Seu filho tem dificuldade para dormir? Acorda muitas vezes durante a noite? Será que seu filho tem insônia? Veja aqui e tire suas dúvidas.

Você acha que seu filho tem insônia? Vou mostrar aqui o que é insônia nas crianças, falar dos sintomas, vou dar alguma dicas aqui do que pode estar acontecendo com ele e o que fazer. Mas vamos começar explicando o que é insônia.

Inscreva-se já no Canal

O que é insônia?

Insônia nos adultos ou nas crianças consiste da mesma coisa. Em termos gerais é definida como dificuldade em adormecer e/ou dificuldade de continuar dormindo durante a noite toda.
Existem dois tipos de distúrbios comportamentais que afligem de 10% a 30% das crianças na fase pré escolar. Vamos a eles…

Seu filho tem dificuldade para dormir? Acorda muitas vezes durante a noite? Será que seu filho tem insônia? Veja aqui e tire suas dúvidas.

Distúrbio de associação

Esse distúrbio geralmente acontece dos 6 meses aos 3 anos de idade. Nesse caso a criança só consegue dormir se tiver com alguma coisa que ela associe ao sono. Como por exemplo: chupeta, ursino ou naninha. Se essa “coisa” não estiver presente ela não consegue dormir ou acorda muitas vezes a noite. É isso que acontece quando seu filho usa chupeta e perde-a durante a noite. Sem ela ele demora para dormir ou se recusa a dormir. Com a chupeta ele volta a dormir com facilidade e rapidamente. Esse distúrbio acaba por volta dos três anos.

Distúrbio da falta de limites

Esse distúrbio consiste da criança que se recusa a ir para a cama na hora certa”. Esse distúrbio aflige muitas crianças da idade pré escolar. Sabe aquela mãe que diz “Meu filho não dorme na hora de jeito nenhum” ou “Meu filho não dorme antes das 11 da noite”. Essas são as crianças que sofrem desse tipo de distúrbio do sono. A solução? Impor limites. Ou seja, quando os pais colocam horários do sono com clareza, as crianças passam a dormir rápido e com facilidade. Isso está ligado ao desenvolvimento da criança. Nessa idade estão se tornando mais independentes e buscam testar seus limites. Por isso acabam tendo dificuldades de adormecer no horário certo. Cabe aos pais resolver o problema.

Sei que vocês ao lerem isso irão pensar que esse distúrbios não parecem ser sérios. Mas, eles são verdadeiros e as consequências são reais para as crianças.

Os sintomas consistem:

  • Dificuldade de adormecer
  • Cansaço crônico
  • Ficar distraído ou meio grogue a maior parte do tempo
  • Comportamento errático
  • Alterações no humor
  • Hiperatividade (em alguns casos)
  • Não conseguir dormir depois de acordado
  • Acordar muito cedo ou no meio da noite

Seu filho tem dificuldade para dormir? Acorda muitas vezes durante a noite? Será que seu filho tem insônia? Veja aqui e tire suas dúvidas.

Existem outras causas que fazem seu filho ter insônia, como:

Condições médicas

Existem uma enorme variedade de condições medicas que podem afetar o sono do seu filho. Entre elas estão: dor de ouvido, nariz entupido, asma, tosse, refluxo, azia, dor nas costas e muitas outras. Por isso, sempre consulte um pediatra para ver se seu filho está 100% saudável.

Condições ambientais

Você nunca pode afirmar que seu filho tem insônia se você não prover condições adequadas para o sono. Por isso evite: muito frio, muito calor, muito barulho, cama desconfortável e um lugar com a iluminação inadequada

Estresse

Assim como nos adultos seu filho tem insônia em momentos de estresse na sua vida. Alguns desses momentos podem ser:

  • A chegada de um irmão
  • Mudança de casa
  • Mudança de escola
  • Começo da escola
  • Alteração brusca na rotina
  • Separação dos pais
  • Morte na família
  • Doença na família
  • Morte do uma bichinho de estimação
  • Seu melhor amigo mudou de escola e mais…

Seu filho tem dificuldade para dormir? Acorda muitas vezes durante a noite? Será que seu filho tem insônia? Veja aqui e tire suas dúvidas.

Remédios

Alguns remédios, pode atrapalhar o sono. Por isso sempre que seu filho estiver sendo medicado converse com seu pediatra para ver se existem efeitos colaterais que irão atrapalhar o sono e como lidar com isso.

Saltos no desenvolvimento

Toda vez que seu filho tem um salto no seu desenvolvimento. Ele pode apresentar alterações no seu padrão de sono. Aliás, isso não é propriamente insônia. Mas sim, alterações como disse antes. Por isso preste atenção nos marcos de desenvolvimento do seu filho e veja como seu sono se altera para poder lidar com eles.

Outros fatores

Sim, existem outros fatores que podem fazer filho ter insônia. Como consumo de doces perto da hora de dormir e muitas atividades ou eletrônicos a noite. A dica é estabelece uma rotina do sono que prepare seu filho para dormir enquanto o acalma e relaxa. Assim, você evita que ele demore a adormecer ou que ele tenha um sono instável.

Bom, mamães espero que tenham gostado do post e que ele ajude vocês a ter noite mais tranquilas com seus filhos.

Beijos e até a próxima.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *