A Dengue e seu bebê!

A dengue atinge adultos e crianças da mesma forma, com esse surto é importante tomar cuidado. As crianças ainda costumam ser mais suscetíveis, já que os adultos tem uma chance maior de já ter entrado em contato com o mosquito antes.

Os sintomas da dengue nas crianças menores são manifestados de formas mais sutis. Geralmente somente apresentando um quadro de febre e desconforto, talvez um pouco de diarreia e vômito. Um quadro muito parecido com qualquer virose.

 

Se estiver com dúvida ou suspeita sempre faça um exame para ter certeza.

O primeiro passo de qualquer tratamento deve ser consultar um médico pediatra, e manter um acompanhamento da criança, o que pode exigir uma internação hospitalar.

O mais importante é manter a criança hidratada e em repouso.

Nas crianças a doença pode ser assintomática no começo e mostrar uma piora abrupta, diferente dos adultos que costumam demonstrar uma piora gradual e sintomática.

 

Por isso na situação atual é muito importante ficar alerta a qualquer febre ou sintoma e fazer o exame quando houver suspeita.

A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti. Ele não consegue voar muito longe na maioria dos casos (não mais de 100 metros) e costuma picar durante o dia. Isso não quer dizer que ele não pique durante a noite. Depois do mosquito ter picado alguém infectado ele carrega o vírus por toda a sua vida, que costuma durar 40 dias.

 

Atenção! Mesmo que seu filho já tenha tido a dengue antes isso não quer dizer que ele esteja imune. Ele pode sim, contrair a doença mais de uma vez, já que existem 4 tipos de dengue atualmente. Se uma criança já teve um tipo da doença isso não exclui os outros.

Aliás, a dengue hemorrágica, o tipo mais grave da doença, costumam se apresentar em pessoas que já tiveram outro tipo de dengue anteriormente.

A dengue hemorrágica acontece quando a pessoa infectada tem uma alteração na coagulação sanguínea e quando não diagnosticada pode levar a morte.

 

Além de combater o mosquito com o fim da água parada e não tratada em qualquer lugar na sua casa ou perto, algumas dicas de como evitar a dengue são:

  • Vestir roupas claras nas crianças
  • Manter as crianças em áreas que tenham ar-condicionado ou em áreas mais frias, já que o mosquito fica inibido em baixas temperaturas
  • Usar repelentes para crianças, apesar do efeito temporário é melhor do que nada redes de mosquito e telas nas janelas
  • Deixe as crianças com manga comprida e calças evitando a pele exposta

Para mais informações sobre a dengue clique aqui

Beijos, cuidado e muita saúde para vocês e seus filhotes!

Fonte: Baby Center e Pediatra Digital

Compartilhe:
FacebookWhatsAppTwitterPinterestGoogle+EvernoteGoogle BookmarksEmailShare

O que você achou do post? Dê sua opinião aqui embaixo: