Toda mãe se preocupa em como criar seus filhos no mundo de hoje. Porém, segundo os psiquiatras de Harvard, apesar do caos que é o mundo moderno, os princípios básicos para criar uma criança bondosa e ética, não mudaram…
Ter um filho bem sucedido e feliz, é o objetivo principal de qualquer mãe. Agora conseguir que seu filho alcance seus objetivos sem perder a ética e se preocupando com o mundo a sua volta fará, já é mais difícil. Mas, isso fará dele uma pessoa muito mais feliz, diz um estudo feito por psiquiatras de Harvard.
Então, veja abaixo as dicas testadas e aprovadas para conseguir tudo isso:
1)Passe tempo com seus filhos
Isso é a base de tudo! Converse, faça perguntas para seu filho ou filha e escute o que eles tem a dizer. Além de você aprender muito sobre o que faz dele uma pessoa única, você também mostra como se preocupar e dar atenção a outro.
2)Se é importante, fale em voz alta.
Toda mãe diz que quer que seu filho se preocupe com os outros. Mas acaba esquecendo de falar isso a eles. Então, explique e diga o PORQUE isso é importante. Não se esqueça de sempre conversar com os professores e outras pessoas que convivem com seus filhos. Desta forma, você entende como está o convívio dele com os outros ao seu redor.
3)Ensine e mostre “como resolver o problema”
Ensine como resolver seus problemas, sempre pensando quais as consequências das suas atitudes para os outros. Por exemplo: se seu filho quiser desistir de alguma atividade em grupo, encoraje-o a identificar a razão do problema, pensar em uma solução, pensar o quanto essa solução afetará o resto do grupo e decidir se desistir realmente é a melhor saída para todos.
4)Crie uma rotina de gratidão e de ajuda
“Estudos mostram que pessoas com o hábito de agradecer são mais propensas a ajudar, a serem generosas, a terem compaixão e a perdoarem - elas também tem uma maior tendência a serem felizes e saudáveis.”
Portanto, dar funções para ajudar na casa, pedir para que um filho cuide do outro e ensinar as crianças a falarem obrigada. São atitudes que ajudam seus filhos a serem felizes. Outra dica aqui, é só elogiar atitudes de uma generosidade ou gentileza fora do padrão deles. Assim, seus elogios não perdem o valor e você os incentiva.
5)Fique de olho nas emoções destrutivas dos seus filhos
“A capacidade de se preocupar com os outros pode ser ofuscada pela raiva, vergonha, inveja ou outros sentimentos negativos”
Ensinar as crianças a identificarem o sentimento negativo e a resolvê-lo internamente de uma forma positiva e construtiva, vai ajudá-los a serem pessoas bondosas e equilibradas. Também é importante impor limites. Limites, esses que as crianças entendem que existem por amor e para o próprio bem delas. Sempre é bom explicar as suas razões, afinal, ninguém nasce sabendo.
6)Ensine-os a ver o mundo ao seu redor
Quase todas as crianças se preocupam com seus amigos e com a sua família. O truque é fazer com que eles se preocupem com o resto do mundo. Com as pessoas que não estão ao seu alcance e que não convivem com eles. Um jeito de fazer isso, é ensiná-los a escutar aos outros e a sempre se colocar no lugar da outra pessoa. A empatia deve ser praticada.
O estudo é concluído com uma frase de motivação ao pais:
Criar uma criança atenciosa, respeitosa e ética sempre foi um trabalho árduo. Mas é algo que todos nós podemos fazer. E não existe um trabalho mais recompensador e mais importante do que esse.
Fonte: UpWorthy
Estudo de Harvard na integra: Making Caring Common Project