O sono é uma das coisas mais importantes no desenvolvimento de uma criança. Atualmente a maioria delas tem seu sono prejudicado pelo uso de equipamentos eletrônicos. É muito raro ver uma criança que não tenha uma TV no quarto, um celular ou um iPad dela ou até os 3.
Os parelhos eletrônicos, por melhor distração que sejam, atrapalham no sono depois de um certo ponto. Eles têm iluminação interna que utiliza uma luz de espectro azul. Essa suprime a nossa emissão de melatonina fazendo com que o sono fuja e nos faça dormir mais tarde do que o normal.
A estimativa é que 86% doa adultos e 72% das crianças tenham pelo menos um aparelho eletrônico no quarto. Em ambas as idades quando os aparelhos são deixados ligados a noite, percebe-se um adormecer amis tardio e menos horas de sono por noite.
As notificações e aviso de mensagens e de e-mails do celular também não ajudam. Já que podem acordar seus usuários. Alias, uma pesquisa feita pela Pew Research Center mostra que 86% dos adolescentes de 14 anos dormem com o celular perto deles e isso porque eles acham que devem ficar disponíveis para seus amigos durante a noite, caso ocorra alguma emergência.
O sono é muito importante para o desenvolvimento das nossas crianças. Isso já é comprovado já que crianças que dormem melhor tem uma performance maior nas provas, notas mais altas, ficam mais alertas e tem mais facilidade de lidar com as emoções.
A quantidade de sono indicada por idade é:
- Recém Nascidos (menos de 3 meses): 14 a 17 horas
- Bebês (4 – 11 meses) : 12 a 15 horas
- Crianças Pequenas (1-2 anos): 11 a 14 horas
- Primários (3-5 anos): 10 a 13 horas
- Pré-adolescentes (6-13 anos): 9 a 11 horas
- Adolescentes (14 -17 anos): 8 a 10 horas
Para quem ficou curioso, o tempo de sono dos adultos é de 7 a 9 horas dos 18 aos 64 anos e de 7 a 8 horas dos 65 para cima.
Agora vai uma dicas para diminuir o efeito dos eletrônicos no sono dos seus pitucos, mesmo os grandes:
- Estabeleça um limite de horário para desligar todo e qualquer eletrônico. Esse horário deve ser pelo menos 30 minutos antes da hora de dormir.
- Mude a rotina noturna do seu filho de aparelhos eletrônicos para a leitura, um livro de colorir ou até um bom papo. Se ele se acostumar diferente ele vai parar de se sentir falta dos eletrônicos
- Recolha os celulares, iPads e games na hora de dormir e não deixe que eles fiquem no quarto.
- Desligue a TV do quarto das crianças antes de dormir. Não deixe que eles durmam com ela ligada.
- Mantenha a rotina do sono sempre a mesma, no mesmo horário e com as mesmas atividades.
- Faça com que o quarto esteja a favor do sono do seu filho. Com isso, a cama deve ser confortável, limpa e o ambiente fresco.
- Aromaterapia também ajuda. Minha mãe sempre colocou verbena na minha cama e eu uso esse perfume no lençol até hoje.
- Por ultimo: Dê o exemplo! Crie um rotina sem aparelhos eletrônicos também assim seu filho vê como você e seu marido relaxam para dormir e ele tende a seguir o mesmo caminho.
Boa Noite para vocês e até a próxima