lembrar de come-los entre uma reunião e e outra, afinal uma lactante precisa de uma alimentação saudável; Uma garrafa de água - Não tem nada mais importante para uma mãe que está amamentando do que beber água. Sem água você não tem leite, por isso beba muita água durante o seu dia todo.
- Peça flexibilidade no trabalho. Você pode conversar com seu chefe antes do seu filho nascer e pedir horários mais flexíveis ou para trabalhar de casa ou até para trabalhar meio período. Combine! Assim ambos os lados sabem o que esperar.
- Marque uma data. Se possível marque uma data para a sua volta ao trabalho no meio da semana, como em uma quarta-feira. Dessa forma, a sua primeira semana será mais curta e a transição fica mais fácil.
- Priorize. Faça uma lista de tudo que você tem para fazer e priorize as tarefas. O que puder ser feito depois, empurre, assim você não fica cheia de coisas logo na primeira semana.
- Aprenda a dizer não. Quando o assunto é priorizar e impor limites, falar “NÃO” é essencial e necessário. Torne isso em um hábito, você vai precisar quando seu filho crescer um pouco…
- Não fique trocando de creche ou babá. A não ser que ocorra algo ruim. Fique próxima da creche e acompanhe a adaptação do seu filho de perto. Leva algum tempo para ele se acostumar… E não… Ninguém vai tratar cuidar do seu filho tão bem quanto você… Amor de mãe é único!
- Dedique um tempo só para o seu filho. Não comece a levar trabalho para casa. Aproveite o tempo na sua casa para ficar com o seu filho e se dedicar a ele. A partir de agora você vai ter que aprender a separar bem o seu tempo, deixando um pouco para cada área da sua vida. Como trabalho, filho, marido e para você. Manter tudo em equilíbrio é um dos maiores desafios de uma mãe…
- Tenha um plano B. Tenha sempre uma segunda opção, afinal algum imprevisto pode acontece. Se seu filho pegar uma gripe, por exemplo, e não poder ir para a creche ou escola é bom, ter um parente ou uma folguista de confiança.
- Planeje seu cardápio. A comida é um assunto muito complicado para mães que trabalham. Você passa seu tempo fazendo a comida para seu filho ou usa esse tempo para ficar com ele? A dica aqui é fazer pratos rápidos e simples. A comida não precisa ser elaborada e sim, saudável, com uma grande variedade de verduras e frutas frescas. Quer outra opção? Cozinhe durante o fim de semana e congele tudo.
- Cuide de você. Está na hora de comprar algumas roupinhas novas. Não tente entrar na suas roupas pré-gravidez. Isso é um erro. A consequência é uma autoestima baixa. Cuide de você e compre umas roupas que valorizem o seu novo corpo, faça um corte de cabelo novo, faça as unhas e fique linda! Agora você é uma nova mulher em uma nova fase…
- Durma. Quando você voltar a trabalhar, com um bebê pequeno em casa, você vai realmente entender o que é exaustão de verdade. Por isso durma sempre que puder.
- Pratique. Antes mesmo do seu primeiro dia de trabalho, pratique, teste caminhos com e sem trânsito e programe-se. A prática leva a perfeição.
- Lembre-se do por que você trabalha. Seja por dinheiro ou por que você gosta, quando se sentir exausta, lembre-se do motivo pelo qual você trabalha. Isso lhe dará forças para continuar.
- Esqueça da culpa. A culpa é companheira de toda mãe que trabalha fora de casa. Por isso PARE! Milhões de mulheres no mundo trabalham e tem filhos felizes e muito bem criados. Então, pare de se culpar e seja gentil consigo mesma.
Fonte: Mom Junction
Compartilhe: