Até Quando meu Filho vai Acordar de Madrugada?

Escrevi este post por causa do pedido de uma mãe. No pedido, ela conta que seu bebê tem um ano e meio e ainda acorda de madrugada para mamar e trocar a fralda e a questão era “até quando ele vai fazer isso?”.

Como essa é uma dúvida de muitas mães, hoje vamos falar um pouco sobre estes despertares e algumas maneias de corrigir este problema.

O bebê precisa dos 3 primeiros meses de vida para se acostumar com a vida fora do útero e é muito importante que os pais comecem desde cedo tentar adequar o ciclo circadiano deles para um dia de 24 horas. Bebês nascem sem horário para dormir, comer, fazer xixi ou cocô e também não saem do útero da mãe com a habilidade de dormir, e os problemas com o sono do bebê geralmente começam aos 4 meses.

A sugestão é que a partir dos 4 meses a família crie uma rotina com horários para comer, dormir, fazer a higiene, interagir com a mamãe, olhar um brinquedo, etc. A rotina ajuda a mãe entender o bebê e fornece previsibilidade para a criança, fazendo com que ela fique segura que suas necessidades serão atendidas. Isso quer dizer que a criança “sabe o que vai acontecer depois”. Com 4 meses, a mãe pode tentar dividir o dia de uma forma onde o bebê faça 3 sonecas durante o dia (de uma hora à uma hora e meia) e que mame duas vezes durante a madrugada.

A partir dos 6 meses, com a introdução dos alimentos sólidos, os bebês não precisam mais acordar de madrugada para mamar, mas observar a aceitação destes alimentos e a quantidade que o bebê come é primordial para garantir que ele não acorde durante a madrugada porque está com fome. Nesta fase, saber a diferença entre fome e hábito é importante para entender o padrão de sono do seu bebê. Uma criança que jantou bem, mamou antes de dormir, não deve acordar por fome 1 hora ou 2 horas depois de adormecer – neste caso, certamente acordou por hábito e problemas comportamentais devem ser tratados o quanto antes.

Praticamente todos os pediatras indicam que o bebê não precisa mais ser alimentado de madrugada após os 8 meses, a não ser em casos de baixo peso ou outras necessidades especiais. Bebês que comem bem durante o dia, devem sim dormir durante a noite toda a partir desta idade. Então a resposta para esta mãe está aí: se seu bebê tem 8 meses ou mais, ele pode (e deve) dormir de 10 à 12 horas de sono ininterrupto durante a noite.

Portanto se seu bebê já tem 8 meses ou mais e ainda acorda diversas vezes durante a noite, é importante observar:

- Alimentação – ele come o suficiente para não ter fome de madrugada? Como está o desenvolvimento e o ganho de peso dele?

- Horários - seu bebê dorme muito tarde ou muito perto da última soneca? A janela de sono dele está ideal (tempo que ele fica acordado entre as sonecas)?

- Sinais de sono – observe seu bebê para perceber estes sinais e o coloque para dormir assim que ele apresentar qualquer sinal de sono.

- Ele faz a quantidade correta de soneca diurna? – A partir dos 6 meses, tente estruturar sua rotina para que seu bebê faça 2 sonecas por dia. A transição de 2 para 1 soneca deve acontecer perto dos 18 meses.

- Seu bebê tem associações de sono erradas? Veja se ele precisa de colo, de ninar ou de alimentação para dormir. Se isso acontecer, o ideal seria fazer uma reeducação de sono para quebrar estes maus hábitos e substituí-los por outros onde o bebê consiga se auto confortar, ou seja, dormir sozinho e não precise de ajuda na passagem de um ciclo de sono para o outro.

- Fraldas – tente diversas marcas e diminua um pouco o consumo de água do seu bebê depois da última troca. Ofereça apenas a mamadeira da noite (se ele tomar). Uma outra alternativa é tentar usar duas fraldinhas, desde que não fique incômodo para o bebê e só faça a troca se ele fizer cocô.

Todos os problemas de sono do bebê podem ser resolvidos com paciência, persistência, carinho e com o uso das técnicas corretas. O importante é observar o bebê e identificar os problemas para conseguir resolver com mais facilidade. Outra dica é mudar os hábitos o quanto antes. Quanto mais velhos, mais difícil será a mudança de hábito e certamente seu bebê irá protestar mais.

MCMichele1 (3)Michele Melão é Consultora de Sono Infantil e Baby Planner certificada pela International Academy of Baby Planner Professionals (IABPP) e International Maternity and Parenting Institute (IMPI), na Califórnia. É mãe e sócia da Maternity Coach (http://www.maternitycoach.com.br), uma consultoria especializada em diversos serviços para gestantes e bebês.

Contato: [email protected]

Compartilhe:
FacebookWhatsAppTwitterPinterestGoogle+EvernoteGoogle BookmarksEmailShare

O que você achou do post? Dê sua opinião aqui embaixo: