Uma coisa que toda mãe vai perceber é que existem coisa que só aprendemos na prática. Por resolvi fazer esse post com as dicas que eu aprendi no dia a dia sendo mãe!
Resolvi abrir novembro com o post mais útil que eu já escrevi até hoje. Vou dar todas as dicas que eu aprendi com o Thomas na marra e depois de muito prejuízo desnecessário. Coisas que se eu soubesse antes, teriam facilitado e muito a minha vida. Então, vamos lá:
Dica 1: Fraldas de pano, nunca são suficientes. Você usa muito e quando está amamentando…
Dica 2: Fraldas de boca também… As fraldas de boca são as fraldas de pano cortadas em quatro unidades. Essas, são mais úteis quando os dentes estão nascendo e eles babam muito, ou durante um resfriado. Acredite, você vai limpar muito nariz e boca. Por isso, é melhor ter munição.
Dica 3: Economize: as melhores fraldas de pano e de boca são as mais simples. Atenção! Nada de bordado, etiquetas ou qualquer tipo de adorno. Isso só custa mais caro, irrita a pele do bebê e você tem que ficar desviando do desenho, coisa que parece besta mas na hora da pressa dificulta. Ou seja, fraldas lisas!!! As que eu usei vendem em caixas de 5 unidades, com essas mesmas você pode fazer as fraldas de boca.
Dica 4: Tenha mais de um termômetro em casa. Senão, inevitavelmente você vai acabar tendo que sair a noite para comprar.
Dica 5: Aqueles termômetros que você só encosta na testa não são confiáveis.
Dica 6: Compre inaladores que não precisem do copinho de plástico. Compre o mais simples, com um cabo longo e sem ser de tubo. Já é difícil de usar isso com criança então, facilite!
Dica 7: Segure-se! A roupa que seu filho mais vai usar é body branco, então invista nesses e não compre 100 roupas para o enxoval do seu filho. Sim, ele perde bem rápido e não, não é exagero de ninguém.
Dica 8: Sapatos pesados não ajudam quem está começando a andar. Busque sapatinhos leves e simples e de preferência que não aprendem o gordinho do pé deles.
Dica 9: Tenha sempre em casa uma mini farmácia. Na sua primeira visita ao pediatra peça uma listagem de remédios básicos para ter. Normalmente, os pediatras já tem essa lista padrão que consistem de: xarope pra tosse seca; xarope para tosse carregada (sim, são diferentes), remédio para febre ( tipo tylenol bebê ou alivium), luftal, bolsa de água quente com sementes, remédio para vomito, remédio para alergia, remédio para desinteria, ameixa seca no caso de intestino preso, pasta d’água no verão e um antibiótico para emergências.
Atenção: Consulte sempre seu médico sobre quais remédios específicos seu filho precisa e a dosagem, cada caso é um caso. Mesmo com o farmácia pronta em casa, sempre fale com seu médico antes de ministrar qualquer medicamento.
Dica 10: Assou, não sofram! Use Flogo Rosa. Sara muito rápido é anestésico e anti-inflamatório. Novamente, consulte seu médico e veja se esse medicamento é indicado para seu filho e como usa-lo. Lembrando em não sou médica, só estou indicando um truque que sarou a assadura do Thomas em um dia. Por isso, se seu filho assar pergunte pra seu médico.
Dica 11: Cuide das tampa das suas mamadeiras. Elas tendem a sumir… No fim você vai acaba com um monte de mamadeiras sem tampa e vai ter que ficar apertando o bico pra misturar a fórmula, por exemplo. Parece besteira mas essas tampas irão fazer falta e saibam que nenhuma empresa vende só a tampa da mamadeira. Você é obrigada a comprar mamadeiras novas ou sobreviver sem as tampas mesmo.
Dica 12: Compre poucos bicos de madeira. Até o número 3, as crianças evoluem rápido de um bico para o outro. Alias você nunca vai precisar de mais bicos do que o número de mamadeiras que você tem.
Dica 13: Não use todos os seus copinhos de água ou suco de uma vez. Quando é suco eles mancham. Mesmo utilizando-os só com água eles vão ficam opacos com o tempo. Então a dica aqui é: compre aos poucos e vá trocando constantemente.
Dica 14: Escovas de dente só as baratinhas no começo. Enquanto seu filho estiver aprendendo a usar escovas de dente, compre as baratinhas mesmo. Ele vai morder tanto que elas irão duram uma semana cada, no máximo.
Dica 15: Se for menino, tenha capas para o trocar sobressalentes. Eu tinha seis e mesmo assim faltava… Menininhos, tendem a fazer xixi para cima e além do banho você toma, acaba tendo que trocar a capa do trocador constantemente.
Dica 16: Outra dica para mães de meninos: na hora da troca. Sempre que você for trocar a fralda do seu bebê esteja com uma fralda de pano na mão da grande. Se ele começar a fazer xixi, cubra com a fralda. Assim, você foge do banho fora de hora!
Dica 17: Fraldas de pano são mais do que úteis! Essa eu aprendi com a minha mãe, depois que passar a fase das fraldas de pano grandes ou pequenas. Você pode roubar todas do seu pituco! Elas são ótimas para tirar maquiagem ou aplicar tônico facial. Você não mancha mais a sua toalha e cuida da sua pele.
Dica 18: O jeans é o seu melhor amigo. Bom, na verdade calca com bolso de forma geral. Sempre que eu saiu com o meu pituco é: chupeta no bolso da frente esquerdo, fralda de pano no bolso de trás, chave de casa ou carro no bolso da frente esquerdo (para facial acesso, quando com bebê no colo) e qualquer outra coisa que você venha precisar.
Dica 19: Vá na dermatologista, depois que descobrir a gravidez e depois de seu filho nascer. Nesses dois momentos, sua pele sobre mudanças bruscas e consultando um médico você não corre o risco de comprar os cremes errados e ter que dar ou jogá-los fora depois, caso sua pele mude de mista para seca, por exemplo. Alias, em breve faremos um post detalhando esse assunto
Dica 20: Anote tudo! Se ele fez cocô, o que comeu, os remédios e horários. Dessa forma, você não esquece de nada e não corre o risco de dar duas vezes um remédio ou não perceber que seu pacotinho está com o intestino preso.
Pessoal, essa é a parte 1, (link para a parte 2) percebi que aprendi muito com o Thomas e tenho muitas dicas ainda para dar. Espero que tenham gostado dessas e se tiverem alguma sugestão comentem aqui embaixo ↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓
Beijos e até a próxima
Deixe seu comentário!