Quem fala que é fácil educar um filho está mentindo. Não é fácil. Aliás, educar é uma das coisas mais difíceis que existem. Veja por que e por que você e eu erramos tanto.

Educar um filho é um desafio constante. Aliás, é um função em que muitas de nós falhamos diariamente. A boa notícia é cada novo dia, é uma nova oportunidade para recomeçar. Claro, que temos um tempo determinado, afinal com 18 anos vai ser difícil um adolescente nos escutar sobre o que é certo ou errado, não é mesmo?

Mas por que é tão difícil educar um filho?

Veja educar um filho não é só ensiná-lo a dizer por favor, desculpe e obrigado. Não que isso não seja parte do desafio. Inclusive conheço muitos adultos que não conseguem falar desculpe, nem se sua vida dependesse disso. Mas, a real dificuldade é ensinar as crianças o que vem por trás das palavras. Os valores, os princípios e o caráter.
Veja não adianta ensinar seu filho a dizer obrigada, sem que ele saiba o por quê diz isso. Não adianta ensinar seu filho dizer por favor, se ele achar que todos ao seu redor são seus inferiores e, portanto, devem servi-lo. Não adianta ensinar seu filho e força-lo a perdir desculpa se ele não entender por que ele errou e por que deve se desculpar. Passar o conceito das coisas que é complicado.

Inscreva-se já no Canal

Falar mentiras é outra coisa complicada. Quantas pessoas você conhece que simplesmente não conseguem falar a verdade? Não importa o por quê. Elas sempre tem que mentir alguma coisa. Ou para se sentir melhor ou para se sentir superior, para manipular ou simplesmente por que tem que esconder alguma coisa. Mentir pode magoar tanto quanto uma traição, senão mais. Para o porque disso que é o complicado. Afinal, por que dizer a verdade se é mais fácil mentir?

Como ensinar uma estilo de vida saudável, sem bebida, drogas ou cigarro?Um estilo de vida que preze o esporte e a disciplina. Algo que faça seu filho entender que curtir os pequenos prazeres da vida com a família e um mergulho no mar é mais importante que uma eterna busca de bens materiais. Como evitar que seu filho se torne uma pessoa traiçoeira e avarenta…

São tantos caminhos errados e fáceis a serem tomados, são poucos saudáveis e corretos. Além do que, o certo nem sempre é fácil. Afinal, por que chocolate não pode todos só dias? Mas um suco verde que precisa de ingredientes frescos e 20 minutos para fazer faz bem para mim? “É tão mais fácil o leite com chocolate mamãe…”

Quem fala que é fácil educar um filho está mentindo. Não é fácil. Aliás, educar é uma das coisas mais difíceis que existem. Veja por que e por que você e eu erramos tanto.

Como fazer isso?

Cada família tem o seu jeito e o seu perfil. Esse post na realidade é um desabafo. Já que a forma que eu acredito em educar um filho é uma luta constante. Eu acredito em dar o exemplo. Para mim, essa é a forma mais eficaz e transparente. O problema com isso é que nós precisamos mudar, nós precisamos ser o que queremos que nossos filhos sejam. Ou seja, não podemos mentir, precisamos tratar sempre o próximo com respeito, não podemos reclamar da vida, fazer fofocas maldosas, precisamos ser humildes e não ser levados pelo ego, não beber, não fumar e não encher a cara de comidas práticas e extremamente prejudiciais a saúde. Se qualquer pessoa me disser que realizar tudo isso sempre, sem deslize, ela é mentirosa. A perfeição não existe.

Eu, na minha busca em ser o melhor exemplo que posso para meu filho, consegui parar de beber a mais de três anos, de fumar a quatro meses e (por que parei de fumar e engordei) estou mudando meu estilo de alimentação. Nunca fui perfeita, mas busco ser cada dia melhor. Esse é outro habito que quero passar para o meu filho. Quero que ele busque sempre melhorar sua alma, sua vida e sua saúde.

Também sou fraca, como qualquer um. Afinal, quem não ama uma boa bomba de chocolate ou quem não perde a paciência de tempos em tempos? Mas prego o equilíbrio ao Thomas. Equilíbrio no humor, o assumir seus erros, o controle das emoções e o ver o lado bom da vida todos os dias. Acredito que dessa forma eles terá as ferramentas para valorizar e aproveitar a sua vida inteira. Quero que ele entenda que a felicidade não é só a realização dos sonhos e sim, os momentos precisos do caminho até lá.

Quem fala que é fácil educar um filho está mentindo. Não é fácil. Aliás, educar é uma das coisas mais difíceis que existem. Veja por que e por que você e eu erramos tanto.

Por que esse post?

Esse post de o quão difícil é educar um filho, foi feito para que todos nós possamos repensar e observar o que estamos fazendo de errado ou onde poderíamos melhorar, até para nós mesmos. Muitas gente sai gritando aos quatro ventos: ” Para ser mãe não precisamos ser perfeitas”. Eu acredito que a perfeição não existem realmente, mas também acredito que isso não seja uma licença a ficar estagnada. Uma desculpa para não ter que dar o exemplo aos nossos filhos.

Entenda, que não importa o que você se diga, seu filho tende a ser o que você realmente é. Ele vai ver o que você faz e vai se guiar a partir dali. É como se a personalidade e a vida do seu filho fosse um quebra cabeça onde você é a figura da capa, ou seja, sua referência. Agora só me resta fazer a pergunta: Qual imagem você quer que ele veja?

E aí? Você concorda ou não?

Beijos e até a próxima

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentário:Por que é tão difícil educar um filho?
  1. fabiana disse:

    Nossa adorei a matéria,concordo plenamente,é muito difícil educar um filho,mas não podemos desisti ,gostaria de compartilhar o novo emagrecedor,Desodalina https://www.nutritivasaude.com.br/buscar?q=Desodalina corre compre o seu.