Não tem nada mais real do que o ensinar através do exemplo. Principalmente, o exemplo dos pais. Crianças são como esponjas e absorvem tudo.
“Children are like wet cement, whatever falls on them makes an impression.”- Haim Ginott
“Crianças são como cimento molhado, tudo que cai nelas causa uma impressão” – Haim Ginott
Parar de ensinar as crianças algumas coisas erradas pode ser bem difícil para nós. Ainda mais porque para nossos pequenos as mães são princesas e pais, heróis. Portanto, não tem nada que uma criança queira imitar mais, do que seu herói ou heroína. Tudo que nós fazemos os marca e serve de refêrencia para a vida deles no futuro.
A maioria de nós tem algum defeito que não desejamos que nossos filhos copiem. Por isso, tomamos muito cuidado para evitar esse erros específicos ao redor deles. Algo que nós mesmos julgamos atrapalhar na nossa vida como: nervoso, ansiedade ou falta de disciplina.
E os erros do qual não temos consciência. Continuamos a comete-los, sem saber. Só que nossos filhos estão absorvendo tudo e precisamos parar com isso já. Alguns deles são:
Desrespeito a si próprio
Um dieta maluca, encher a cara de bebida, tomar sol sem protetor solar ou até se olhar no espelho e se encher de criticas, falando o quão feia e gorda você está. São alguns dos poucos exemplos que acontecem diariamente.
Seu filho está aprendendo a respeitar a si próprio e o seu corpo. Se você não se ama e não se respeita, o que você acha que ele vai aprender?
Aparelhos eletrônicos são úteis mas não são a nossa vida.
Na hora do jantar você fica respondendo e-mails e navegando no Instagram? Seu marido ou mulher falam mas você está olhando alguma coisa no iPad e nem escuta? Você dorme com o celular embaixo do travesseiro? Ou você deixa de prestar atenção no seu filho assim que chega em casa para dar uma viajada no Facebook?
Se você faz isso, seu filho vai achar que está certo. E vai acabar desvalorizando os momentos pessoais e reais com a família e amigos.É importante ter a distinção de que aparelhos eletrônicos são bons para ajudar na sua vida mas não são a sua vida.
Sobremesa é uma recompensa.
Acho que não existe um pai ou mãe no mundo que não tenha falado a seguinte frase para o filho: “Se você fizer X eu te levo na sorveteria depois” ou “Se você não comer você noa vai pode comer sobremesa” .
Falando como uma ex-gorda, que costumava pensar que comer uma panela de brigadeiro no fim de um dia difícil. Falar para os filhos que doce ou qualquer tipo de comida é uma recompensa pode ser perigoso. Muito melhor pensar que fazer algo saudável é uma recompensa e não uma comida qualquer.
Por isso, uma ideia é oferecer 15 minutos a mais de brincadeira antes de dormir, por exemplo. Algo saudável, já que brincar mais nunca fez mal a ninguém, não é mesmo?
Trapacear faz parte… Só não pode ser pego
Olha um exemplo: “Oba, esqueceram de passar o meu sorvete! Sorvete de graça!”.
Quem, já fez isso? Ou deixou passar algum troco errado na padaria?
Se você dá um exemplo, pelo menor que seja, fica mais fácil do seu filho achar que pode colar na prova ou pegar um chiclete na banca sem pagar. Afinal, é só um chiclete, né? poxa…
Se você ensinar que pode, por que ele não pode fazer também…?
Não tem problema faltar com a palavra
Você diz que vai levar seu filho ao Zoológico ou parque e desiste? Diz que irá ligar para seu marido e não liga?
Se você não dá valor a sua palavra, a criança vai acabar entendendo que palavra não vale nada mesmo. Hoje já é tão difícil encontrar alguém confiável, que faz o que fala e fala o que faz. Eu quero que meu filho seja assim, você não ?
Sexo pode ser usado como poder de barganha
Seu filho pode ser muito novo e não saber o que isso quer dizer. Mas o recado vai ficar no seu subconsciente.
Sexo pode ser usado para conseguir o que eu quero!
O desejo e necessidades dos outros são mais importantes que os seus
Quando você vai no cabelereiro e seu cabelo não ficou como queria você fala alguma coisa ou fica quieta? E quando a água do lavatório está fria ? Você acaba ficando quieta ao invés de falar o que você realmente quer?
É normal querer ser aceita ou ficar tímida até. Mas atenção! Mas em relação a vez da felicidade e satisfação do seu filho, você continua pensando assim? Essa é uma lição muito importante, precisa expressar o que está no seu coração e não sofrer ou ficar triste em silêncio.
Não coma ou faça coisas que você não quer que seu filho faça
Não adianta se encher a cara de refrigerante na frente do seu filho e falar que ele não pode.
Ele vai ver você fazendo e pensar que não é tão mal assim. Por isso, força para nós! Vamos jogar todos os nossos hábitos ruins ao vento. Vai fazer bem para você e para seu filhote.
É muito difícil não cometer nenhum dos oito pecados acima. Por isso, a ideia aqui é se comprometer em fazer e ser cada vez melhor, afinal ninguém é perfeito mas a gente pode tentar, não é?
Espero que vocês tenham gostar do post. Não esqueçam de comentar aqui embaixo com o que vocês acharam e se tem amei alguma coisa que precisamos parar de ensinar nossos filhos.
Beijos e até a próxima.
O que você acha? Deixe seu comentário!