Você sabe o que é o bullying? Você sabe como prevenir? Sabe como lidar? Eu como uma pessoa que sofri bastante com isso, entendo bem o que as crianças nessa posição passam. Veja aqui como lidar com esse problema.  

O que é o bullying, como prevenir e como lidar com esse assunto é algo que todas as mães devem saber. Isso porque hoje o bullying tomou uma força tão grande que pode acabar causando traumas e problemas que ficarão para o resto da vida do seu filho. Então vamos lá!

Inscreva-se já no Canal

O que é Bullying?  

A definição de bullying segundo o governo americano é: um comportamento indesejado e agressivo entre crianças com alguma idade que denota um desequilíbrio de poder. É um comportamento que seja repetitivo ou com o potencial de ser repetitivo. Segundo o Governo as crianças que sofrem o bullying e as crianças que infligem-o correm riscos que sofrer problemas sérios no futuro.

Depois de uma consultoria extensa com as meninas do SOS Educação (Tem vídeo no canal. Clique aqui para ver!) e com a minha experiência pessoal, que é vasta, tenho a minha própria definição: Qualquer situação onde um indivíduo se sente uma vitima ou se sente oprimido por outros indivíduos. A pessoa que sofre bullying se sente diminuída, humilhada, incapaz ou obrigada a não ter opinião. Essa pessoa se sente obrigada a fazer o que não quer para conviver com os outros. Geralmente ela é ofendida repetidamente e se sente impossibilitada de reagir.

Quando começa o bullying?

O bullying não tem uma idade especifica pra começar e nem para terminar. Uma criança de três anos pode sofrer com isso e um adulto de cinquenta anos também. Depende muito mais da situação da pessoa do que da idade em si. Como Bullying decorre basicamente de situações de desequilíbrio de poder isso não tem idade especifica.

Você sabe o que é o bullying? Você sabe como prevenir? Sabe como lidar? Eu como uma pessoa que sofri bastante com isso, entendo bem o que as crianças nessa posição passam. Veja aqui como lidar com esse problema.  

Onde pode acontecer o bullying?

O bullying pode acontecer em qualquer lugar onde existe uma situação de convívio entre pessoas. Ou seja:

  • Na escola
  • No curso de línguas
  • Na saída de escola
  • Nas festas
  • Em restaurantes
  • Clubes
  • Excursões
  • Quando os amigos vão a sua casa ou na casa dos amigos
  • Em viagens
  • Em bares
  • Em escritórios

Como prevenir o Bullying 

1.Crie uma criança com a autoestima saudável

Uma criança com a autoestima saudável será imune ao bullying. Ela não vai se deixar afetar ou vai simplesmente nem perceber. Uma criança que está bem com ela mesma não vai dar chance de tal coisa acontecer ou as outras que causam o bullying não se sentiram seguras o suficiente para confronta-la. Lembre-se: os bullies são crianças inseguras elas mesmas e sempre evitarão se colocar em situações que podem virar contra elas ou nas quais elas podem perder.

Um grande problema com o bullying, na minha opinião, é que quando não remediado, pode fazer com que a criança que sofre esse tipo de abuso não descubra todo seu potencial.

2.Converse sobre o Bullying

Ajude as crianças a entenderem o que é o bullying e o que ele pode causar. Mantenha sempre as linhas de comunicação aberta dentro de casa. Algumas formas de conseguir isso são: conversando sobre o dias dos seus filhos na hora do jantar e antes de dormir, procurar saibros suas dificuldades, seus sonhos e medos. Mantenha-se a par das amizades e das desavenças dos seus filhos e nunca tire sarro de suas preocupações. Se é importante para ele deve ser importante para você também. Por mais “bobo” que possa parecer para você.

Algumas dicas do que perguntar :

  • Me conte coisas boas que aconteceram hoje e coisas ruins.
  • Como é a hora do almoço na sua escola? com quem você senta? O que vocês conversam?
  • Como é no ônibus para ir e voltar da escola?
  • O que você faz super bem? o que você mais gosta de fazer? o que você mais gosta em você?

Você sabe o que é o bullying? Você sabe como prevenir? Sabe como lidar? Eu como uma pessoa que sofri bastante com isso, entendo bem o que as crianças nessa posição passam. Veja aqui como lidar com esse problema.  

3.Incentive ele a falar

Nem sempre é fácil fazer as crianças falarem. Ainda mais, quando o assunto é desagradável e as faz sentir mal ou com medo. Por isso, existem formas de conseguir soltar a língua do seu filho. Assim, você sabe o que realmente está acontecendo com ele.

Uma das melhores formas é fazer seu programa favorito. Depois quando seu filho ou filha estiver feliz, de bom humor e tranquilo, você pode começar a fazer alguma perguntas. Mas, sempre fazendo alguma outra coisa. Como: no carro, enquanto vocês jogam um jogo ou enquanto vocês pintam um desenho e etc…

Você vai perceber que quando você conversa fazendo outra coisa é mais fácil que ele conte e converse com você. Fazê-lo sentar para conversar em um momento sério vai acabar travando e deixando-o com medo.

Outra boa solução é pedir para que ele conte uma história da sua vida na escola. Dessa forma ele consegue lidar melhor com as emoções e você pode, através da historia, identificar se há problemas de bullying ou não com ele.

4. Mantenha-se sempre conectado com seu filho

Crianças conectadas, são crianças com um vinculo forte com sua família. Elas se sentem parte da família, são felizes em casa e se sentem amadas. Essas crianças raramente causam bullying ou sofrerem bullying. Isso porque elas tem um suporte forte dentro de casa. Uma presença grande dos pais e nunca se sentem sozinhos e desamparados.

5.Faça seu filho praticar esporte

O esporte aumenta a autoestima, aumenta a socialização das crianças e previne que o bullying aconteça. Isso por que cria uma turma para seu filho, oferece, responsabilidade, da disciplina, maturidade, deixa ele mais forte fisicamente e emocionalmente.

Você sabe o que é o bullying? Você sabe como prevenir? Sabe como lidar? Eu como uma pessoa que sofri bastante com isso, entendo bem o que as crianças nessa posição passam. Veja aqui como lidar com esse problema.  

Como lidar quando você vê o Bullying

Se você notar um caso de bullying acontecer na sua frente pare na hora! Intervenha com respeito e de forma calma. Porém, intervenha de forma firme e definitiva. Seja assertiva. A confiança e a firmeza com a qual você intervém mostra que esse tipo de comportamento não é aceitável. Segundo o governo americano, estudos provam que com o tempo isso pode acabar com o bullying.

O que fazer:

  • Intervenha imediatamente
  • Separe as crianças
  • Fique calma
  • Seja respeitosa e firme
  • Busque ajuda caso necessário

O que não fazer:

  • Não faça escândalo
  • Não ignore, achando que eles irão resolver sozinhos
  • Não force as crianças a pedirem desculpas na frente de todos
  • Não force as crianças em volta a contar o que viram na hora e na frente dos outros
  • Não tente descobrir o que aconteceu na hora
  • Não converse com as crianças envolvidas juntas, só separadas

Não se esqueça de dar apoio a todas as crianças envolvidas. Eles precisam de suporte. Até criança que causou o problema. Dê esse suporte. O bullying é um sinal de que algo a mais está acontecendo com seu filho ou com outras crianças. Se esses problemas não forem resolvidos eles podem trazer consequências serias no seu futuro.

Bom mamães espero que tenha ajudado

Beijos e até a próxima

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *