Acredito que a soneca é um dos maiores desafios das mães. Bebês que não dormem muito ficam bastante irritados e chorões no fim do dia, bebês que dormem demais correm o risco de passar mais horas dormindo de dia do que de noite, bebês que dormem depois das 17h30 acabam tendo uma parte do sono noturno bastante ruim, com vários despertares… e estas são apenas algumas das dificuldades nestes cochilos. E como saber quanto seu filho precisa dormir e quando ele não vai mais dormir durante o dia?
O post de hoje é para guiar as leitoras aqui do Mãe em Dia sobre como perceber as transições das sonecas e também como perceber que é hora de eliminar o sono diurno dos bebês.
Veja também: Como Fazer as Crianças Dormirem Mais Cedo
Até 1 mês de vida: seu bebê vai passar muitas horas dormindo, porém o sono bastante picado. Provavelmente ele vai conseguir ficar acordado por 40 minutos (para higiene e alimentação) e logo precisará dormir novamente. Isso deve acontecer de dia e de noite, portanto é uma fase onde a mãe precisa se esforçar para dormir enquanto o bebê dorme (mesmo durante o dia) porque provavelmente terá noites de sono picadas durante todo o mês.
Aos 2 e 3 meses: seu bebê já conseguirá ficar de uma hora à 80 minutos acordado e essa já é uma boa hora de anotar os horários que seu filho adormece e iniciar uma rotina. Mesmo na alimentação por livre demanda, anotar os horários pode ser ótimo para perceber a necessidade e o ritmo do seu filho. Nesta fase, ele pode fazer até 5 sonecas por dia.
3 Sonecas por dia (dos 4 aos 6 meses de vida)
A partir do 4º mês, é bastante interessante para o sono do bebê que você estabeleça uma rotina onde ele faça 3 sonecas por dia. Você pode verificar o horário que ele acordou e uma hora e meia ou no máximo duas horas depois, já fazer a primeira soneca. Isso deve funcionar desta forma até 6 meses. O ideal nesta fase é que você consiga duas sonecas de 90 minutos e uma última soneca de 1 hora.
2 Sonecas por dia (dos 7 aos 18 meses)
A partir do 7º mês, seu bebê deve fazer duas sonecas por dia, e isso deve acontecer até que ele tenha um ano e meio aproximadamente (alguns bebês transitam de 2 para 1 soneca um pouco antes). Geralmente estas sonecas se estabelecem entre 10h e 11h00 da manhã e entre 15h00 e 16h00 (dependendo do horário de dormir e acordar). Duas sonecas de 90 minutos ou uma de 90 minutos e outra de 2 horas está ótimo para esta fase.
Como perceber a transição de 3 para 2 sonecas? Quando seu filho começar a dar bastante trabalho para adormecer a primeira soneca do dia mais próximo do horário de acordar e se ele já tiver 6 ou 7 meses, você já pode tentar mudar o horário desta soneca para um pouco mais tarde e consequentemente a outra também será no meio da tarde. Para esta transição, é importante não deixar que seu bebê durma uma soneca depois das 17h30 (o que pode estragar o sono noturno), mas você pode adiantar o horário do sono noturno principalmente aos 7 e 8 meses, já que seu filho pode sentir sono no fim do dia com esta transição.
1 Soneca por dia (dos 18 meses à 3 / 4 / 5 anos)
Geralmente aos 18 meses os bebês não conseguem mais dormir de manhã e passam a fazer uma soneca logo após o almoço. Esta soneca, para ser restauradora, deve ter no mínimo 90 minutos e no máximo 2 horas.
Como perceber a transição de 2 para 1 soneca? Quando você não conseguir mais que seu filho durma de manhã, ou se conseguir, o sono é curto e não é suficiente. A criança nesta fase consegue se comunicar bem e logo demonstra que não quer dormir no horário ideal para duas sonecas e a transição é mais lenta do que as outras transições, ou seja, muitas vezes os pais vão conseguir colocar o bebê para dormir de manhã e de tarde e outras vezes conseguirão só um sono.
Fim do sono diurno!
Fica bastante difícil saber quando os bebês não dormirão mais durante o dia. Alguns param com o sono diurno depois dos 2 anos, outros ainda fazem uma soneca até 5 anos.
Muitos estudos mostram que pelo menos até 3 anos, as crianças precisam dormir durante o dia, para ajudar no desenvolvimento e crescimentos adequados.
Vale lembrar que dormir é um hábito e quanto mais seu filho for incentivado a dormir na hora certo e pelo tempo adequado, melhor será qualidade de sono e consequentemente melhor será o desenvolvimento físico, psicológico e motor.
Quer ver outros posts da Michele? Clique Aqui
Michele Melão é Consultora de Sono Infantil e Baby Planner certificada pela International Academy of Baby Planner Professionals (IABPP) e International Maternity and Parenting Institute (IMPI), na Califórnia. É mãe e sócia da Maternity Coach (http://www.maternitycoach.com.br), uma consultoria especializada em diversos serviços para gestantes e bebês.
Contato: [email protected]