A aparição de varizes durante a gravidez é algo muito comum.Uma entre três mulheres sofrem desse mal. Veja agora como evitá-las e fuja disso!

As varizes durante a gravidez são bem comuns. Aliás, para quem não sabe, as varizes são os vasos sangüíneos dilatados e inchados. Elas costumam aparecer mais nas pernas, mas podem aparecer em qualquer lugar do corpo. Inclusive, hemorróidas não passam de varizes na região do ânus.

O que são as varizes e porque elas aparecem durante a gravidez?

As varizes durante a gravidez aparecem quando as veias ficam inchadas dilatam. Isso acontece porque o retorno venoso não está funcionado direito. O retorno venoso é volta do sangue da região periférica do corpo para o coração. A tendência ter varizes aumentam durante a gravidez por causa da pressão do útero sobre as veias pélvicas e a veia cava inferior (uma grande veia da parte direita do corpo que recebe sangue dos membros inferiores).

Inscreva-se já no Canal

Mas, como tudo na vida, se você se cuidar elas podem ser evitadas ou diminuir. Para quem tem histórico na família de mulheres que apresentaram varizes durante a gravidez, como a mãe ou a avó, é necessário que um cuidado extra.

O que faz com que as varizes apareceram?

  • Gravidez
  • Velhice
  • Obesidade
  • Ficar muito em pé
  • Ficar muito sentada
  • Genética

Como citado acima as varizes tendem a aparecer durante a gravidez. Mas como já disse também  existem formas de evitar que elas aparecem ou que pelo menos não aparecem tanto. Vamos a elas:

Mantenha seu sangue fluindo

Se trabalhar sentada levante para dar algumas voltas e movimentar as pernas durante o dia. Se trabalhar em pé sente-se, mantenha as pernas elevadas o máximo possível e evite usar saltos. Não cruze as pernas ou fique sentada de pernas cruzadas muito tempo porque dificulta a circulação.

Faça atividades físicas

A atividade física ajuda a manter a sua saúde durante a vida toda e também é super importante para evitar varizes durante a gravidez.Já que a atividade física melhora sua circulação sangüínea. Para quem já fazia atividades físicas antes da gravidez consulte seu medico e continue a praticar com as adaptação necessárias.

Atenção: Sempre conte com o acompanhamento de um especialista, personal ou obstetra na hora de praticar atividades físicas durante a gravidez. SEMPRE!

Para quem nunca praticou atividades físicas a vida, não é na gravidez que se deve começar. Mas, para evitar as varizes, caminhar um pouco algumas vezes por dia ou praticar hidroginástica, são boas opções. Na maioria dos casos, mesmo quem não fazia nada antes da gravidez pode praticar essas atividades. Só não se esqueça de confirmar com seu médico antes.  (Nesse post eu explico porque a hidroginástica é tão boa para as gravidinhas! Clique aqui para ler! )

Mantenha o peso certo

Durante a gravidez não é hora de fazer dieta ou nem (infelizmente) de comer loucamente. Você vai ganhar peso, evitar isso não é a ideia. O certo é ganhar o peso adequado. Normalmente, o indicado é entre 11 e 15 quilos durante toda a gestação. Isso caso seu peso seja saudável hoje e sua gravidez seja normal. Só um medico especialista pode dizer o correto para você.

Se você ganhar mais peso que o recomendado, você só estará colocando mais pressão em cima do corpo que já está sobrecarregado. Isso facilita a aparição de varizes durante a gravidez.

Evite aperto

Calças apertas, elásticos, camisetas ou qualquer coisa que atrapalhe a sua circulação sangüínea não é bem vinda. Eu sei bem como é ficar tentando entrar em uma calça durante a gravidez mas aceite que você está em uma fase especial. Adapte seu guarda roupas para isso. Não vale a pena correr o risco de ter varizes, não é ?

Tenha suporte

Uma coisa que ajuda muito as mulheres a evitar as varizes, são as meias de compressão. Sabe aquelas coisas feias que colocam na gente no hospital quando temos uma internação. Então, essa meias ajudam o retorno venoso e evitam as varizes durante a gravidez.

Drenagem linfática 

Uma boa massagem é muito bem vinda durante a gravidez. Ajuda a relaxar e também ajuda na circulação sanguínea. Se você puder considere fazer uma drenagem semanal. Existem

até SPAs que tem a maca especial para gestantes, como o buraco para a barriga e tudo. Olha só que maravilha! Se você não poder fazer drenagem,  faça hidroginástica se possível. O empuxo da água ajuda na circulação e já drena um pouco o corpo também.

Dê olho no intestino preso

Pois é, até isso pode causar varizes… Fazer muita força ao ir ao banheiro pode causar varizes ou hemorróidas. Por isso, tome bastante água e fique de olho. Já que o intestino preso, inclusive, é um dos efeitos da gravidez….

Durma do lado certo

A recomendação é dormir virada para o seu lado esquerdo. Assim, você não coloca pressão na veia cava inferior. Apesar de muitas pessoas indicarem isso para as gestantes, não existem provas que de dormir do lado esquerdo evite o aparecimento de varizes. De qualquer forma, deitar dessa forma trás outras vantagens e também não custa tentar, né?

Se essa não é a sua primeira gravidez sua tendência a varizes é maior. Na segunda gravidez as chances são maiores, na terceira são maiores ainda e assim por diante… A cada gravidez as chances de ter varizes é maior. Por isso, cuide-se!

Espero que tenham gostado do post e previnam sempre. Afinal, é muito melhor previnir do que ter que remediar depois né? Caso as varizes aparecem de qualquer jeito, trate-as depois da gravidez, ok ?

Beijos e até a próxima

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *