Estar grávida não é motivo para ficar parada. Aliás, atividade física só traz benefícios nessa fase da vida. Mas, você sabe qual a melhor atividade física para gestantes? Veja aqui!

Atividade física para gestantes é muito importante e deve ser feita sempre. Porém, com muito cuidado. Afinal, cada uma de nós é diferente e cada uma de nós responde a gravidez de uma forma diferente. Então, um acompanhamento especializado é essencial.

De qualquer forma, como eu não sou personal e não posso dar nenhuma sugestão especializada em um assunto tão delicado, eu fui atrás da melhor academia de São Paulo e da melhor especialista na área. A Renata Bucci, da Reebok Sports Club. Ela trabalha na área com gestantes a mais de 20 anos e me disse que a melhor atividade física é a hidroginástica.

“Uma aula bem feita respeitando os limites de intensidade e posições do corpo garante uma gestação mais saudável.” – Renata Bucci, Reebok Sports Club 

Segundo a Renata, a hidroginástica é a melhor atividade física para gestantes por causa da água. A gravidinha só de estar submersa até a altura do tórax e já consegue aproveitar da enorme vantagem que a hidroginástica oferece quando comparada às outras atividades. Isso por causa dos benefícios que as propriedades físicas da água oferecem. Mas vamos explicar melhor essas vantagens:

Estar grávida não é motivo para ficar parada. Aliás, o esporte só traz benefícios nessa fase da vida. Mas, você sabe qual a melhor atividade física para gestantes? Veja aqui!

1.Retorno venoso

Por causa da água e da pressão que ela faz no corpo, o retorno venoso (volta do sangue da região periférica do corpo para o coração) fica mais facial. O que previne a formação das varizes durante a gravidez. As varizes aparecem quando as veias ficam inchadas e isso acontece porque o retorno venoso não está funcionado direito. A tendência ás varizes aumentam durante a gravidez por causa da pressão do útero sobre as veias pélvicas e a veia cava inferior (uma grande veia da parte direita do corpo que recebe sangue dos membros inferiores).

2.Alivia as dores nas costas

A hidroginástica também é a melhor atividade física para gestantes por que ajuda a aliviar as dores nas costas. A água causa um relaxamento na musculatura e uma descompressão intradiscal. Isso acontece porque o empuxo (força que empurra os corpos para cima) atua contra a gravidade quando estamos na água.

3. Faz uma drenagem linfática 

A água faz pressão contra o corpo durante toda a aula o que causa uma drenagem linfática no corpo todo. Ou seja, a gestante depois da aula irá eliminar mais líquidos e se sentirá mais leve!

4. Regula a temperatura do corpo

A água ajuda a dissipar o calor do corpo. Por isso, ela evita que a temperatura do corpo aumente mais do que o necessário durante o exercício. O que garante o bem estar da mãe e do bebê. Só para vocês mamães saberem, que a temperatura do corpo da mãe sobe muito o bebê não fica bem. Então, cuidado!

5. Evita quedas 

Só quem já ficou ou está grávida sabe que o risco de quedas é alto. Principalmente, depois que a barriga aumenta horrores. Isso acontece já que o aumento de peso faz com que o nosso centro de gravidade mude. Na hidroginástica, óbvio, o risco de queda durante a atividade não é um problema.

Resumindo, futuras mamães, a hidroginástica como atividade física para gestantes é a melhor opção! Além de todos os benefícios acima, ela também: ajuda a relaxar, a ter uma noite de sono melhor, a previnir o ganho de peso e também oferece a oportunidade de você conhecer outras mulheres na mesma fase que você.

Espero que vocês tenham gostado do post de hoje. Não se esqueçam de comentar aqui embaixo e assinar o canal do Youtube! Vídeos novos todas as semanas com conteúdo novo para mamães e futuras mamães! Clique aqui para ver! 

Beijos até a próxima

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *