Você sabe até quando pode guiar na gravidez ? E quais cuidados você precisa tomar ? Veja aqui tudo que você precisa saber para não passar por nenhum susto e ainda conseguir fazer tudo com liberdade. 

Guiar na gravidez é uma das coisas que muita gente diz ser proibido. Eu mesma nunca vi problema e guiei quase até o Thomas nascer. Aliás, eu pensei seriamente em ir guiando para a maternidade, já que estava sozinha em casa. Só não fui porque achei que minha mãe ia me matar…

Inscreva-se já no Canal

Mas voltando ao assunto, vou em primeiro lugar responder a pergunta mais feita. Você pode guiar na gravidez? Sim. Durante a gravidez inteira. É só evitar guiar quando você estiver perto do dia do nascimento. Isso porque contrações atrás da direção pode levar a acidentes, ok?

Outra informação, que não é impeditiva a guiar na gravidez, mas que é informativa é o fato de que as chances de acidentes caso a mulher esteja guiando grávida aumenta em 42%.

Ou seja, você pode guiar durante a sua gravidez toda, mas você tem 42% de chance a mais de sofrer um acidente (por menor que seja) do que se você não estivesse grávida.

Tendo dito isso, a vida continua e muitas de nós precisamos guiar na gravidez. Afinal, o sacolão precisa acontecer toda semana, as crianças precisam ir para a escola e tudo mais… Então, vamos aos cuidados que você precisa tomar para não deixar que essa estatística atrapalhe a sua vida. Cuidados ao guiar na gravidez:

Você sabe até quando pode guiar na gravidez ? E quais cuidados você precisa tomar ? Veja aqui tudo que você precisa saber para não passar por nenhum susto e ainda conseguir fazer tudo com liberdade. 

  1. Posicione-se no carro corretamente

Quanto maior estiver a sua barriga, mais difícil será encontrar a posição ideal no banco. A ideia é sentar o mais afastado possível da direção, mantendo em torno de 25 cm de distância. Vá alterando a posição do banco conforme a sua barriga vai crescendo e evite inclinar para frente enquanto guia. Mude se possível a posição da direção e do pedais do carro (sim, existem alguns modelos onde isso é possível) para sentar da forma mais confortável possível.

  1. Vá ajustando os espelhos

Lembrar de alterar a posição do banco é uma coisa que poucas grávidas esquecem. Porém, os espelhos também precisam ser alterados conforme a sua posição no carro muda. Por isso, sempre confira se a sua visão ao redor do caro está boa.

  1. Use o cinto de segurança de forma correta

O cinto não pode ser colocado nas costas ou por trás do braço. Nessas posições ele será inútil em uma eventual batida. A forma correta é a parte inferior do cinto ser posicionada abaixo da barriga. A parte de cima entre os seios e descendo ao lado da barriga e não em cima. Como no post do insta abaixo.

A post shared by Bianca Arcangeli (@blogmaeemdia) on

  1. Evite camadas

Para aumentar sua segurança e dar mais espaço entre você e a direção. Remova casacos pesados e excesso de tecidos entre você e o a direção. Isso também  vai ajudar na sua mobilidade para guiar.

  1. Paneje seu caminho

O esquecimento na gravidez é motivo de muitas piadas, mas é uma luta real das mulheres grávida.s Portanto, enquanto estiver guiando na gravidez, separe algumas minutos antes de sair  para planejar seu caminho. Isso vai evitar que você fique rodando por ai a esmo.

  1. Prepare-se para enjoos

No primeiro trimestre nós não temos os desafios que a barriga apresenta mas os enjoos são problemas sérios enquanto se guia. Caso você sofra muito com isso converse com o seu médico e veja que medidas você pode tomar caso se sentir enjoada na direção. Uma pulseira contra enjoos é uma boa dica.

Você sabe até quando pode guiar na gravidez ? E quais cuidados você precisa tomar ? Veja aqui tudo que você precisa saber para não passar por nenhum susto e ainda conseguir fazer tudo com liberdade. 

  1. Cuidado com as distrações

Concentração durante a gravidez já é uma coisa difícil e no momento de guiar você precisa de toda a sua concentração. Então, mais do que nunca: não use seu celular, não faça ligações, abaixe a música caso ela lhe atrapalhe e procure não conversar muito. Caso já tenha filhos e precise guiá-los a suas atividades, dê alguma coisa para distrai-los durante o translado, assim eles não ficam chamando sua atenção. Caso goste de olhar se seu pequeno está bem, programe-se para encostar em algum lugar para verificar seu bem estar. Não o faça enquanto guia. Além disso, confie na cadeirinha para mantê-lo seguro, você a comprou por um motivo.

  1. Use mais tempo

Saia mais cedo para seus compromissos. Você precisa guiar com segurança para o seu bem estar e do seu futuro bebê. Por isso, sair guiando a altas velocidades ou de forma irresponsável por que você está atrasada não é uma opção.

  1. Beba mais água

Ao beber mais águas você se mantém hidratada e seu nível de atenção se mantém alto. Ou seja, você estará mais alerta e terá mais energia, evitando assim a fatiga enquanto guia.

Você sabe até quando pode guiar na gravidez ? E quais cuidados você precisa tomar ? Veja aqui tudo que você precisa saber para não passar por nenhum susto e ainda conseguir fazer tudo com liberdade. 

  1. Informe as pessoas

Sempre que você for pegar o carro informe alguém que irá sair, o tempo e seu trajeto.  Assim, eles ficar de olho em você e ficam atentos caso aconteça alguma eventualidade. Mantenha seu celular também  sempre carregado e deixe uma bateria extra no carro.

  1. Repense a forma que você guia

Para você e para o seu futuro bebê, repense a forma como você guia. Se costuma acelerar no amarelo para passar, virar sem dar seta ou guiar muito rápido, está na hora de rever suas atitudes. Eu gostava muito de fazer conversões proibidas antes do Thomas nascer, hoje eu já me comporto de outra forma. Por isso, pelo seu bem e pelo bem do seu futuro filho, observe se você segue todas as regras de trânsito e se não seguir, mude de atitude agora.

  1. Evite

Se você puder, evite guiar.  O cansaço e todas as alterações do seu corpo atrapalham a sua atenção. Por isso, quando menos você guiar durante a gravidez melhor. Você pode mas priorize sua segurança.

E aí? Mamães esse post ajudou? Você guiou ou pretende guiar na gravidez? Deixe seu comentário e sua recomendação aqui embaixo

Beijos e até a próxima

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentário:Até quando eu posso guiar na gravidez ? Que cuidados devo tomar ?
  1. Cintia disse:

    Eu guiei até 38 semanas, mas sempre saia mais cedo, ia com calma.